[Filmes] 'O Homem de Ouro' estreia no Festival do Rio e traz às telas a história real de um dos policiais mais controversos do Brasil

 

A polêmica trajetória do policial Mariel Mariscot é o tema central do longa “O Homem de Ouro”. Dirigido e roteirizado por Mauro Lima, o filme mergulha profundamente na vida de Mariel, um homem que transitou entre a lei e o crime, tornando-se uma figura lendária no imaginário popular carioca. Com Renato Góes no papel principal, o filme será exibido pela primeira vez na Première Brasil: Hors Concours do Festival do Rio, nesta sexta-feira, dia 10, às 21h45, no Cine Odeon.

Conhecido por sua coragem, carisma e por suas escolhas controversas, Mariel foi ao mesmo tempo herói e vilão de uma época em que a cidade vivia intensamente entre glamour e violência.  Ele ganhou notoriedade por seu envolvimento com a Scuderie Detetive Le Cocq, uma organização não oficial formada por policiais durante a ditadura militar do Brasil e que se tornou o mais infame esquadrão da morte do país. O filme mistura ação, drama e thriller policial para retratar não apenas a vida de um homem complexo, mas também o contexto social e político de um Brasil em transformação.

“Mais do que contar a história de um personagem real, queremos revelar os paradoxos por trás do mito. Mariel foi aclamado e odiado, e seu legado de violência ainda desperta debates sobre justiça, poder e corrupção”, afirma Mauro Lima.

Com produção da Ocean Films e Caravela Filmes, coprodução Globo Filmes e Telecine, e distribuição da Downtown Filmes, o longa retrata a jornada do policial bandido através do olhar de personagens que tiveram suas vidas impactadas por um convívio próximo com ele. Luisa Arraes interpreta Darlene Glória, atriz de muito sucesso nos anos 60 e 70 e que teve um breve relacionamento com o policial. Já Glamour Garcia dará vida a Rogéria, travesti que também teve um caso com Mariel. O elenco ainda conta com nomes como Orã Figueiredo, Jade Mascarenhas, Pedro Lamin, Saulo Arcoverde, Pierre Baitelli, Peter Brandão. 


Sinopse

“O Homem de Ouro” é um drama biográfico que investiga parte da vida de Mariel Mariscot, um ex-policial do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960 e 70. Mariscot ganhou notoriedade por seu envolvimento com a Scuderie Detetive Le Cocq, uma organização não oficial formada por policiais durante a ditadura militar do Brasil e que se tornou o mais infame esquadrão da morte do país. O filme retrata a jornada do policial bandido através do olhar de personagens que tiveram suas vidas impactadas por um convívio próximo com ele; a atriz Darlene Glória, o policial Tigrão, a performer Rogéria, o jornalista José Gonçalves, a sobrinha Soninha e outros.



Ficha Técnica


Direção e roteiro: Mauro Lima


Produção: João Roni, Cristian Marini, Zahra Staub, Paula Barreto, Rômulo Marinho Jr.


Produção Associada: Rodrigo Brandão


Produção Executiva: Fernando Zagallo


Direção de Fotografia: Fernando Young


Assistência de Direção: Tiago Marinho


Direção de Produção: Carol Padilha


Direção de Arte: Valéria Costa


Figurino: Valéria Stefani


Som Direto: José Moreau Louzeiro


Montagem: Júlia Pechman, edt


Edição de Som: Bernardo Uzeda, Tomas Além


Mixagem: Armando Torres Jr, abc


Trilha Sonora: Berna Ceppas, Mauro Lima


Empresa produtora: Ocean Films e Caravela Filmes


Empresas coprodutoras: Globo Filmes, Telecine


Distribuição no Brasil: Downtown Filmes


 


Sobre o diretor - Mauro Lima


Premiado produtor, diretor e roteirista de cinema e TV paulista radicado no Rio de Janeiro. Como diretor, foi responsável pelos sucessos Meu nome não é Johnny (2008), Tim Maia (2014) e a série Rio Connection (2023), entre outros.


Sobre a Ocean Films

Ocean Films é uma produtora brasileira com mais de 20 anos de experiência e já colaborou com diversos canais e plataformas, como: Netflix, Globoplay, HBO, entre outros. Nosso primeiro longa-metragem, "Pequeno Segredo", foi selecionado para representar o Brasil no Oscar de 2017 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Dentre nossas produções de maior relevância estão a série de doc-reality "Por Um Respiro" (Globoplay), a série de ficção "Temporada de Verão" (Netflix), a qual criou e coproduziu, e a série documental "Transamazônica - Uma Estrada Para o Passado" (HBO), vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2022, na categoria Melhor Série de Documentário. João Roni, sócio da Ocean, é produtor executivo do longa-metragem de ficção “Meu Amigo Pinguim”, protagonizado pelo astro francês Jean Reno e lançado em 2024.

Nossos filmes mais recentes são o documentário "Amazônia, a Nova Minamata?", filmado no Brasil e no Japão; o longa documental "No Céu da Pátria Nesse Instante”, que foi exibido em festivais de cinema no Brasil, Espanha, França e Alemanha; o longa documental “Quando o Brasil era Moderno”, menção honrosa no Festival É Tudo Verdade; e o longa-metragem “O Homem de Ouro”, dirigido por Mauro Lima - todos com estreia em 2025.



Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até janeiro de 2023, a Downtown Filmes lançou 157 longas nacionais, que acumularam mais de 139 milhões de ingressos vendidos e contando...

Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”,  “Simonal” e “Mussum, O Filmis”.





Nenhum comentário