[News] Divulgado os curtas documentários pré-selecionados do 24° Prêmio Guarani




A Academia Guarani de Cinema, organizada pelo site Papo de Cinema, acaba de divulgar as os curtas documentários pré-selecionados para concorrer ao 24° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Ao todo, vinte e seis filmes figuram na lista inicial, da qual cinco serão anunciados como finalistas no próximo dia 05 de agosto. A comissão reuniu, nesta primeira fase de votação, cerca de 70 críticos ligados as principais associações nacionais. Já para a segunda fase, que revelará os vencedores da edição 2019, mais de 100 críticos de diversas regiões do Brasil serão convidados a participar.

Os filmes pré-selecionados receberam prêmios de Melhor Filme (outorgados por júris oficial, da crítica e/ou popular) em importantes eventos cinematográficos brasileiros, como Festival de Brasília e É Tudo Verdade. Muitos dos pré-selecionados figuram na lista prévia da distinção oferecida anualmente pela Academia Brasileira de Cinema. Neste ano, a 24ª edição do troféu contará com outras novidades, como a inclusão de animações, curtas e longas-metragens, além das novas categorias: Curta Documentário – representada aqui - e Curta Ficção.  

Criado em 1995 pelo crítico Robledo Milani, a premiação é a mais ampla e tradicional da sétima arte brasileira. Todos os indicados do 24° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro foram escolhidos a partir dos votos dos quase 70 membros da Academia Guarani de Cinema Brasileiro, profissionais da crítica nacional de todo o país, a maioria ligados às principais associações da classe: ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Confira a lista das animações pré-selecionadas:

A Viagem de Ícaro, de Kaco Olimpio e Larissa Fernandes
Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
Azul Vazante, de Julia Alquéres
Boca de Loba, de Bárbara Cabeça
BR3, de Bruno Ribeiro
Catadora de Gente, de Mirela Kruel
Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados, de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cris Araújo e Pedro Maia de Brito
Copacabana: Auschwitz, de Jaiê Saavedra
Cor de Pele, de Livia Perini
Embaraço, de Fernando Rick
Entre Parentes, de Tiago de Aragão
Inconfissões, de Ana Galizia
Kris Bronze, de Larry Machado
Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio, de Lobo Mauro
Majur, de Rafael Irineu
Maré, de Amaranta Cesar
Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis
NoirBlue, Ana Pi
Nome de Batismo: Alice, de Tila Chitunda
O Arco do Medo, de Juan Rodrigues
Preciso Dizer Que Te Amo, de Ariel Nobre
Transvio, de Tati Franklin
Um Corpo Feminino, de Thais Fernandes
Um Filme para Ehuana, de Louise Botkay
Universo Preto Paralelo, de Rubens Passaro


Nenhum comentário