[Música] CONCERTO GRATUITO: Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca recebe Duo Sant’Ana Leal para apresentar
CONCERTO GRATUITO: Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca recebe Duo Sant’Ana Leal para apresentar
“O Carnaval dos Animais”, de Saint-Saëns, na Sala Cecília Meireles
foto Rafael Ribeiro
Sob a regência do maestro Carlos Sarria, concerto conta também com obras de Carlos Gomes, Maurice Ravel, Aram Khachaturian e Arturo Márquez
No dia 14 de outubro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) convida o Duo Sant’Ana Leal para interpretar “O Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camille Saint-Saëns, na Sala Cecília Meireles. Sob a regência do maestro Carlos Sarria, o repertório da noite conta ainda com obras de Carlos Gomes, Maurice Ravel, Aram Khachaturian e Arturo Márquez. A orquestra tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o concerto tem apoio da FUNARJ e da Sala Cecília Meireles. A entrada é gratuita.
Formada por jovens instrumentistas da rede pública de ensino, a OSJC é resultado de um amplo trabalho processo de transformação social para crianças e jovens, promovido desde 2017 pelo IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação. Na Orquestra, os alunos encontram na música e nos espaços de vivências culturais, o estímulo ao protagonismo e à autonomia, em uma formação humanística, cidadã e profissional. No concerto de terça-feira, a orquestra recebe Gisele Sant’Ana e Edilson Leal, casal que compõe o Duo Sant’Ana Leal, pianistas de grande renome no cenário musical carioca, para interpretar a célebre obra de Saint-Saëns, escrita para dois pianos e orquestra.
O “Carnaval dos Animais” é uma peça repleta de ironia, sátira e referências espirituosas a obras de outros compositores. O maestro Sarria conta que, cioso de sua reputação de artista sério, Saint-Saëns proibiu a publicação integral da obra em vida, permitindo apenas a divulgação do célebre movimento “O Cisne”. Somente após sua morte, a suíte foi apresentada publicamente, tornando-se rapidamente uma de suas criações mais populares e encantadoras.
“‘O Carnaval dos Animais’ é uma suíte musical criada originalmente para ser apresentada em um círculo íntimo de amigos do compositor. Definida como uma verdadeira fantasia zoológica, a obra é composta por 14 movimentos breves que, com humor e imaginação, retratam diferentes animais — o majestoso leão, as galinhas, as tartarugas, o imponente elefante, os pássaros, e, de forma sublime, o cisne”, explica o maestro Carlos Sarria.
O programa do concerto da Sala Cecília Meireles foi concebido pelo maestro Sarria para ser uma narrativa musical, cuidadosamente encadeada, que conduz a plateia até a obra de destaque.
“Começaremos com a grandiosa ‘Abertura Il Guarany’, do imortal Carlos Gomes, seguida pela magia impressionista de Ravel em ‘Jardim das Fadas’. Em seguida, o público será envolvido pela intensidade lírica do ‘Adagio de Spartacus e Phrygia’, uma peça de beleza arrebatadora do compositor armênio-soviético Aram Khachaturian, que culmina em um clímax de rara emoção. Depois, mergulharemos na fantasia e no humor refinado de Saint-Saëns. Para encerrar, celebraremos com a energia vibrante e contagiante da ‘Conga do Fogo Novo’, do compositor mexicano Arturo Márquez, que promete levantar o público”, enumera o regente.
Criada em 2017, a OSJC é formada por jovens estudantes de diversas regiões do Rio de Janeiro. Na orquestra, os jovens instrumentistas encontram meios para construir uma mudança social, que possibilita resultados duradouros para os estudantes, suas famílias e toda a sociedade. Os músicos já dividiram palco com convidados especiais como João Bosco, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Leoni, Maria Luiza Jobim, Elba Ramalho, Toquinho, Zélia Duncan, Hamilton de Holanda, Lucy Alves, Maria Gadú, Isabel Fillardis e Alessandra Maestrini. A OSJC também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos.
“Reconheço que muitas das obras que apresentaremos são desafiadoras e complexas, mas confesso que me surpreendo, a cada ensaio e apresentação, com a maturidade artística e o crescimento profissional que nossos instrumentistas demonstram ao interpretá-las como verdadeiros músicos de alto nível”, comemora o maestro Sarria.
DUO SANT’ANA LEAL
O Duo Sant’Ana Leal nasceu do encontro de dois pianistas casados pela música e pela vida. Gisele Sant’Ana, graduada em Piano e Órgão pela UFRJ, é mestra em Órgão pela Unesp, e também mestra em órgão pela Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart (Alemanha). Conhecida por sua excelência como organista e pela sua brilhante experiência camerística, traz ao repertório de piano a quatro mãos a riqueza das cores orquestrais. Edilson Leal, mestre em Piano pela UFRJ, conhecido pelo seu extenso repertório chopiniano, construído sob discipulado de seus mestres Mordehay Simoni e Sônia Goulart, premiado em concursos nacionais em sua adolescência, também desenvolveu linguagem da improvisação do piano popular. A soma de dois pianismos tão distintos e peculiares, a imensa maturidade artística de Gisele e o lirismo de Edilson se encontram na visitação ao repertório de piano a quatro mãos dos séculos XVIII e XIX em uma experiência pianística de grande profundidade e prazer.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Carlos Sarria, regência
Duo Sant’Ana Leal, piano
Abertura Il Guarany | Antônio Carlos Gomes
O Jardim das Fadas (Suíte Minha Mãe Ganso) | Maurice Ravel
Adágio de Spartacus e Phrygia (Balé Spartacus) | Aram Khachaturian
O Carnaval dos Animais | Camille Saint-Saëns
- Introdução e Marcha real do Leão
- Galinhas e Galos
- Hémiones (Animais velozes)
- Tartarugas
- Elefante
- Cangurus
- Aquário
- Personagens de orelhas longas
- O Cuco no fundo do bosque
- Viveiro
- Pianistas
- Fósseis
- O Cisne
- Final
Conga do Fogo Novo | Arturo Márquez
Serviço:
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47)
Entrada gratuita – basta chegar com antecedência e garantir o lugar
Duração: 90 min. Classificação etária: Livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: FUNARJ
Instagram: @osjcarioca
.jpg)
Nenhum comentário