[Concerto] CCBB Rio de Janeiro recebe o concerto de encerramento da VII Semana de Música Barroca no Rio com a Orquestra Barroca da UNIRIO, dirigida por Laura Rónai, e a participação de Mira Glodeanu no violino e João Rival no cravo, em parceria com o Centre de musique baroque de Versailles
Depois de uma semana de imersão cultural gratuita com masterclasses e ensaios abertos ao público, o Centre de musique baroque de Versailles promove neste sábado, 11 de outubro, às 17h, no CCBB Rio de Janeiro, o concerto especial que reúne Mira Glodeanu, no violino e na direção musical, João Rival, ao cravo, a Orquestra Barroca da UNIRIO, sob a direção artística de Laura Rónai e Benoît Dratwicki, representante do Centre de musique baroque de Versailles e especialista em estilística musical. A entrada é gratuita.
O repertório é inteiramente dedicado à música francesa, dividido em duas partes: a primeira, voltada para a música de câmara, traz como destaque uma cantata que tem como solista a soprano Yasmini Vargas; a segunda, dedicada à música orquestral, apresenta trechos de óperas e tragédies lyriques. Entre os compositores do programa estão Joseph Bodin de Boismortier, com as Sonatas Op. 34, nº 5 e nº 6; Nicolas Clérambault, com O Sol Conquista as Nuvens; e as suítes instrumentais extraídas das óperas As Índias Galantes, de Jean-Philippe Rameau; Armida, de Jean-Baptiste Lully e Jefté, de Michel Pignolet de Montéclair.
A VII Semana de Música Barroca no Rio, em parceria com o Centre de musique baroque de Versailles e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, é um projeto artístico-pedagógico que celebra mais de uma década de intercâmbio e cooperação internacional. Em sua sétima edição, a iniciativa reafirma seu compromisso com a formação de jovens músicos e a difusão do repertório barroco francês no Brasil e faz parte da Temporada França-Brasil 2025.
Realizada no Rio de Janeiro desde 2015, a Semana tem se consolidado como um espaço singular para o estudo e interpretação da música barroca, com foco especial na tradição francesa do século XVIII. Através de masterclasses, ensaios abertos e concertos gratuitos, o projeto proporciona uma intensa vivência musical, unindo músicos de diversas regiões do Brasil e solistas convidados da França.
A VII Semana de Música Barroca no Rio é uma coprodução do Centre de musique baroque de Versailles, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em parceria com a Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU), a iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025.
Centre de musique baroque de Versailles
O Centre de musique baroque de Versailles (CMBV) foi fundado em 1987 por iniciativa de Vincent Berthier de Lioncourt e Philippe Beaussant. Instalado no Hôtel des Menus-Plaisirs, reúne todas as competências necessárias para a redescoberta, a transmissão e a difusão do patrimônio musical francês dos séculos XVII e XVIII. Centro de recursos, laboratório de pesquisa, editora, espaço de formação, produtor de concertos e espetáculos, instituição engajada na educação artística e na mediação cultural: o CMBV reúne pesquisadores, artistas, pedagogos, editores e técnicos, comprometendo-se a manter vivo esse patrimônio excepcional na França e no mundo.
Mira Glodeanu, violino e direção musical
Glodeanu é graduada pela Academia de Música de Bucareste e professora de violino barroco no Conservatório Real de Bruxelas. Ministra masterclasses na França, Espanha, Romênia, Inglaterra, Alemanha e Hungria. Em suas apresentações, Glodeanu utiliza um violino de A. Chappuy, Paris, 1757, e um raro violino de M. Groblicz, Cracóvia, 1604.
João Rival, cravo
Natural do Rio de Janeiro e residente em Haia, João Rival é formado pela UFRJ e pelo Real Conservatório de Haia, com especialização em música barroca francesa. É doutorando no Orpheus Instituut (Gante) e professor no Real Conservatório de Haia, mantendo intensa atividade artística na Holanda e em toda a Europa, colaborando com diversos conjuntos barrocos.
Benoît Dratwicki, pesquisador musical e diretor artístico do CMBV
Dratwicki é musicólogo e diretor artístico do Centre de musique baroque de Versailles, onde trabalha desde 2001 e diretor artístico do Palazzetto Bru Zane em Veneza – Centre de musique romantique française desde 2007. É referência mundial em pesquisa, edição crítica e interpretação da música francesa dos séculos XVII e XVIII. Recebeu diversas distinções nos conservatórios de Metz e de Paris.
Yasmini Vargas (soprano)
Cantora lírica com sólida formação acadêmica e atuação destacada no repertório antigo, reconhecida por sua expressividade e refinamento estilístico em obras do barroco francês e ibérico. Yasmini fez bacharelado em canto lírico pela UFRGS e tem título de mestrado e doutorado da UNIRIO.
Orquestra Barroca da UNIRIO
A Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU) dedica-se à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época. Fundada em 2002, a OBU já se apresentou em importantes espaços culturais. Cada concerto da orquestra reúne diferentes formações. Seus programas exploram tanto obras de compositores consagrados, como Telemann, Vivaldi e Haendel, quanto partituras de figuras menos conhecidas do século das luzes, como Montéclair, Roman e Boismortier. A direção é realizada pelas professoras doutoras Laura Tausz Rónai (UNIRIO), flautista, crítica musical e pesquisadora e Patrícia Michelini (UFRJ), flautista doce renomada, professora da Escola de Música da UFRJ desde 2011 e coordenadora do PROMUS (Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ).
Laura Rónai, direção artística / Orquestra Barroca da UNIRIO
Doutora em Música, Laura Rónai é professora titular e responsável pela cadeira de Flauta Transversal na UNIRIO. Integra o corpo docente do PROEMUS e coordena a Orquestra Barroca da UNIRIO, que em 2025 celebra 23 anos de atividade ininterrupta. Sua atuação acadêmica e artística é acompanhada de intensa produção editorial.
Programa:
Sonatas op. 34 n.º 5 e n.º 6
Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755)
Cantata Le soleil, vainqueur des nuages
Nicolas Clérambault (1676-1749)
Suíte instrumental de Les Indes Galantes
Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
Suíte instrumental de Armide
Jean-Baptiste Lully (1632-1687)
Suíte instrumental de Jephté
Michel Pignolet de Monteclair (1667-1737)
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
SERVIÇO:
Concerto de encerramento da VII Semana de Música Barroca no Rio
11 de outubro, sábado, às 17h
Orquestra Barroca da UNIRIO, reunindo músicos de todo o Brasil, apresenta uma série de obras francesas. Com participação especial de Mira Glodeanu, no violino e na direção musical, João Rival, ao cravo e de Benoît Dratwicki, diretor artístico do Centre de musique baroque de Versailles.
Centro Cultural Banco Do Brasil, Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
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