[Nerds & Geeks] O que a Disney adquiriu com a finalização da compra da Fox e o que esperar


Finalmente a compra da Fox pela Disney foi oficializada.A partir de 12:02 (fuso horário Eastern dos EUA)a fusão está concluída. A compra de 71,3 bilhões de dólares dos filmes e das ações da 21st Century Fox-a empresa responsável por franquias como Alien até Os Simpsons- é uma das maiores fusões de mídia da história. Também marca a primeira vez que um grande estúdio de cinema simplesmente deixa de existir como uma entidade independente desde a queda da MGM dos anos 80, o que leva o número dos grandes estúdios em Hollywood de 6 para 5 (Disney, Warner Bros. , Sony, Universal e Paramount. 

Nessa era de aceleração de consolidação da mídia, as implicações desse negócio são bem desconcertantes-sem mencionar, alarmantes para qualquer um que esteja preocupante sobre a junção entre os dois conglomerados.E se você for um funcionário da Fox ou da Disney, a ameaça de uma demissão deve estar te assombrando. Essa compra trouxe vários augúrios consigo-alguns positivos, outros não.Mas nem tudo está determinado sobre como as coisas irão funcionar daqui para a frente. Vários funcionários de ambas as empresas ainda não sabem como elas serão estruturadas. Há planos iniciais, lógico, mas uma coisa é fazer algo funcionar no papel e outra é fazê-la funcionar na realidade e é certo que dúvidas surgirão nos próximos meses.Algumas devem ser respondidas em breve enquanto outras devem demorar mais tempo. Mas há algumas coisas que nos sabemos ao certo.Vamos analisá-las.

1) A Disney acabou de comprar uma grande quantidade de filmes e programas, um estúdio, vários canais e uma parcela significativa do Hulu.

A explicação mais popular do motivo pelo qual o CEO da Disney Robert Iger, decidiu gastar mais de 70 bilhões é a que ele está se preparando para a futura época de vacas magras. No caso, essa época de vacas magras se refere à era do apocalipse de streamings em que todas as empresas de mídia tentarão de todos os jeitos possíveis fazer com que você assine o serviço de streaming delas.Já temos o da DC e o mais provável é que outras empresas sigam o exemplo.
Quando visto por essa ótica,a fusão se concentra na ideia de que você poderia ligar o Disney + (o serviço de streaming que deve ser lançado no final do ano) e encontre títulos não apenas dela e de suas marcas associadas (Lucasfilm, Pixar, Marvel, etc) mas também da Fox e de suas marcas associadas.
Isso significa que Titanic poderia ficar no mesmo catálogo que os filmes dos Vingadores , How I met your mother e Grey´s Anatomy(ou, pelo menos até que a parceria atual de Grey´s com a Netflix acabe). A Disney é dona de toda a biblioteca de TV e filmes-o que significa todo os filmes e programa já feitos pela 20th Century Fox-e tem centenas de títulos aos seus pés.
Eles também adquiriram alguns estudios-mais notavelmente a 20th Century Fox e sua parceira Fox Searchlight-assim como vários canais, como FX e National Geographic Channel (a Disney NÃO é dona da Fox TV, por razões que explicarei depois).
Agora eles também tem 30% das ações da Fox no Hulu. Já que a Fox já possuía essas ações antes da compra pela Disney, ela é dona de 60% , tornando-a a principal investidora. O resto é dividido em 30% da NBC e 10% da Warner Media. Apesar de ainda não sabermos se ela realmente vai tentar comprar essas partes, eu não me surpreenderia se tentasse.

2) A Fox Corp ainda existe, funciona independentemente da Disney. Ainda é uma empresa de notícias e esportes mas ainda é dona da Fox TV.

Rupert Murdoch, o famoso magnata está quase totalmente fora da indústria do entretenimento agora.Tudo o que resta para ele agora são suas publicações, como o The Wall Street Journal,parte da empresa News Corp e as subdivisões da Fox Corp, incluindo a Fox Sports, Fox News e a Fox News (Essa última ainda está na Fox Corp porque nenhuma corporação pode ser dona de mais de uma rede de transmissão e a Disney já tinha a ABC). Uma curiosidade: o 

3) A Marvel voltou a possuir os direitos dos X-Men e do Quarteto Fantástico

A maior dos veículos de mídia se concentraram no fato de que a Disney voltou a ter os direitos dos mutantes e do Quarteto Fantástico, cujos direitos tinham sido vendidos à 20th Century Fox nos anos 90 quando a Marvel (que ainda não fazia parte da Disney na época) estava passando por problemas financeiros.
Levando em consideração o quão populares os X-Men são e que tem dois filmes do universo deles a caminho (Fênix Negra em junho e Os Novos Mutantes em agosto) ainda sob o banner da Fox, ainda devemos esperar mais um pouco para ver como eles serão inseridos no UCM. 

4)Ainda há tantas perguntas a serem respondidas 

Bem, não perguntas exatamente mas cenários onde a estrutura do novo conglomerado Disney/Fox não faz totalmente sentido. Oficialmente, a Disney declara que irá manter seu Blue Sky Studios, a parte de animação da Fox responsável por franquias como A era do gelo. E eles já tem a Disney Animation e a Pixar. Será que realmente precisam de um terceiro estúdio dedicado à animações geradas em computador? 
Também vale lembrar que a Disney precisa intensificar sua produção para competir com a Netflix, a WarnerMedia e outras gigantes do entretenimento então ter três estúdios de animação fazendo pelo menos um filme por ano talvez não é uma má ideia, especialmente para uma empresa tão associada à entretenimento familiar.

5) Estamos vivendo em uma era assustadora de consolidação da mídia

Uma observação óbvia sobre a compra da Fox pela Disney é que a consolidação da mídia-que já é ruim-só piore o cenário.Já faz bastante tempo desde que um grande estúdio de Hollywood desapareceu e a Fox parecia andar bem das pernas, muito obrigado, até ser engolida por uma corporação maior.Algo parecido aconteceu com a AT & T e a WarnerMedia. Os peixes grandes estão engolindo os menores- e no final pode restar apenas um.

A resposta padrão para esse argumento é que as companhias de tecnologia podem criar uma nova capaz de romper o padrão da indústria do entretenimento e trazer novas vozes para o grande público.E talvez isso aconteça. O fato de Roma, um filme original da Netflix, ter ganho 3 Oscars na cerimônia de 2019, é um exemplo.

Agora que a Fox faz parte da Disney,é difícil não imaginar que estamos caminhando para um futuro onde as maiores empresas de mídia do mundo são operadas por três ou talvez até mesmo quatro, empresas com alguma relação entre si. Enquanto as maiores preocupações que envolvam essa possibilidade estejam baseadas na crença de como as notícias podem se relacionar aos interesses da empresa, há várias outras envolvendo desde assuntos políticos até arte. 

Para os que leram o livro Atlas de Nuvens, lançado em 2004 pelo autor David Mitchell,em que a sociedade distópica é reunida como gado e os filmes são chamados de ¨Disneys¨, é fácil identificar a falta de um dos maiores estúdios do cinema não é um sinal positivo da indústria do entretenimento americana. 

Apesar de tudo, eu ainda tenho esperanças de que a fusão entre a Fox e a Disney traga boas notícias. Aguardemos os próximos capítulos ansiosamente! 


Nenhum comentário