[Nerds & Geeks] Os Defensores


Decidi escrever a coluna dessa semana sobre a equipe Os defensores, que está em destaque graças à série da Netflix. Mas como a equipe se formou nos quadrinhos é outra história. Vem comigo que eu vou te contar como tudo começou nas HQs. 

Em 1971, o primeiro número da revista Marvel Feature, foi publicada uma história que reunia os três astros da editora Marvel: Namor, o Príncipe Submarino, o Doutor Estranho e o Hulk. Mas essa foi a primeira aparição do trio junto. As raízes do grupo datam de alguns anos antes. O Doutor Estranho surgiu em 1963, o Hulk apareceu em 1962 e o Príncipe Namor em 1939, o mais antigo. Cada um dos super-heróis tinham revistas separadas, até que uma história do Doutor Estranho foi publicada em três revistas distintas, com o conhecido mago fazendo dupla com os outros dois heróis em ´´Dr.Strange 183(novembro de 1969), ´´Sub Mariner´´ (fevereiro de 1970) e ´´The Incredible Hulk´´ (abril de 1970). Surgiu então uma segunda aventura publicada na revista ´´Sub-Mariner nos números 34 e 35, em fevereiro e março de 1975, respectivamente, onde Namor recruta Hulk e o Surfista Prateado e adotam a alcunha de ´´Titan Three´´ (Os três titãs) lutam contra um inimigo em comum.



Bem no início, os Defensores não eram os justiceiros no sentido literal da palavra. Eram apenas ´´sócios´´ que só se punham a realizar façanhas heroicas quando essas os afetavam de alguma forma. A maioria dos experts em quadrinhos considera essa a melhor fase da equipe, feita por Roy Thomas e Steve Englehart. Porém, com o passar do tempo, a Marvel acabou por padronizar o título, tornando-o apenas outra equipe de super-heróis, mesmo com algumas características que os diferenciam de outras equipes, como os Vingadores: não são filiados ao governo e nem tem uma sede fixa. Seus membros tem a liberdade de saírem quando quiserem e têm a reputação de nem sempre se darem bem entre si, o que explica as trocas frequentes. O espírito original das histórias acabou defasado, provocando uma queda drástica no número de vendas. Nem quando os Defensores foram introduzidos como convidados na série animada do Homem-Aranha em 1994 fez com que o público se interessasse pelo título.


Com o decorrer dos anos, vários super-heróis participaram da equipe.Alguns membros foram: Clea, a aprendiz do Doutor Estranho, o Surfista Prateado, aliado do Quarteto Fantástico, Gavião Arqueiro, também membro dos Vingadores, Valquíria, uma guerreira asgardiana das histórias do Thor, Daimon Hellstrom, também conhecido como Filho de Satã, Jaqueta Amarela, uma das várias identidades do Dr.Hank Pym, o Homem-Formiga, Gárgula, um idoso preso no corpo de um demônio e Gata do Inferno, uma antiga modelo que se transformou em super-heroína, entre vários outros. Uma curiosidade: quando a formação original ainda era o trio Príncipe Namor,Hulk e Doutor Estranho, foi criada uma equipe de vilões composta por seus rivais opostos: Thaddeus Ross, o Hulk Vermelho, Tubarão-Tigre, inimigo de Namor e Barão Mordo, o mago das trevas. 


A formação da Netflix, composta por Luke Cage, Demolidor, Jessica Jones e Punho de Ferro conta com integrantes da equipe dos quadrinhos, exceto pela Jessica, que nunca foi um membro dos Defensores. Os maiores heróis de Nova York estarão à altura de enfrentar Alexandra, a vilã vivida por Sigourney Weaver e da organização Tentáculo ? É ver para crer!

Obs: Para quem não está familiar com a organização, o Tentáculo (The Hand, no original). É uma organização que teve suas origens no Japão feudal, cerca de 800 anos atrás, quando um grupo de seguidores do ninjutsu (estilo de arte marcial)foram para as montanhas geladas em busca de um novo modo de vida.Lá, eles desenvolveram as práticas de espionagem e assassinato.No ano de 1588, o líder da época, Kagenobu Yoshioka, transformou o líder samurai em um grupo cujo objetivo era a unificação de todo o Japão. Era um objetivo nobre, que infelizmente acabou quando Yoshioka foi assassinado.Um outro clã de ninjas chamado Snakeroot assumiu o poder.Eles corromperam o Tentáculo a abandonar seus ideias e os convenceram a adorar a Besta, uma entidade maligna que se alimenta da adoração e devoção dos ninjas. Ela busca a aniquilação de toda a vida do Universo, tem uma foma de destruição implacável. É através dessa entidade que o Tentáculo exerce sua influência;possuindo seus corpos e mentes. Os integrantes da seita recebem poderes místicos quando adoram a Besta e se tornam eternamente condenados por ela. Foi assim que conseguiram seguidores através dos séculos: assassinavam os alvos e os traziam de volta à vida como servos da Besta.E quando uma pessoa é ressuscitada pelo Tentáculo, volta uma sombra de si mesmo, apenas com pensamentos negativos. Quando a vítima se devota totalmente à Besta, não resta mais espaço nenhum em sua mente e alma, apenas maldade. O Tentáculo tentou matar e ressuscitar Elektra mas o sensei dela e do Demolidor, Stick, fundador dos Virtuosos, o clã dos ninjas bons, que tem como meta derrotar o Tentáculo. Nas HQs, quando Elektra é assassinada e seu corpo roubado, os Virtuosos conseguem impedir que ela seja ressuscitada com a ajuda de Rocha, um membro dos Virtuosos.


Nenhum comentário