[Nerds & Geeks] Uma introdução ao universo dos X-Men

Capa da primeira edição da revista dos X-Men
     
Os X-Men fizeram sua primeira aparição na revista The Uncanny X-Men número 1, publicada em setembro de 1963. Eles foram criados por Stan Lee e Jack Kirby com o intuito de fazer uma crítica ao racismo. Vale a pena lembrar que os EUA sempre tiveram um histórico de racismo impregnado na cultura. Mesmo após a escravidão ter sido abolida após o final da Guerra de Secessão, várias leis como as Jim Crow Laws que entraram em vigor em 1891, tornando uma norma legítima e legal a segregação racial nos estados sulistas (como Alabama e Mississippi) e duraram até a década de 1950, quando os movimentos negros começaram a ganhar mais força, tendo líderes como Malcolm X e Martin Luther King à frente dos movimentos. Enquanto haviam militantes pacíficos lutando pelos seus direitos, havia aqueles mais radicais como os Black Panthers, que usavam métodos mais violentos. Stan Lee se baseou nesse conflito para criar uma guerra entre ´´duas raças´´. Coloco raça entre aspas porque existe apenas uma raça humana. Diferentes cores de pele, texturas de cabelo e de olhos não criam novas raças, a biologia já provou. Somos um caldeirão de misturas da diversificada raça humana. Stan Lee criou os mutantes, seres humanos com super-poderes e por causa disso, são considerados superiores por seu líder, Magneto e que devem dominar o planeta. Seu rival, o professor Xavier, prega pela harmonia entre as raças. E a partir daí, surgiu uma das equipes mais populares da Marvel. 
A primeira formação contava com Fera, Anjo,Ciclope, Professor Xavier, Homem de Gelo, Garota Marvel, Polaris (que na época ainda não sabia que era filha do Magneto)e Destrutor.Vários membros entraram mais tarde, como o Colossus em 1975, Kitty Pryde em 1980 e Gambit em 1990. Também surgiram equipes dos vilões como a Irmandade dos Mutantes do Magneto, que tinham como membros fundadores Mestre Mental,Mercúrio, Feiticeira Escarlate,Groxo e Astra e a Irmandade de Mutantes do Groxo que tinha, além dele,Mestre Mental,Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Magneto, Mística, Blob, Unus e Pyro (os três últimos entraram depois). 
  Os X-Men completaram 50 anos em 2013 e é difícil ler tudo então separei as mais famosas para vocês conhecerem esse universo melhor:

  1) A saga de Proteus 

   Serve como uma espécie de prólogo para a saga da Fênix Negra. Conta a história de Kevin, filho de Moira McTaggert, uma geneticista e Joseph McTaggert, um político. Joseph estuprou Moira e depois a deixou, sem saber que ela estava grávida.Moira pariu Kevin, que foi criado no Centro de Pesquisas Mutantes na ilha Muir, na costa da Escócia. Kevin começou a manifestar seus poderes desde cedo e logo ele teve que ser preso em uma cela para que seus poderes não ficassem fora de controle e ele roubasse a energia de outras pessoas. Durante um duelo entre Magneto e o Professor Xavier, a cela que mantinha ele preso foi aberta, possibilitando sua fuga. Ele possui o corpo de Angus MacWhirter mas logo descobriu que Angus não era um hospedeiro muito resistente. Foi aí que ele encontra Jean Grey, hospedeira da Fênix, uma entidade com poderes fenomenais.
É importante porque é nesse arco que eles descobrem que Fênix e Fera estão vivos (acreditava-se que eles tivessem sido mortos depois de um combate contra as tropas de Magneto) e Jean começa a apresentar poderes em uma escala nunca antes vista.

