[Nerds & Geeks] Dicas do Multiverso da Marvel que já tivemos nos cinemas

A Marvel é conhecida pelo seu planejamento a longo prazo. No início do estúdio, seus personagens foram sendo apresentados de maneira coesa para formar a equipe que mais tarde viria a se tornar os Vingadores. Era uma manobra arriscada mas que compensou. Guerra Infinita é o resultado de uma história que culminou após uma década de construção de um universo cinematográfico e que abriu as portas para a conclusão dessa saga épica.
As Joias do Infinito foram apresentadas uma a uma mas não são os únicos elementos que foram insinuados no MCU.O Multiverso, um número infinito de realidades paralelas. GI nos deu mais uma dica dele mas não foi a primeira e certamente não será a última. Aqui estão algumas outras dicas:
           1)A menção da Anciã em Doutor Estranho:
´´Quem é você nesse vasto Multiverso, Sr.Estranho\ ´´ 
Quando Stephen encontra a Anciã pela primeira vez, ele é jogado através de várias dimensões. Sejam elas minúsculas ou cósmicas,essas realidades nos levam em um tour através de cada uma delas, cada uma mais aterrorizante do que a outra. Quando ela começa a ensinar a mecânica da magia para Stephen,chega a mencionar o Multiverso, usando a palavra para descrever da onde vem a magia que eles utilizam. 

                     2) O Mundo Quântico 
No último trailer do Homem-Formiga e da Vespa, vimos que o Mundo Quântico afetará a história de maneira bem impactante.O mundo microscópico foi mencionado no primeiro filme do Homem-Formiga,antes que Scott Lang se sacrificasse para derrotar seu inimigo. Ao encolher ao nível subatômico, Scott se viu em outra dimensão, uma realidade completamente diferente. Apesar dele ter conseguido escapar dela e voltar para o nosso mundo, parece que ele e sua companheira Vespa irão se aventurar por essa dimensão de novo. Mas não serão os únicos afetados por ela. No trailer do segundo filme vimos uma mulher que de alguma maneira, irá roubar a tecnologia de Hank Pym e aproveitar a energia do Mundo Quântico para si. Seja por acidente ou de propósito, vimos que essa vilã será cercada pela energia dele, uma força instável que a tornará capaz de atravessar objetos sólidos- e lhe renderá a alcunha de Fantasma. O trailer também mostrou que essa energia pode ser bem perigosa e poderia levar a explosões catastróficas.Parece que o Homem-Formiga e a Vespa irá nos dar ainda mais informações sobre o Multiverso da Marvel.

                       3) As Jóias do Infinito 
No primeiro filme dos Guardiões da Galáxia as Jóias são mencionadas pela primeira vez que elas foram criadas na alvorada do tempo, eram 6 singularidades concebidas quando o universo nasceu. Isso poderia significar que antes que as Jóias fossem concentradas, a energia contida dentro delas existia fora do tempo e fora do universo conhecido. Seja lá o que existisse antes do Big Bang (porque ninguém sabe ao certo). Nem mesmo os Celestiais ou o Olho de Agamotto existiam naquela época. Talvez as Jóias sejam resquícios do poder puro do Multiverso.O seu poder não se compara a nenhum outro no MCU e pode afetar tudo. Talvez até mais do que um universo.Se o Doutor Estranho e a Anciã retiram seu poder do Multiverso então talvez seja apenas uma fração do que as Jóias do Infinito podem fazer. Talvez essas Jóias unam o poder de todos os Multiversos combinados. A não ser que haja uma versão delas em cada universo paralelo, apesar de nos quadrinhos, as manoplas só poderem funcionar em seus próprios universos.

                 4)Dormammu e a dimensão escura
No filme Doutor Estranho, lançado em novembro de 2016, Stephen foi levado em um tour do Multiverso, onde ele viu tudo dos recantos mais longínquos do espaço, desde o Mundo Quântico e a Dimensão Escura. Lá ele teve um vislumbre do maléfico líder daquele lugar, Dormammu, uma antiga força de destruição. Ele ainda estava confinado em sua própria dimensão mas com a ajuda de seu seguidor Kaecilius, a Dimensão Escura começou a perpetrar na Terra. Em Hong Kong, Wong e Mordo lutaram para manter Dormammu sob controle e o Mago Supremo eventualmente conseguiu derrotá-lo com a ajuda da Jóia do Tempo.
Vimos o perigo potencial que uma realidade pode apresentar caso colida com outra. Se não fossem pelos magos, Dormammu teria conseguido entrar em outra dimensão além da dele própria e quem sabe quais poderiam ter sido as consequências disso! Provavelmente essa foi uma das maiores dicas que tivemos no Multiverso da Marvel pois vimos um evento que parece ter se inspirado nas Incursões contadas nas HQs de Jonathan Hickman dos Novos Vingadores. Esse arco mostrava o que aconteceria se duas realidades colidissem e isso foi o que quase aconteceu em Doutor Estranho.

            5) O plano ancestral de Pantera Negra
No filme do Pantera Negra foram apresentados ao público vários hábitos de Wakanda- incluindo a viagem do novo rei da nação africana a visitar o plano ancestral de Wakanda. Nos quadrinhos, tal lugar é conhecido como Djalia e embora o lugar não seja nomeado no filme, nós o vemos duas vezes, uma depois que T´Challa ingere a erva em formato de coração que confere os poderes ao Pantera Negra. A segunda vez é quando Killmonger ingere a mesma erva. No plano ancestral, os reis podem se comunicar com seus antepassados já falecidos. Não sabemos quantas almas existem lá. Será que são apenas as almas dos Wakandanos\ Talvez nós nunca descubramos mas pelo que sabemos desse lugar, ele bem poderia ser uma realidade dentro da nossa. Se o Doutor Estranho fosse capaz de acessar esse plano místico então poderia ser suposto que o plano ancestral de Wakanda poderia ser classificado como outra realidade. Pode ser outro plano de existência mas ainda pode ser considerado parte do Multiverso Marvel.

