[Resenha] Alien- vol 1


Sinopse:Chris Hooper, quando criança, sonhava com monstros. Mais tarde, ele percebeu que monstros não moram apenas nos sonhos infantis. Trabalhando numa mineradora, no planeta LV178, Chris e sua equipe encontram no solo um ninho de Xenomorfos, mas o que Chris ainda não sabia é que essa viagem se tornaria o seu pior pesadelo. Com a participação de Ellen Ripley, essa nova aventura promete ser surpreendente e revelar uma história até então desconhecida. Resgatando todo o clima de terror e suspense que fez sucesso nos filmes, Alien: surgido das sombras é o primeiro livro da trilogia que promete trazer de volta monstros terríveis, naves espaciais, androides e uma das maiores heroínas que conquistou toda uma geração.

O que eu achei ?
Antes de mais nada, é importante destacar que sou fã de filmes e livros de ficção científica mas nem sempre gosto de histórias de universo expandido. Dito isso, fui ler esse livro, o primeiro de uma trilogia, em que cada volume é escrito por um escritor diferente, com uma certa desconfiança que não fosse me agradar. Felizmente, Tim Lebbon provou que eu estava errada. Misturando terror e tecnologia, dois elementos sempre presentes na franquia, ele conseguiu criar uma história que explicasse o que aconteceu com Ellen Ripley depois de ter sido a única sobrevivente da nave Nostromo e ter ficado em hibernação por 37 anos. 

A história começa quando a tripulação do cargueiro de mineração espacial Marion está extraindo Trimonita, o material mais resistente do mundo, do planeta LV178 quando recebem uma mensagem de socorro de duas naves que retornavam de um dia de extração perto da baía de pouso da Marion.A primeira nave que consegue transmitir uma mensagem com sucesso é a Samson. O capitão Vic Jones revela que eles encontraram um ninho de xenomorfos, a espécie mais mortífera e temida da galáxia e pede ajuda. Já a segunda nave, Delilah, parece estar incomunicável, o que só contribui para aumentar ainda mais o nervosismo da tripulação porque uma nave sem qualquer forma de se comunicar só pode ser sinônimo de problema. 

Após algumas tentativas de contato,eles finalmente conseguem falar com a piloto Gemma Keech e descobrem, para seu desespero, que os aliens já mataram quase que todos os tripulantes da nave. 
-Acho que não há nada que possamos fazer-comentou Sneddon, e por um momento Hoop quis lhe dar um soco.Mas ela estava certo.O grito silencioso de Keech era prova disso.Seja lá o que eles tivessem visto, ou o que a piloto já sabia, a situação desesperadora da Delilah estava evidente em seus olhos.´´ (página 21). 

O que eles esperavam acaba acontecendo: a Samson atraca na baia e a única coisa a se fazer é manter a nave trancada para que as criaturas continuem presas lá dentro. Sem ter ninguém a quem recorrer, eles enviam um pedido de socorro pelo espaço e ficam 77 dias esperando até que finalmente o contorno de uma nave aparece. Ela parece ser não-pilotada e está no piloto automático. Eles acreditam ser uma resposta ao pedido de socorro mas quando a nave atraca, Lucy Jordan investiga e encontra uma pessoa em estado de hibernação:Ellen Ripley, última sobrevivente da Nostronomo. Eles a acordam e agora ela é a última esperança deles de voltar para a civilização. 

O que mais gostei nesse livro foi que ele é daqueles para serem lidos em pouco tempo porque ele é tão repleto de ação que te deixa ansioso para saber o que vai acontecer. A mistura de terror com suspense e aventura vai agradar todos os fãs de Alien! O autor Tim Lebbon recria o universo dos filmes da franquia com perfeição e lembranças vão sendo despertadas conforme se avança na leitura. 

Obs: a história se passa 37 anos após o primeiro filme, tempo em que Ripley ficou em hibernação e 20 anos antes do segundo filme.


4 comentários:

  1. Clara!
    Fico também cismada com esses livros escritos por diversos autores, ainda mais quando é uma obra já consegrada no cinema e fiquei bem contente em saber que o autor não decepcionou, pois soube dosar a ficção e torná-la até admirável.
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva.

      Como eu falei na resenha, se vc for fã da franquia, certamente vai te agradar. Mas como n sou fã da franquia, foi razoável para mim. Tenha um ótimo final de semana.

      Excluir
  2. Eu tenho um trauma com essa Franquia do Alien, por causa do filme! Os filmes são tão bem falados e eu fui assistir com altas expectativas, porém me decepcionei demais com O Oitavo Passageiro! Por isso, nunca me interessei pelos livros! Aparentemente, pela sua resenha, o livro é bom! Gosto de livros que tenham ação e que não sejam parados! Acho que vou dar uma chance para esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Masainara.
      Eu confesso que esse não é um livro que faço questão de ter na estante e Alien é uma franquia que acompanho cada filme novo que sai mas não curto mto esse universo expandido. Mas o autor escreve bem para quem gosta.

      Excluir