                       2) A saga da Fênix 
 
Nessa história,Jean Grey é exposta à uma radiação da entidade cósmica Fênix Negra durante uma missão de resgate na atmosfera terrestre e foi forçada a fazer um pouso de emergência na Jamaica. Jean acabou morrendo e a entidade Fênix assumiu seu corpo e personalidade.O vasto poder cósmico da Fênix chamou a atenção do Mestre Mental, que estava tentando testar seus poderes para que se afiliasse ao Círculo Interno do Clube do Inferno. Com a ajuda de um dispositivo criado pela Rainha Branca, Emma Frost,Mestre Mental (usando o pseudônimo Jason Wyngarde)foi capaz de projetar suas ilusões diretamente na mente de Fênix. Essas ilusões a levaram a acreditar que ela estava revivendo as memórias de sua antepassada, Lady Grey, que era amante de Wyngarde em suas ilusões.Ela foi forçada a se juntar ao Clube do Inferno como a Rainha Negra, um papel decadente que lhe permitia apreciar os extremos da emoção humana e começou a quebrar as barreiras que tinha erguido. Agora, cabiam aos X-Men expulsar a Fênix do corpo de Jean.

 3) Dias de um futuro esquecido
Com a morte de Jean Grey, Ciclope deixa a equipe e o Anjo retorna. Professor X promove Tempestade a líder da equipe e eles dão boas-vindas à Kitty Pride, agora com o codinome Ninfa, à equipe, Numa tentativa de deter um plano de assassinato ao Senador Robert Kelly pela Irmandade de Mutantes de Mística, a mente de Kitty é substituída por aquela de uma linha do tempo alternativa. Nesta linha do tempo, o mundo é dominado pelos Sentinelas e mutantes são enviados a campos de concentração. A fim de impedir o futuro apocalíptico, Kitty viaja de volta para o passado para impedir a morte do Senador Kelly.

  4) Era do Apocalipse
Após acordar de seu coma devido ao seu encontro com o Rei das Sombras, David Charles Haller (Legião, filho do Professor X) decidiu que o melhor modo de ajudar o sonho do seu pai era se Magneto não estivesse vivo para ficar em seu caminho. Ele viaja de volta no tempo, levando vários X-Men com ele e tenta assassinar Magneto enquanto Magnus e Xavier ainda estavam ajudando sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em Israel. Magneto é salvo quando Xavier salta na frente da faca psíquica de Legião, recebendo o golpe mortal no lugar de seu amigo. Enquanto Xavier morre, Magneto jura continuar o sonho de seu amigo quando repentinamente Legião e todos os X-Men (exceto por Bishop) desaparecem da existência.

                         5) Dinastia M

Após a destruição dos Vingadores, um grupo de super-heróis reúne-se para decidir o que fazer com a Feiticeira Escarlate. Juntos, os X-Men e os Vingadores decidem que ela é perigosa demais para viver, e que algo deve ser feito antes que a própria realidade seja desfeita por sua loucura. Somente Magneto está ausente porque ele resgatou sua filha e permanece recluso na ilha de Genosha enquanto ela se recupera. Pouco tempo depois, os heróis chegam para encontrar Wanda, visto que não há outra solução. Após um clarão branco dominar o mundo, as vidas de todos são alteradas e os mutantes agora estão no poder. Esta saga gerou repercussões que influenciaram os quadrinhos da Marvel por um bom tempo e por isso é absolutamente indispensável.

   Animações


Foi em um episódio de The Marvel Super-Heroes: X-Men, em 1966, que os mutantes fizeram sua primeira aparição na TV.Foi durante um episódio do Príncipe Namor, em que o atlântico chamava por ajuda para enfrentar o Doutor Destino e é aí que o Professor X e seus pupilos entravam na história.
  

                         Pryde of the X-Men




O título é um trocadilho porque conta a história sob a ótica da recém-chegada Kitty Pryde (Pride significa orgulho em inglês) que viria a se tornar a Lince Negra (Shadowcat, no original). Lançado em setembro de 1989, o desenho já mostrava personagens mais conhecidos como Noturno, Tempestade, Cristal (também conhecida como Jubileu) , Colosso e Wolverine.

  X-Men Animated Series



  Lançado em 1992, a grande novidade eram os mutantes Gambit e Vampira e ficou célebre por adaptar os arcos mais populares das HQs como a saga da Fênix Negra e Dias de um futuro esquecido. Abordou ostema do preconceito, tão difundido nos quadrinhos. Teve 76 episódios e é um must para qualquer fã de X-Men que se preze.

