[News] Mônica Salmaso inicia turnê ¨Caipira¨ no Theatro Net Rio


O novo show da cantora Mônica Salmaso, "Caipira", apresenta 14 músicas que nos levam numa verdadeira viagem às origens da música brasileira, que compõem o CD homônimo lançado em 2017 pela gravadora Biscoito Fino. A turnê começa pelo Rio de Janeiro no Theatro Net Rio nos dias 03 e 04 de junho, segunda e terça, e depois segue para Porto Alegre (03/07), Recife (31/08), Salvador (26/09) e São Paulo (28 e 29/09).
Mônica vem mostrar um repertório selecionado a partir de uma pesquisa iniciada em 2003 e que, tocado de forma intimista, ressalta a alma caipira presente em todos nós. Ela nos conta: “Em 2002/2003 eu fui convidada para desenvolver um projeto de shows em uma unidade do SESC em SP que chamei de “Ponto InComum”.  Foram shows concebidos sobre temas que eu queria mostrar para o público onde tivemos noites lindas como uma dedicada ao samba carioca que estava acontecendo na Lapa; outra dedicada ao selo Acari que tem um catálogo importante sobre o choro; outras sobre compositores como Dorival Caymmi e Adoniran Barbosa… Um destes espetáculos, chamado ‘Casa de Caboclo’ foi sobre a música caipira”.

Para este trabalho contou com seu amigo, o violeiro e escritor Paulo Freire, que chegou à sua casa com uma mala grande cheia de CDs, vinis e fitas cassete com uma triagem de uma vida inteira dedicada a este assunto. “Eu fiquei fascinada”, detalha Mônica. “Fizemos estes shows junto com outros músicos incríveis e eu acabei fazendo uma encomenda a ele de uma pesquisa mais abrangente sobre esse assunto que tinha me encantado. Desde então, eu venho esperando a hora de fazer o ‘meu disco caipira’”, completa.

Depois do projeto do “Corpo de Baile”, um trabalho grande, com muitos músicos, arranjadores e ainda uma turnê por dois anos, Mônica sentiu necessidade de fazer, o “seu disco caipira”; num projeto mais íntimo, com poucas pessoas escolhidas a dedo por conta da beleza do que fazem e da certeza de que compreendem este universo e poderiam ampliá-lo com respeito e conhecimento de causa.

Assim, Monica e Teco Cardoso – que produziu o CD e toca sopros  –, convidaram os músicos Neymar Dias, viola caipira e baixo acústico, Nailor Proveta, clarinete e sax tenor, e Toninho Ferragutti, acordeon, pra conceber os arranjos juntos. Também participaram do disco Robertinho Silva, percussão, André Mehmari, piano, Sergio Santos tocou e cantou com ela em uma de suas composições e também Rolando Boldrin, num dueto que a encheu de enorme felicidade.

A escolha do repertório partiu daquela pesquisa de 2003 de onde vieram “A Velha” e “Alvoradinha” (do folclore) e foi atualizada por novidades apaixonantes que vieram pelo caminho como “Caipira”, do Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro (uma descoberta que a fez decidir pelo momento de fazer o CD); “Primeira Estrela De Prata” (Rafael Alterio/Rita Alterio) que estava no seu balaio de vontades há um tempão; “Minha Vida” (Vieira/Carreirinho) que aprendeu ouvindo o trio Conversa Ribeira de quem é fã; “Açude Verde” (Sérgio Santos/ Paulo César Pinheiro) que Mônica acha uma das declarações de amor masculinas poeticamente mais bem escritas; “Leilão” (Hekel Tavares/Joracy Camargo) uma atordoante parte da história do Brasil contada com enorme beleza; “Feriado na Roça” (uma música caipira do Cartola que a Teresa Cristina lhe ensinou); “Saracura Três Potes” (Candido Canela/Téo Azevedo) que conhecia numa gravação de Pena Branca e Xavantinho; “Sonora Garoa” (Passoca), um clássico caipira moderno; “Água da Minha Sede” (Dudu Nobre/Roque Ferreira) e “Bom Dia” (Nana Caymmi/Gilberto Gil) que se “fizeram” caipiras no disco; e também duas canções inéditas: “Saíra”, de Sérgio Santos, e “Baile Perfumado”, de Roque Ferreira.

Esse é, então, o “disco caipira” de Mônica Salmaso, com todo o respeito que tem pelo Brasil mais profundo e pelas nossas qualidades criativas que beiram o infinito, e com a sua leitura, dela e de seus amigos que dele participam.  Para mostrar este repertório estarão com Mônica nesta turnê Neymar Dias (viola caipira), Lula Alencar (acordeon), Teco Cardoso (flautas e sax), Luca Raele (clarinete) e Ari Colares (dividindo com ela a percussão).

Ouça "Caipira" nas plataformas digitais:






Serviço:

Show: Mônica Salmaso em show de lançamento do CD “Caipira”

Local: Theatro Net Rio–Sala Tereza Rachel (Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja –

Copacabana/Shopping Cidade Copacabana – Tel: 21-2147-8060/2148-8060


Data:  03 e 04 de junho, segunda e terça-feira

Horário: 21h

Ingressos: R$ 60,00 (plateia, frisas e balcão) www.ingressorapido.com.br ou pelo aplicativo do Ingresso Rápido.

Classificação: 12 anos

Duração: 80 minutos

Capacidade: 622 lugares



Nenhum comentário