[Nerds & Geeks] Arquivo X: Uma introdução à série

   Uma das séries de ficção científica mais conceituadas de todos os tempos, Arquivo X teve seu epísódio piloto exibido pela primeira vez no dia 10 de setembro de 1993. O criador, Chris Carter, era uma jornalista que trabalhava em uma revista de surfe,a Surfing Magazine. Carter trabalhou lá durante 13 anos e quando teve a inspiração para criar uma série que explorasse temas pelos quais ele sempre fora fascinado- casos nunca resolvidos,abdução alienígena, teorias da conspiração-teve que insistir para despertar o interesse dos produtores da Fox. A série foi inovadora em vários aspectos:mostrou uma personagem feminina forte (Dana Scully) uma mulher forte, independente e inteligente. Ela se tornou um ícone feminista da época porque até os anos 90 não era comum ser mostrado na TV. Carter chegou a mencionar em uma entrevista: ´´Esse é o tipo de mulher ideal para mim:capaz, opinativa, forte e convicta.´
  A história começava quando o psicólogo expert em traçar perfis psicológicos de criminosos, Fox Mulder (Duchovny) começa a investigar por casos não solucionados pelo FBI, o bureau de investigação americano. Se Mulder continuasse a fazer isso, ele traria á tona verdades que o órgão queria que fosse desacreditado pelo público. Numa tentativa de impedi-lo, o FBI designa a agente Scully  , médica formada em patologia forense que acreditava que tudo acontece em contradição ao que sabemos sobre a natureza das coisas e a lógica que as regem. Ao colocá-la como parceira de Mulder, com a desculpa de ela validaria o trabalho dele, o FBI achava que uma mente tão racional acabaria invalidando as ideias do agente e frustraria a vontade dele de encontrar a verdade. Mas o que o FBI não esperava é que o tiro saísse pela culatra: o resultado foi que Scully resolvesse se juntar à Mulder na busca para procurar a verdade por trás de todos aqueles mistérios e usasse seus conhecimentos científicos para provar as teorias baseadas em ´´possibilidades extremas.´´ Arquivo X foi
  A série teve duzentos e dois episódios divididos em nove temporadas, de 1993 a 2002 e dois filmes, um lançado em 1998, que fazia a ligação entre a quinta e a sexta temporada e outro lançado em 2008, que serviu como uma prévia da décima temporada, lançada ano passado. A décima-primeira temporada estreará em janeiro de 2018.
  Uma breve introdução dos personagens principais:

                          Fox Mulder


 Interpretado por David Duchovny (de Californication e Aquarius) é um psicólogo formado por Oxford especializado em analisar os traços da personalidade de criminosos. Ele era filho de William e Teena Mulder e irmão de Samantha Mulder. Samantha desapareceu misteriosamente quando tinha 8 anos e seu irmão, 12. Na noite de 27 de novembro de 1973, eles estavam brincando e Fox estava cuidando de Samantha quando ela foi levada por uma força desconhecida que mais tarde Mulder suspeitaria que fosse uma alienígena.Como o pai deles era um funcionário de alto escalão do governo, uma operação de busca foi realizada para tentar encontrar Samantha mas nunca conseguiram desvendar o mistério.O incidente causou uma grande ruptura na família e ninguém mais tocava no assunto. Fox tem um diploma de Bachelor of Arts in Psychology e após se formar como o primeiro da turma,ele também estudou na Academia do FBI em Quantico, Virginia.Ele conheceu Dana em março de 1992 enquanto trabalhava na divisão dos Arquivos X do quartel-general do FBI em Washington D.C.Conforme o tempo foi passando, ele e Dana desenvolveram uma relação romântica.

                           Dana Scully



  Dana Katherine Scully era a terceira filha de Margaret e William Scully. Ela tinha um irmão mais velho, William Scully Jr, uma irmã mais velha, Melissa e um irmão mais novo, Charlie Scully.Quando Dana tinha 13 anos e ouvia a música Don´t look any further, sua mãe lhe contou que o seu professor de domingo, havia sido assassinado no jardim de sua própria casa. Foi aí que Dana percebeu que há mal nesse mundo.
Dana estudou na Universidade de Maryland. Não se sabe ao certo qual era a matéria mas é quase certo que era Antropologia porque ela aparenta ter um profundo conhecimento do assunto.Ela foi recrutada pelo FBI e suas habilidades médicas logo se destacaram. Em março de 92, o chefe das Divisões do FBI, o Scott Blevin,a designou para trabalhar com Mulder e o resto é história. Interpretada por Gillian Anderson, que também a série The fall.

  
                Walter Skinner




    Walter Skinner era o Diretor Assistente do FBI e ex-Marine da Marinha americana.Era casado com Sharon Skinner desde 1979. Ele sempre ajudava Fox e Dana a resolverem os casos pois estava ciente da teoria da conspiração dentro do governo. Interpretado por Mitch Pileggi (o Samuel Campbell de Supernatural).

            
                       Canceroso 
         

         
 O Canceroso era um agente misterioso que trabalhava com o Sindicato (uma organização secreta que representava certos interesses globais) para ocultar certas informações da população americana. Ele tinha acesso a arquivos top secret do FBI e do Pentágono.

