[Nerds & Geeks] Retrospectiva 2018-Os melhores do ano

 Finalmente chegamos à última coluna do ano! Vou fazer uma retrospectiva, escolher o top 5 do ano! 

Obs: nenhum desses tops está em ordem de preferência, o que significa que não gostei mais do quarto do que do quinto item, etc

                 Top 5 livros:
1) O dueto sombrio de Victoria Schwab
A sequência (e conclusão, é uma duologia) da série Monstros da Violência, da Victoria Schwab conta o resto da história de Kate Harker e August Flynn, filhos dos líderes dos territórios inimigos de Veracidade e da Cidade Norte,em um mundo onde a violência gera 3 tipos de monstros: malchais, que se alimentam de sangue, os corsais, sombras que se alimentam de carne e ossos e sunais,o tipo mais raro, que se alimenta de almas e é capaz de extraí-las através da música. Agora um novo tipo de monstro surgiu, o devorador de caos, capaz de tornar as pessoas mais violentas e Kate terá que combatê-lo.
A Schwab já se tornou uma das minhas escritoras contemporâneas de fantasia favoritas. 

2) O dragão de sua majestade de Noami Novik 

   Naomi Novik é outra das minhas autoras contemporâneas de fantasia. Autora do excelente Enraizados, que foi publicado pela Rocco e foi um dos melhores que li em 2017.O dragão de sua majestade é uma fantasia histórica que se passa em uma versão alternativa das Guerras Napoleônicas (1803-1815) em que dragões são domesticados e usados como armas nas guerras. São criaturas pensantes e de vontade própria; eles criam um laço de lealdade a quem os criar. 
O capitão William Laurence captura uma fragata francesa e se apodera de sua carga: um ovo de dragão. O ovo choca e Laurence logo se dá conta de que Temeraire (o nome com que ele é batizado) não é comum; descobre que é da raça imperial chinês, a mais rara e poderosa. O capitão deixa para trás sua carreira na Marinha e começa seu treinamento no Corpo Aéreo, sob a reprovação dos outros oficiais. Agora eles terão que impedir um plano do imperador francês e defender a Inglaterra das invasões. 
Obs: a série Temeraire é composta de 8 volumes mas apenas os 3 primeiros foram publicados pela Record então se você quiser ler os outros, sugiro comprar pela Amazon. 

3)A bruxa de Near de Victoria Schwab
  Já fazia um tempo que eu estava atrás desse. Felizmente, tive a sorte de me deparar com um exemplar por acaso um dia na Livraria Cultura, antes dela fechar refiro-me à filial do centro do Rio)porque quando procurei na Bienal de 2017 estava esgotado e não achava em nenhuma livraria. Foi o primeiro escrito pela Schwab.Narra a história do vilarejo de Near, onde vivem Lexi e sua irmã mais nova, Wren,com a mãe delas. O pai delas morreu há 3 anos. Há uma lenda urbana local no vilarejo da bruxa de Near: o espírito de uma bruxa que virá buscar as crianças mal-educadas, como se fosse uma espécie de bicho-papão.Todo mundo se conhece e não costumam receber visitas mas quando Lexi vê um estranho na janela durante uma noite e crianças começam a desaparecer do nada, ela suspeita que haja algo errado... 

4) Batman-Criaturas da noite de Marie Lu

   O segundo volume da coleção Lendas da DC (ainda não li o primeiro, Mulher-Maravilha:Sementes da Guerra por Leigh Bardugo) foi escrito pela autora Marie Lu, autora da séries Warcross,Legend e Jovens de Elite. Eu ainda não li nenhum desses, portanto Criaturas da Noite foi meu primeiro contato com a escrita dela. 
E gostei bastante! 
O jovem Bruce Wayne está se aproximando de seu aniversário de 18 anos quando comete uma irresponsabilidade: sai dirigindo o carro de sua família e quase causa um acidente. Ele é sentenciado a prestar serviço comunitário na penitenciária de Gotham para compensar o estrago causado e lá ele conhece uma mulher misteriosa chamada Madeleine que conta sobre a organização criminosa Criaturas da Noite. A partir daí uma série de descobertas surpreendentes vai se desenrolando... 


5)Eu perdi o rumo, de Gayle Forman

Conhecia a Gayle na Bienal de 2017 e ela é um amor de pessoa! Ganhei esse num sorteio nesse ano e ele conta a história de 3 jovens que se encontram ao acaso: Freya, uma jovem que perdeu a voz durante a gravação de um CD. Harun está planejando fugir de casa para encontrar o garoto que é apaixonado e Nathaniel acabou de chegar em Nova York com um mochila nas costas e nada mais. Eles se encontram no Central Park e descobrem que para escolher o rumo certo, é necessário ajudar ouras pessoas a encontrarem os seus. 





