[Festival] “Ary” tem pré-estreia celebrada no Festival do Rio 2025 com a presença de Dira Paes, Alan Rocha e familiares do composito
![]() |
| Foto: Roberto Filho |
Em uma noite marcada por emoção e celebração à música brasileira, o documentário “Ary”, dirigido por André Weller, teve sua pré-estreia mundial no último domingo, dia 5, dentro da mostra Premiere Brasil – Retratos, do Festival do Rio 2025. A sessão especial, realizada no Estação Net Gávea, reuniu elenco, equipe, convidados e familiares de Ary Barroso, que prestigiaram a homenagem ao compositor mineiro cuja obra ajudou a moldar a identidade musical do país.
Entre os presentes estavam a atriz Dira Paes e o ator Alan Rocha, que integram o elenco do documentário, além do diretor André Weller e demais membros da equipe. Narrado por Lima Duarte, o longa conduz o público por um retrato sensível e inovador do autor de “Aquarela do Brasil”, misturando encenações, imagens de arquivo raras e trechos de entrevistas originais.
Durante a exibição, o público se emocionou com o reencontro entre gerações em torno da figura de Ary. Dira Paes destacou a importância do projeto e o olhar cuidadoso de Weller sobre o legado do compositor: “Quando o André me contou a ideia do filme, eu pensei: nossa, que projeto trabalhoso! Ele realmente é estudioso, porque se trata de um mergulho em um universo gigante, reunindo cenas cuidadosamente selecionadas pela produção e por todos vocês envolvidos. É uma dedicação enorme transformar tudo isso em imagens e dar vida a esse registro, que chega em um momento tão especial. Não dá para dar um passo à frente sem reverenciar os pioneiros, aqueles que abriram portas, que já fizeram história antes de nós, assim como Ary Barroso”, afirmou.



Nenhum comentário