                        The Lone Gunmen




 Um trio de hackers que também ajudava Mulder e Scully a solucionarem os casos, especialmente os que envolviam tecnologia. Composto por Melvin Frohike, Richard Langly e John Byers. Eles tinham uma revista com esse mesmo nome, que foi publicada de 1994 a 2002.A origem do nome vem de outro informante de Mulder, X, que em maio de 1989 disse a frase ´´I heard it was a lone gunmen´´(Eu ouvi dizer que foi um pistoleiro solitário) em referência ao assassinato do presidente Kennedy.
    
         Episódios que merecem ser destacados:
             
           1) Laços de ternura (06 x 07)
    Mulder vai sozinho investigar o caso de uma mulher que recebeu uma visita do demônio (no sentido literal da palavra) e teve seu filho retirado de sua barriga e morto. É bem interessante e o plot twist é de cair o queixo. 

      2) O serafim (5 x 17)
 Várias mulheres idênticas foram encontradas mortas e seus corpos estavam ajoelhados como se estivessem orando e com os olhos queimados. Todas apresentavam alguma forma de deformidade, como 6 dedos ou má formações nas costas. Fica entendido que elas são anjos. A temática lembra bastante Supernatural.

3) Chinga (05 X 10)
   Uma cidade no estado do Maine é aterrorizada por uma boneca sinistra. Só para constar:a boneca é mais sinistra que a Annabelle! Uma curiosidade: o roteiro foi escrito de uma parceria do Chris Carter com o mestre do terror Stephen King

4) O campo onde morri (04 x 05)

   Esse fala sobre reencarnação. Uma mulher tem várias personalidades e faz parte de uma seita parecida com a de Jim Jones (pastor americano que no ano de 78 provocou um suicídio em massa de seus seguidores). Mulder a conheceu em uma vida passada dela em que eles foram almas gêmeas! Mesmo para quem é cético em relação à reencarnação, vale a pena conferir.

5) O lar (04 X 02)

 Esse episódio foi tão polêmico que nem passou nos Estados Unidos. Uma família deformada em que todos os membros são canibais enterram uma criança chamam a atenção de Mulder e Scully. E aí que alguns segredos sombrios de família vem à tona... 

6)Gelo (01 x 07)
 Durante uma visita ao Ártico, os agentes Mulder e Scully encontram uma forma de vida à base de amônia que entra no cérebro das pessoas e faz com que elas ajam de maneira agressiva. Mulder acredita que se trata de uma espécie alienígena que estava enterrada no gelo há 250 mil anos! Se você é fã de filmes de terror, deve ter reparado na semelhança com o cult The thing (A coisa de outro mundo) de 1982, de John Carpenter. 

7) Firewalker (02 x 09)
A temática é similar à de Gelo:um grupo de cientistas estão isolados num sítio arqueológico perto de um vulcão e são contaminados por um fungo que altera o comportamento da pessoa. A mudança é imperceptível até que seja tarde demais, o fungo estoura a pessoa e infecta quem estiver por perto. Também faz referência ao clássico do John Carpenter.

  Até hoje, Arquivo X tem uma legião de fãs no mundo inteiro. Gerou alguns livros, inclusive dois que foram lançados ano passado, O agente do caos e O advogado do diabo, que explicam como Dana se tornou cética e Fox passou a acreditar no sobrenatural.As resenhas deles podem ser lidas aqui:
Agente do caos-http://www.reinoliterariobr.com.br/2017/08/resenha-x-files-o-agente-do-caos.html

  O advogado do diabo- http://www.reinoliterariobr.com.br/2017/07/resenha-x-files-o-advogado-do-diabo.html


 A décima-primeira temporada estréia nos EUA em janeiro de 2018 e deve ser a última com a participação de Gillian Ander


7 comentários:

  1. Nossa, não conhecia a série, nem os filmes, vi aí uma oportunidade de entrar de vez para o universo científico, gostei dos temas tratados e a menção aos eps imperdíveis me deixou ainda mais intrigada. Gostei muito da Dana, realmemte uma personagem única.
    Pois que venha mais uma temporada, dá tempo eu assisti as anteriores até a chegada da nova, vou maratonar!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita,

      Fico feliz que tenha convencido você a dar uma chance para a série. Como mencionei na matéria, também entrei nesse grupo há pouco tempo mas já me apaixonei! Depois leia minhas resenhas dos livros. Beijos

      Excluir
  2. Gente, como eu amava assistir Arquivo X! Sempre me fascinou. Assisto desde criança, pena que antes, sem internet, não era tão fácil como hoje em dia, rs. Fiquei super empolgada agora com essa notícia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara.
    Eu vi um ou outro episódio, mas não era fã da série.
    Adorei esse post que conta um pouquinho sobre os personagens e ainda destaca episódios importantes.
    Nossa, não sabia que iria ter mais uma temporada de Arquivo X! Os fãs devem estar super animados com essa notícia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ontem, vi o livro lá na Travessa, fiquei bem tentada a pegar, rs. Na próxima, vou dar uma boa olhada nele.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acompanhei a série por um bom tempo e é muito bom saber que mais virá por ai.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir