Novidades

[News] Mostra no Sesc Engenho de Dentro exibe filmes com temáticas históricas


Produções abordam o ativismo afro-americano, a emigração cubana, a Guerra do Paraguai e a Inconfidência Mineira

O Sesc Engenho de Dentro exibe neste mês de setembro a mostra “Histórias de Três Américas”, uma seleção de filmes que revisitam a história para apresentar outras visões sobre fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais. As sessões gratuitas acontecem às quintas-feiras, às 19h, começando dia 5/9 com “Eu não sou seu negro”, do haitiano Raoul Peck.

O filme de 1995, indicado ao Oscar de Melhor Documentário, é uma espécie de versão cinematográfica e continuação do livro inacabado “Remember This House”. Com a obra, o escritor James Baldwin (1924-1987) pretendia abordar a vida e a morte de alguns dos seus amigos ativistas pelos direitos civis dos negros norte-americanos, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior.

No dia 12/9, é a vez de “Últimos dias em Havana”. O drama de Fernando Perez retrata a vida de um homem de meia idade que vive na capital cubana e que passa os dias sonhando em conseguir o visto para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, portador de HIV, com o qual tem uma ligação muito forte – relação essa que é abalada após receber uma carta da embaixada norte-americana.

A mostra prossegue com “Guerra do Paraguay”, no dia 19/9. Trata-se de uma metáfora poética que mostra um encontro de um soldado vindo da Guerra do Paraguai (1864-1870) com uma trupe de teatro dos dias de hoje. Aclamado pela crítica brasileira e estrangeira, o filme de Luiz Rosemberg Filho – um dos ícones do cinema de invenção brasileiro, falecido em maio deste ano - representa o encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte, para mostrar o absurdo das mortes nos campos de batalha.

Coprodução luso-brasileira, “Joaquim”, de Marcelo Gomes, encerra a mostra no dia 26/9. O filme joga luz sobre os acontecimentos que levaram Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar um importante herói nacional ao liderar o levante popular conhecido como Inconfidência Mineira.

CINESESC – A mostra “Histórias de Três Américas” integra o projeto CineSesc, iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.


SERVIÇO

Mostra “Histórias de Três Américas”

De 5 a 26/9 – quintas-feiras – 19h

Sesc Engenho de Dentro: Av. Amaro Cavalcanti, 1661

Grátis

Consulte a classificação indicativa



SINOPSES

EU NÃO SOU SEU NEGRO


5/9 - 19h | 12 anos | GRÁTIS

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck. Direção de Raoul Peck. Documentário. 94 min. EUA/Suíça/França/Bélgica. 2017.


ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA

12/9 - 19h | 14 anos | GRÁTIS

Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana. Direção de Fernando Perez. Drama. 93 min. Cuba. 2017.


GUERRA DO PARAGUAY

19/9 - 19h | 16 anos | GRÁTIS

Nessa metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje. Direção de Luiz Rosemberg Filho. Drama histórico. 80 min. Brasil. 2017.


JOAQUIM

26/9 - 19h | 16 anos | GRÁTIS

A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como "Inconfidência Mineira". Direção de Marcelo Gomes. Drama histórico/Biografia. 97 min. Brasil/Portugal. 2017. 

 

Nenhum comentário