[News] Mostra de Artes Cênicas do Sesc apresenta peças de grupos da Zona Norte aprimoradas por diretores consagrados


Resultado dos intercâmbios artísticos circulará por unidades do Sesc RJ em sessões gratuitas 


As unidades do Sesc em Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca recebem a partir do dia 5 de setembro (veja a agenda) os espetáculos da Mostra Zona Norte de Artes Cênicas. No projeto, o Sesc RJ convida diretores consagrados para participarem de intercâmbios em que contribuem com novos elementos artísticos em peças de companhias locais. Depois, os espetáculos circulam por unidades do Sesc em sessões gratuitas.


Nesta edição, quatro companhias da Zona Norte participam da mostra. O Coletivo Nanã, de Madureira, apresentará o espetáculo homônimo com contribuições da atriz, produtora e diretora Tatiana Tiburcio. O Grupo Atiro, de Ramos, encenará “Corpo Minado”, que teve a atriz e diretora Vilma Melo como artista colaboradora. Companhia Circaos, da Tijuca, contou com a consultoria do diretor Renato Linhares no espetáculo “Sound Circus”. Já os Imperadores da Dança, de Engenho de Dentro, apresentam “This is passinho”, que contou com o apoio do escritor e dramaturgo Paulo Azevedo.

MOSTRAS REGIONAIS – A Mostra Zona Norte de Artes Cênicas foi realizada pela primeira vez em 2015. O resultado positivo da inciativa fez o Sesc RJ replicar o modelo em outras localidades do estado, dando origem às Mostras Regionais de Artes Cênicas da Baixada (Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti), Campista (Campos dos Goytacazes), Fluminense (Niterói e São Gonçalo) e Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo).

Nesta edição de 2019, 14 companhias estão sendo contempladas no projeto, que inclui a consultoria dos artistas renomados e o apoio do Sesc RJ com ferramentas que permitem a comercialização futura dos espetáculos, como fotos e vídeos de divulgação. A programação das mostras também conta com fóruns onde são discutidos temas relacionados à produção cultural. O objetivo é alavancar as companhias, aprimorando seu processo criativo e contribuindo para a sua profissionalização.


SOUND CIRCUS

Companhia Circaos

Artista colaborador: Renato Linhares

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

O Sound Circus é o ponto de encontro entre o Som e o Circo, o Artista com o Público, do Festejo com a Performance. Sound Circus é um espetáculo lúdico e versátil formado por cinco artistas multidisciplinares que juntos fazem números de acrobacia em grupo, perna de pau, malabares de luz, monociclo, contorção, parada de mão, bambolê de luz e bola de cristal. Sua trilha sonora foi selecionada exclusivamente pela “Manie Dansante” tendo como características suas imersões sonoras em suas festas performáticas. Costurados com elementos musicais e de palhaçaria, para agradar a toda a família.

Sesc Tijuca > 05/09 | 20h (Teatro 1)

Sesc Ramos > 08/09 | 16h

Sesc Madureira > 14/09 | 17h

Sesc Engenho de dentro > 21/09 | 16h

Grátis

 
THIS IS PASSINHO

Imperadores da dança

Artista colaborador: Paulo Azevedo

Classificação indicativa: Livre

Duração: 40 minutos

O espetáculo This is Passinho traz as influências musicais e coreográficas que contribuíram para a criação do Passinho atravessadas pela realidade dos jovens das favelas do Rio de Janeiro. Michael Jackson, James Browm, Mr. Weegles são alguns nomes que, entre os anos 2000 e 2006, tanto inspiraram os dançarinos dos bailes funk cariocas a descobrir novas maneiras de se movimentar. This is Passinho revela o passinho como um ato político dançante de resistência.

Sesc Tijuca > 06/09 | 20h

Sesc Madureira > 13/09 | 19h30

Sesc Engenho de Dentro > 19/09 | 19h

Sesc Ramos > 20/09 | 19h30

Grátis

 
CORPO MINADO

Grupo Atiro

Artista colaborador: Vilma Melo

Classificação indicativa: 18 anos

Duração: 50 minutos

Grátis

Uma cultura milenar foi destruída. As sobreviventes do massacre formam um esquadrão que luta para garantir um futuro em que mulheres pretas existam. Um salão de mulheres pretas será o palco das articulações do esquadrão, revelando contradições e afetos a respeito da irmandade em torno da negritude da mulher, encontrando nela caminhos para a (re)existência.

Sesc Tijuca > 07/09 | 20h (Teatro 1)

Sesc Madureira > 12/09 | 19h30

Sesc Engenho de Dentro > 20/09 | 19h

Sesc Ramos > 25/09 | 19h30

Grátis

 
NANÃ

Coletivo Nanã

Artista colaborador: Tatiana Tiburcio

Classificação indicativa: Livre

Duração: 40 minutos

Grátis

Nanã é um projeto de espetáculo cuja necessidade surgiu de uma conjuntura temporal, falar sobre personagens místicos ligados à história e memória nacional, os orixás. Um convite aos pequenos e grandes espectadores a reconhecer novos pontos de vista de forma delicada e divertida. Acompanhando Nanã, seu irmão Gil e sua Tia Tê numa grande aventura para chegar ao vilarejo.

Sesc Tijuca > 08/09 | 16h (Teatro 1)

Sesc Madureira >15/09 | 16h

Sesc Engenho de Dentro > 22/09 | 16h

Sesc Ramos > 29/09 | 16h

Grátis

FÓRUM

Como produzir em tempos de crise?

A palestra abre um espaço de discussão e pensamento da produção cultural em um momento de escassez dos investimentos na arte. Assim, a palestra é conduzida de forma a pensarmos sobre a importância da construção de redes e circuitos para democratizar o acesso à arte e a cultura, em todas as linguagens. Os participantes são convidados a discutir sobre a construção do conhecimento através de suas experiências, tendo em suas diferentes linguagens artísticas variadas maneiras para dialogar com os públicos. Discutimos também sobre acessibilidade, inclusão e pluralidade entendendo que a cultura serve como ferramenta de ensino e educação tão eficiente quanto as tradicionais salas de aula. A ideia central é discutir a produção artística e seus caminhos de realização de forma criativa e empreendedora nos territórios onde os participantes atuam.

Sesc Tijuca 16/10 | 20h

Grátis 




Nenhum comentário