[News]Warner Classics lança álbum do Quatour Ébène gravado na Austrália

WARNER CLASSICS LANÇA ÁLBUM DO QUATUOR ÉBÈNE GRAVADO NA AUSTRÁLIA

“Quartetos de Cordas No.2, Op. 18; No.11, Op. 95; No.10, Op. 74” de Beethoven já estão disponível em todas as plataformas digitais
Ouça:https://www.warnerclassics.com/br/release/around-the-world-complete 


Dando sequência aos lançamentos da série “Beethoven Around the World” que o prestigioso Quatuor Ébène conduziu durante a turnê mundial de 2019/2020, a Warner Classics disponibiliza, nesta sexta-feira, dia 20 de março, os quartetos gravados na cidade de Melbourne, Austrália. O concerto foi realizado em outubro do ano passado. As gravações dos concertos realizados na Filadélfia, Viena, São Paulo e Tóquio já estão também disponíveis nas plataformas digitais.

“Beethoven Around the World” abrange gravações ao vivo realizadas em sete das maiores cidades do mundo: Viena (no Konzerthaus); Filadélfia (Kimmel Center); Tóquio (Suntory Hall); São Paulo (Sala São Paulo); Melbourne (Centro de Recitais de Melbourne); Nairobi e, com o apoio da UNESCO, Paris (Philharmonie de Paris).

Os 16 quartetos de cordas de Beethoven ocupam um lugar de honra no repertório de câmara e, como as nove sinfonias e 32 sonatas para piano, traçam uma progressão por meio da vida criativa do compositor. 2020 marca o 250º aniversário do nascimento do artista e o Quatuor Ébène celebra este fato com uma extensa turnê, intitulada Beethoven Around the World, que começou em maio de 2019 e vai até dezembro de 2020. Nesse período, o grupo francês fará mais de 120 concertos no total de 21 países em seis continentes, com foco nos ciclos completos dos quartetos a partir de fevereiro de 2020.


Sobre a turnê em andamento, os membros do Quatuor Ébène dizem: “é aqui que Beethoven se torna global. Os quartetos são 16 obras-primas que formam um cânone artístico eternamente moderno, de amplitude e profundidade incomparáveis - eles traduzem a humanidade mais pura em música. Eles representam uma odisséia, uma viagem ao redor do mundo. ” Os jogadores acreditam que a música do compositor "transcende todas as fronteiras linguísticas, geográficas e políticas ... Tanto modernas quanto atemporais, é universal. Não pode ser facilmente classificada como clássica ou romântica, como alemã ou até ocidental, mas é a música que se expressa livremente e que se dirige ao público do futuro em vez de ao seu próprio tempo ... Pode parecer complexo a princípio, mas tudo se torna claro à medida que sua essência emerge”.

O grupo também enfatiza que: “o quarteto como gênero oferece aos músicos a chance de brilhar, embora simultaneamente baseado em colaboração e concordância: mostra a democracia em ação. Seu poder emocional e intelectual é considerável, mas também é universalmente acessível, pois incorpora ideais subjacentes - iluminação, fraternidade e humanismo, como exemplificado por Goethe e Schiller em seu Ode to Joy [a inspiração para o movimento final da 9ª Sinfonia de Beethoven] . Ao mesmo tempo, é influenciado pelas idéias de Kant sobre moralidade, boa vontade e o imperativo categórico, ideias que ganharam notoriedade no tempo de Beethoven. Também reflete a visão do filósofo alemão de nossa relação com o mundo natural, que tem tanta ressonância para as questões ambientais de hoje.” Apropriadamente, a turnê será associada a um programa de compensação de carbono dedicado ao reflorestamento.

Quatuor Ébène

Pierre Colombet, Violino I
Gabriel Le Magadure, Violino II
Marie Chilemme, Viola
Raphaël Merlin, Cello

PR/WMB

Nenhum comentário