6) A olhada do Doutor Estranho no futuro
Em Guerra Infinita, o Doutor Estranho usa a Jóia do Tempo contida dentro do Olho de Agamotto para ver todos os possíveis futuros do confronto deles contra Thanos. Examinando o futuro, ele se depara com milhões de cenários onde os Vingadores perdem contra o titã. Acontece que quando ele enxerga esses possíveis cenários, ele experimenta cada um deles.Isso significa que esses milhões de cenários aconteceram em algum lugar. Seriam realidades alternativas ou outros universos onde Thanos venceu os Vingadores. Com cada nova tentativa de Strange, uma nova realidade paralela foi criada. Nós não chegamos a vê-la mas ele sim e havia milhões delas.Quem sabe como foi o resultado de cada um deles, quais personagens morreram e quais seriam os seus respectivos futuros. O Doutor pode ter aparentado estar flutuando acima do solo mas na verdade ele visitou o Multiverso. De fato, ele pode até ter ajudado a criar algumas realidades alternativas.

                    7) O paradeiro da Capitã Marvel
Se você esperou até o final dos créditos para ver a cena- o que imagino que deva ter feito porque se leu essa coluna até aqui, deve ser fã da Marvel e todo fã da Marvel que se preze espera até o final pela cena pós-créditos) deve ter ficado chocado pela cena-e que cena foi aquela! Como se o filme em si já não tivesse sido uma montanha-russa de emoções, ver Maria Hill e Nick Fury desaparecerem e virarem cinzas. Mas antes dele ser levado, teve tempo de enviar um sinal de socorro através de um pager que demorou um pouco para estabelecer a conexão mas quando finalmente conseguiu, vimos que estava convocando a única Capitã Marvel. Mas onde ela esteve durante todo esse tempo\ Ninguém sabe. Tudo o que sabemos é que o filme de origem dela será lançado em março de 2019 e se passará nos anos 90, antes dos Vingadores serem formados. Se ela aparecer sem ter envelhecido um dia, é provável que ela estivesse perdida em outra dimensão ou outro universo. Talvez aquele sinal de recebido tenha demorado a chegar porque teve que atravessar alguns universos antes de alcançá-la. 

                    8) O mundo da Jóia da Alma
Em Guerra Infinita é revelado que Gamora sabia a localização da Joia da Alma: um planeta chamado Vormir. Uma vez que ele chega lá, encontra o guardião da Jóia da Alma: o Caveira Vermelha, que o informa que a Jóia é senciente e requer um sacrifício: para obtê-la,é necessário abrir mão de algo que você ama. Thanos se vê forçado a matar sua filha favorita e a joga de um penhasco. Ele desmaia e quando acorda, a Jóia está em suas mãos. 
Mas há uma chance de que Gamora não esteja morta como parece.Quando Thanos estala os dedos para aniquilar a vida de metade do universo, ele faz uma breve visita a um plano onde encontra a Gamora criança.Esse lugar parece ser o mundo da Joia da Alma, uma dimensão existente dentro dela que é capaz de conter as almas dos mortos e podem ser visitados por aqueles que possuem a pedra.Já que é tecnicamente outra realidade, poderia ser outra referência ao Multiverso.

                          9) A Força Negra
Sabemos pouco sobre a Força Negra mas sabemos que ela é incrivelmente poderosa e que vem de uma dimensão conhecida como a dimensão da Força Negra.Ela já apareceu nas séries dos agentes da S.H.I.E.L.D e da Agente Carter e sabemos que é um poder que pode ser aproveitado, tanto que já vimos Whitney Frost e o vilão Blecaute já empunharam esse poder. Nas séries ela já foi estudada e embora nunca tenha sido completamente desvendada, provou ser uma arma como nenhuma outra já vista na Terra. Apesar de não sabermos muito sobre suas origens, sabemos o bastante para arriscar dizer que é um produto de outra realidade e mais uma dica do Multiverso da Marvel.

                     10)Um futuro alternativo 
(ALERTA DE SPOILERS DA QUINTA TEMPORADA DE AGENTES DA SHIELD)
 A maior parte da quinta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D se passou num futuro onde a Terra tinha se partido. Os sobreviventes humanos viviam sob o domínio de um cruel Lorde Kree, um vilão que vendeu os Inumanos em um leilão. Phil Coulson e o resto de seu time foram levados a um futuro alternativo graças à um monolito alien que transportou-os através do tempo. Lá os agentes aprenderam tudo sobre as circunstâncias que levaram a esse futuro sombrio que é um mundo paralelo, um que está fora da linha do tempo principal do MCU.
Desde que Coulson e os outros agentes da equipe voltaram ao presente, eles tem feito de tudo para tentar evitar esse futuro cataclísmico. Consequentemente as ações dele estão influenciando a própria linha do tempo e que estão criando outro futuro para si. Seja mudando as coisas para melhor ou não realmente não importa porque isso demonstra que a série está nos fornecendo dicas do Multiverso. Quem sabe esse futuro sombrio pode ter sido o que o Doutor Estranho viu em Guerra Infinita e entra para a lista de um possível resultado em um oceano de possibilidades. É um universo alternativo e portanto faz parte do Multiverso.

Nenhum comentário