[Programação] Filmes em Destaque no Canal Brasil de 31 de Dezembro a 06 de Janeiro

QUEM É PRIMAVERA DAS NEVES (2017) (76’) 


Horário: Segunda, dia 31, às 22h

Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Classificação: Livre

Sinopse: O filme encontra sua motivação em uma protagonista pouco conhecida do grande público mesmo depois de assinar páginas iniciais de livros famosos ao redor do mundo. Para descobrir mais sobre o universo dessa personagem misteriosa, os cineastas partem da única pista possível, o comentário de Eulalie Ligneul, amiga de longa data da tradutora. A partir do encontro com a colega de turma da personagem principal, os diretores começam a desvendar um pouco da história de Primavera. Ao resgatar álbuns de fotos e cartas trocadas na infância e adolescência, a entrevistada relembra os detalhes da personalidade de Primavera Ácrata Saiz das Neves, um nome inteiramente formado por poesia.

O alvo da pesquisa do filme torna-se, aos poucos, uma personagem conhecida dos autores e do público. Após passeios pelos corredores do Liceu Franco-Brasileiro, onde Eulalie e Primavera estudaram juntas, o filme encontra em Anna Bella Geiger mais uma companheira da protagonista na infância. A artista plástica lembra as tardes passadas ao lado da amiga, com quem tinha discussões sobre o estilo musical de compositores clássicos como Beethoven e Wagner, e as muitas leituras recomendadas pela tradutora, possuidora de uma cultura vasta desde cedo. O depoimento das amigas também auxilia os cineastas a encontrarem um ex-marido da retratada, que traz detalhes ainda mais pessoais da vida conjugal com a intelectual. 


 

ANA E VITÓRIA (2018)(115’) 


Horário: Terça, dia 01, às 22h

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção: Matheus Souza
Classificação: 12 anos

Sinopse: Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão são duas das maiores revelações da música brasileira nos últimos anos. Com uma mistura de pop e folk, o duo Anavitória saiu do anonimato para o estrondoso sucesso de público e crítica – o primeiro disco das jovens conquistou as categorias de melhor álbum pop contemporâneo e melhor canção em língua portuguesa na 18ª edição do Grammy Latino – em velocidade impressionante. Diretor de obras sobre o universo adolescente, como Eu Não Tenho a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida (2012) e Tamo Junto (2016), Matheus Souza traz novamente seu estilo para uma comédia romântica que dramatiza a biografia das cantoras, também estrelas da obra.

Ana Clara (Ana Clara Caetano Costa) e Vitória (Vitória Fernandes Falcão) estudaram juntas em uma escola da cidade de Araguaína, no interior do Tocantins. As meninas, no entanto, se conheceram apenas em uma festa bem longe de casa, na qual a primeira se apresentara em um pequeno show com seu violão em punho e se impressionara com a cantoria despretensiosa da segunda. A identificação entre as jovens é imediata e elas logo combinam de tocar e gravar algumas músicas juntas. A brincadeira despojada, no entanto, logo viraliza pela internet e os vídeos do duo rapidamente se espalham pela rede, encantando pessoas dos mais diversos cantos do país. Rapidamente, a dupla Anavitória atraiu a atenção do produtor Felipe Simas (Bruce Gomlevsky), que enxerga nas moças um talento capaz de encantar multidões.


 
COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR (2014)(88’) 





Horário: Quarta, dia 02, às 19:50

Direção: Licinio Azevedo
Classificação: 14 anos

Sinopse: Moçambique enfrenta uma sanguinolenta guerra civil há cerca de 40 anos e o conflito parece ainda estar longe de sua resolução. Em 1988, quando a contenda entrava em sua primeira década, o governo enfrentava a guerrilha armada empenhada em saquear produtos cobiçados, entre eles, o açúcar, item raro naquelas terras. Poucos eram os corajosos a enfrentar uma perigosa viagem até a fronteira com o Malawi, no interior do continente, para trocar o produto por sal. O cineasta gaúcho radicado no país africano Licinio Azevedo decidiu contar um pedaço dessa história ao dramatizar o sofrimento dos viajantes de um comboio prestes a encarar os trilhos minados desse caminho maldito.

O filme acompanha todo o trajeto da viagem de um grupo que ruma ao Malawi para trocar sacas de açúcar por sal. São pessoas humildes, em busca de dias melhores para saírem da miséria. Apertados em vagões quentes e sujos, eles recebem a proteção do exército oficial, mas sofrem, ao mesmo tempo, com os assédios morais e sexuais dos soldados, homens rudes, grosseiros e extremamente violentos. Em meio aos tiros e emboscadas dos rebeldes, o filme insere o drama de Rosa (Melanie de Vales Rafael), uma jovem enfermeira abusada por Salomão (Thiago Justino), um bruto oficial, inimigo declarado do tenente Taiar (Matamba Joaquim), que toma suas dores para defendê-la. Tenso com inimigos dentro e fora do trem, os turistas nada alegres dessa viagem cruzam os trilhos entre a vida e a morte. 



