[News] Deslembro estreia nos cinemas estreia dia 20 de junho


DESLEMBRO é produzido por Walter Salles, Gisela B. Câmara e Flavia Castro, que também assina a direção do longa. Além dos prêmios acima mencionados, o filme obteve ótima repercussão na imprensa na participação festivais brasileiros e internacionais. O filme conta a história de uma adolescente que volta ao Brasil com a família, do exílio em Paris após decretada a anistia. Ao chegar ao Rio, Joana precisa se adaptar à cidade, da qual nada se lembra, e se aproximar da avó paterna para se lembrar da infância e do pai desaparecido durante a ditadura militar.
A diretora Flavia Castro nos indaga: “Como lembramos? Como funciona nossa capacidade de lembrar na adolescência, quando tudo tende para o futuro, e que a memória emerge e invade o presente”?
Foi durante a montagem do documentário “Diário de uma busca” (no qual retraço a trajetória do meu pai, militante e exilado político nos anos 70), absorta por testemunhos, cartas, diferenças entre as minhas lembranças com as de outros familiares, que surgiu a vontade de ir mais longe em um trabalho sobre a memória, diz Flavia Castro. Quando a infância foi uma sucessão de exílios, fugas, luto e lutas, como será, depois disso, esse momento de transição?

Para ir mais longe nessas questões, a ficção se impôs para a diretora que se interessou em mostrar a subjetividade da adolescente Joana: como ela sente, busca, sobrevive e se reinventa. 
A produção de DESLEMBRO é da VideoFilmes, Flauk Filmes e Tacacá Filmes, com coprodução da Globo Filmes, Telecine, Canal Brasil e Imovision, e patrocínio da RioFilme, empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de ter José Alvarenga Jr. como produtor associado.

SINOPSE
Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil. De um dia para o outro, e à sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual ela mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao “lembrar”, Joana inscreve sua própria história no presente, na primeira pessoa.

A DIRETORA 
Flavia Castro é roteirista e diretora, e há tempos alterna trabalhos em ficção e documentário. Escreveu e dirigiu Diário de uma Busca; documentário premiado no Brasil e no exterior e que participou de mais de quarenta festivais internacionais, além de ser lançado comercialmente na França e no Brasil em 2011. Como roteirista, pesquisadora e/ou assistente de direção, trabalhou com importantes documentaristas, como Richard Dindo (Diário do Che na Bolívia, 1994), Philippe Grandrieux (Jogo do Bicho, 1995), Eduardo Escorel (Imagens do Estado Novo, 1937-45, de 2015). Flavia escreveu e dirigiu dois curtas de ficção: Cada um com seu cada qual(2006) e Matemática (2013), que faz parte do longa-metragem A aula vazia, direção artística de Gael Garcia Bernal. Foi uma das roteirista de Nise: Coração da loucura(2015), de Roberto Berliner. Deslembroé o seu primeiro longa de ficção.

DESLEMBRO 
Brasil, 2018, 96 min, cor, ficção, 14 anos

Roteiro  | Direção: Flavia Castro

Direção de Fotografia: Heloisa Passos

Montagem: François Gedigier e Flavia Castro

Produtores: Walter Salles, Gisela B.Camara, Flavia Castro

Produtor Associado: José Alvarenga Jr.

Produção: VideoFilmes, Flauk Filmes e Tacaca Filmes

Coprodução: Globo Filmes, Telecine, Canal Brasil, Imovision

Distribuição: Imovision
  
VIDEOFILMES
Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente com 30 anos de trajetória no mercado audiovisual, considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para Tv, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão os filmes de ficção: Central do Brasil e Linha de Passe, de Walter Salles; Santiagoe No Intenso Agora,de João Moreira Salles; filmes de renomados diretores como Karim Ainouz, Sérgio Machado e Eryk Rocha, além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho como Edifício Mastere Jogo de Cena, entre outros. Suas produções são distribuídas em diversos países. A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Globo de Ouro, BAFTA, Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim e Palma de Ouro em Cannes, e conta ainda com 8 indicações ao Oscar® por suas produções e coproduções.

FLAUK FILMES
A Flauk Filmes surgiu em 2002, pouco depois que Flavia voltou a morar no Brasil. À época, com um sócio francês e operando com outro nome, a produtora visava sobretudo a produção de documentários. Além de diversas coproduções ou produções executivas para a TVs francesas, produziram (em parceria com a TV Zero) o primeiro curta metragem de Flavia, Cada um com seu cada qual. Flavia também foi produtora (ao lado da Tambellini Filmes, Films du Poisson e Videofilmes) de seu primeiro documentário Diário de uma busca, e foi produtora executiva do episódio Matemática que faz parte do longa El Aula Vacia(produção BID/Canana).

TACACÁ FILMES 
A TACACÁ FILMES nasceu da parceria da produtora Gisela B. Camara e do diretor Vinícius Reis, em 2009, na produção do longa-metragem Praça Saens Peña, de Vinícius Reis, vencedor de cinco prêmios no Cine-PE Festival do Audiovisual, dentre eles Melhor Direção e Prêmio Especial da Crítica.

Desde então a Tacacá desenvolve e produz filmes de longa-metragem em parceria com outras produtoras e diretores - Quase Memória, de Ruy Guerra com produção da Kinossaurus Filmes em coprodução com a Globo Filmes e Canal Brasil, Montanha Russa, coprodução com Globo Filmes e Canal Brasil com direção e roteiro de Vinícius Reis; Kasa Branca, primeira direção solo do premiado diretor Luciano Vidigal, em coprodução com a Cavideo – além de produzir documentários para televisões estrangeiras (BBC, Channel Four, Prosieben).

GLOBO FILMES
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 280 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, Tropa de Elite 2, Minha Mãe é uma Peça 2– com mais de 9 milhões de espectadores -, Se Eu Fosse Você 2, 2 Filhos de Francisco, Aquarius, Que Horas Ela Volta?,O Palhaço, Getúlio, Carandirue Cidade de Deus– com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

DISTRIBUIDORA | IMOVISION
Presente no Brasil há mais de 25 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 300 filmes no Brasil. A distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.



Nenhum comentário