                            X-Men Evolution
  Começando em 2000 e indo ao ar até 2003, essa série contava as primeiras aventuras dos mutantes, desde que eles eram adolescentes que não sabiam controlar seus poderes.Foi durante essa época que surgiu a X-23,clone de Wolverine e astro do filme Logan.

                       Wolverine e os X-Men


  O diferencial desse desenho é que Wolverine assumiu a liderança. Teve apenas um arco contando a história de uma viagem repentina ao futuro do Professor Xavier e enquanto tentavam descobrir o motivo, diversas histórias que intercalavam o presente e o futuro,eram contadas. Foram apenas 26 episódios e quando a deixa para adaptar A era de Apocalipse foi dada, a série foi cancelada porque a Marvel foi vendida para a Disney. Exibido em 2009.

                Marvel Anime: X-Men
  Exibido em 2011, essa parceria dos estúdios Marvel com o japonês Madhouse, conta a história de como a equipe continuou após a morte de Jean Grey. Professor Xavier reúne os mutantes e viajam ao Japão para investigar o desaparecimento de Armadura e os U-Men, que estão sequestrando mutantes para extrair seus órgãos. 

                      Filmes
    Até o presente momento, foram feitos 9 filmes dos X-Men: X-Men (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: o confronto final 3 (2006), X-Men: Origens (2009), X-Men: Primeira Classe (2011), Wolverine:Imortal (2013), X-Men:Dias de um futuro esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016) e Logan (2017). O filme dos Novos Mutantes estava previsto para estrear esse ano mas foi adiado para ano que vem. Em novembro estreará o solo da Fênix. 

  O principal motivo porque eu gosto dos X-Men é porque eles representam a luta das minorias-sejam elas negros, LGBT, judeus, imigrantes, pessoas com deficiência física ou mental. Personagens como Mística e Noturno mostram que é da natureza do ser humano rechaçar aquilo que ele não compreende- e a temê-lo. A luta entre Magneto e Professor Xavier que é uma alusão à luta contra o racismo nos EUA (detalhe: Magneto é um sobrevivente do Holocausto)é simbólica. Ao longo dos anos, eles se tornaram símbolo da resistência contra a intolerância. Outro motivo é que mostra mulheres fortes, que não dependem de homens para nada.



                 Fiz cosplay de Mercúrio (versão do Evan Peters) no Anime Wings de 2017. E aguardem porque em breve, haverá outro cosplay mutante!

  


              Agradecimentos especiais á Alexandre Pytel, Marcio Castro, Moises Sobral e Luis Shingo por me ajudarem a escrever essa coluna.

  












4 comentários:

  1. X-men é bem antigo, mas continua bom! Só assisti ao filmes e alguns episódios do desenho e espero ter a oportunidade de ler as HQ´s, já que com certeza nelas a história é bem mais aprofundada e melhor. Nossa, meu sonho participar de algum evento e ainda fazer cosplay de algum personagem famoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mainasara,
      Sem dúvida, continua tão bom quanto antes! Sugiro que comece lendo algumas dos anos 60 para conhecer melhor os personagens principais e depois leia as dos cinco arcos que destaquei para se aprofundar. Quando fizer o cosplay, posta foto aqui para eu ver!

      Excluir
  2. Clara!
    Fantástico poder acompanhar a retrospectiva dos X-men, nem sabia que eram tão antigos.
    Não li ainda nenhuma das HQs, mas vou ver se encontro pelos sebos da vida, mas já assisti todos os filmes.
    Amei seu Cosplay, ficou charmoso.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva,
      Pois é, nem todo mundo sabe que eles estão ´´circulando por aí´´ desde a década de 60. Procure no Mercado Livre e na Estante Virtual, lá você vai encontrar HQs antigas. Eu adoro os filmes, achei Logan um dos melhores do ano passado e estou ansiosa pelo da Fênix em novembro. Fico feliz que tenha gostado do meu cosplay de Mercúrio! Tenha um ótimo domingo.

      Excluir