       Top 5 filmes:

1) Vingadores:Guerra Infinita

Acho que nem preciso dizer os motivos porque me impactaram tanto. Ver o Homem-Aranha virando pó, o Visão se sacrificando, Thanos matando metade do Universo com um estalar de dedos e a cena pós-créditos...













2)A forma da água
Ver os monstros retornarem ao cinema e de maneira tão peculiar, se apaixonando por uma moça muda em plena Guerra Fria... E retratado pelo mestre Guillermo Del Toro, melhor ainda! Como se não bastasse tudo isso, ainda tem a deusa Octavia Spencer no elenco! 











3) Três anúncios para um crime

Confesso que estava torcendo para ele ganhar o Oscar de Melhor Filme pois gostei mais dele do que de A forma da água. Mas fiquei satisfeita com o fato de que a Frances McDormand ter ganho o Oscar de Melhor Atriz por sua performance incrível como uma mãe inconformada pelo fato da polícia local não ter feito nada para investigar o assassinato de seu filho,morto há 6 meses. Outro destaque é Woody Harrelson, no papel do xerife. 







4)Estrelas além do tempo

A trajetória dessas três mulheres incríveis,que ajudaram a NASA na corrida espacial contra a União Soviética tendo que enfrentar as injustiças do racismo. A cena em que uma delas tem que ir para um lugar bem longe do trabalho apenas para poder ir no banheiro para mulheres negras é chocante! E os avanços que ela trouxeram foi significativo.Seus legados nunca serão esquecidos.







5)Pantera Negra
   Embora o Pantera já tivesse aparecido no filme anterior dos Vingadores, ver a origem de T´Challa, toda a riqueza de Wakanda, a tradição da erva-coração sagrada, a verdadeira história de Killmonger, ver suas motivações e luta para reconquistar o trono, os efeitos especiais incríveis, as Dora Milaje, a tecnologia de Shuri, tudo espetacular!










                    Melhores séries
1)  Carbono Alterado
Foi a primeira que maratonei esse ano. Baseada na obra de Richard Morgan (que ainda não li) ela conta a história de Takeshi Kovacs, trazido de volta á vida após 250 anos no gelo para investigar a morte de um bilionário em um futuro onde ninguém nunca morre de verdade porque as consciências podem ser transferidas para outros corpos através de um cartucho na medula.

2)A maldição da residência Hill

Também baseada em um livro, só que da Shirley Jackson, é uma das melhores séries de terror e suspense que já vi. 
Os cinco irmãos Shirley, Luke, Theo. Nell e Steven cresceram na mansão Hill, que tem fama de ser a mais mal-assombrada de todo o país. Anos depois eles recordam os acontecimentos que os levaram a saírem de lá. Prepare-se para levar uns bons sustos!







3)O mundo sombrio de Sabrina

Eu não acompanhava a série antiga da Sabrina no final dos anos 90, início dos anos 2000 então não posso comparar. Mas posso dizer que achei Kiernan Shipka (que tem uma semelhança assombrosa com Emma Watson mais nova) como Sabrina Spellmann, uma adolescente que precisa escolher entre sua mortalidade e assinar seu nome no Livro das Sombras e se entregar ao Dark Lord. Para isso ela terá que abdicar de seu namorado e de seus amigos mortais. Detalhe:ela é uma mestiça, filha de uma mortal com um bruxo, que morreram em um acidente de avião-sera que foi mesmo um acidente?



4)Dark 
Jonas Kahnwald (Louis Hoffmann) vive em uma pequena cidade alemã. Quando a família dele mais 3 são afetadas pelo desaparecimento de um garoto, uma complexa trama envolvendo três gerações vai se desenrolando. 
Envolve viagem no tempo através de uma caverna sinistra.














5)Riverdale
Sei que Riverdale começou em 2017 mas eu só comecei a ver esse ano. Baseado nos quadrinhos da Archie Comics (e situado no mesmo universo de Sabrina, que também é baseado nos quadrinhos) a série sobre jovens que moram na cidade homônima que é abalada pela morte de Jason Blossom, irmão de Cheryl,a patricinha da cidade. A recém-chegada Veronica (Camila Mendes)chega para incomodar o império de Cheryl e logo faz amizade com Betty (Lili Reinhart), Archie Andrews (KJ Apa), Jughead (Cole Sprouse) e com o resto da turma. Eles se metem em uma trama de segredos e intrigas envolvendo as famílias de todos. 





   E quais foram os melhores livros que você leu, filmes e séries que assistiu em 2018?










    

Nenhum comentário