 

PRAÇA PARIS (2018) (112’)



Horário: Quinta, dia 03, às 22h

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção: Lucia Murat
Classificação: 14 anos

Sinopse: Camila (Joana de Verona), uma psicanalista portuguesa, faz um estudo sobre violência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma das funcionárias do local, a ascensorista Gloria (Grace Passô), moradora do Morro da Providência e que carrega um forte trauma de infância. O relacionamento entre as duas sofre uma grande inversão ao longo do arco das personagens. No começo, Camila busca maior proximidade com Gloria, relutante em mencionar detalhes mais profundos de sua vida pessoal, como a existência de um irmão protetor e criminoso reconhecido. Ao longo da trama, ao estabelecer um relacionamento de confiança, a paciente passa a ter a necessidade da companhia da terapeuta. Ao mesmo tempo, a pesquisadora revisita seus conceitos em função do crescente temor e acaba deixando a questão humanitária em segundo plano. 



 

O HOMEM QUE COPIAVA (2003) (123’) 


Horário: Sexta, dia 04 às 22h 

Direção: Jorge Furtado
 

Classificação: 14 anos

Sinopse: André (Lázaro Ramos) tem 20 anos, segundo grau incompleto e trabalha como operador de fotocopiadora em uma papelaria de Porto Alegre. Ele mora com a mãe e, no tempo livre, gosta de desenhar histórias em quadrinhos. Sua rotina é passar os dias lendo fragmentos das coisas que copia. André é apaixonado por Sílvia (Leandra Leal), a vizinha que ele observa com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, o rapaz tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um presente para a mãe na loja onde ela trabalha. Para isso, ele vai com a ajuda de Marinês (Luana Piovani) e Cardoso (Pedro Cardoso). 



 

AMORES DE CHUMBO (2018) (98’) 
 



Horário: Sábado, dia 05, às 22h

INÉDITO e EXCLUSIVO

Classificação: 14 anos

Sinopse: Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz) estão prestes a comemorar quatro décadas de casamento em uma festa familiar. Apesar da idade avançada e do longo período juntos, o relacionamento caminha bem, com juras de amor de ares adolescentes e promessas até a eternidade. Tudo parece caminhar bem até o ressurgimento de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha), uma escritora e antiga amiga do casal exilada em Paris devido à sua militância política contra o regime militar recém-chegada a Recife. O reencontro resgata uma questão há anos abafada entre o casal; Lúcia lutou para tirar o marido da prisão após ele enfrentar a ditadura e ficou ao seu lado durante todos esses anos, mas interceptou as cartas da literata endereçadas ao seu cônjuge por saber dos sentimentos de um pelo outro. 



 

A SORTE EM SUAS MÃOS (2013) (110’) 


Horário: Domingo, dia 06, às 22h

INÉDITO E EXCLUSIVO

Direção: Daniel Burman
Classificação: 12 anos

Sinopse: Os filmes de Daniel Burman são frequentemente apresentados na faixa Cone Sul do Canal Brasil. Uma das mais importantes personalidades da sétima arte argentina, o cineasta já exibiu por aqui obras como O Abraço Partido (2004) e As Leis de Família (2006). Na nova temporada da sessão dedicada ao cinema latino-americano, o realizador volta às telas com mais uma comédia de costumes, marca tradicional de sua filmografia, dessa vez com o intuito de abordar as atrapalhadas tentativas de um jogador de poker encontrar um novo amor após a falência do seu casamento. Vencedora do prêmio de melhor roteiro – e indicado na categoria melhor narrativa – no Festival de Tribeca (EUA), a película é estrelada por Jorge Drexler, Valeria Bertuccelli e Norma Aleandro.

A coprodução entre Argentina, Brasil e Espanha tem como protagonista Uriel (Jorge Drexler), herdeiro de uma pequena financeira de sua família, jogador adicto de poker pela Internet, divorciado, pai de duas meninas e descrente em encontrar um amor para a sua vida. A fala rápida e atrapalhada o classifica como uma figura peculiar, estabanado em muitos aspectos. Quando se apaixonar novamente parece um futuro distante, ele subitamente reencontra Gloria (Valeria Bertuccelli), uma ex-namorada recém-chegada a Buenos Aires em retorno da França após a morte do pai e também advinda de um relacionamento complicado. Assim como no jogo, o homem percebe ter boas cartas na mesa para recuperar a antiga companheira e aposta todas as suas fichas ao sentir que pode tirar a sorte grande se conseguir conquistá-la novamente.


Nenhum comentário