[News] Itaim Paulista recebe 8ª Parada LGBT com cultura, shows e empreendedorismo

 Itaim Paulista recebe 8ª Parada LGBT com cultura, shows e empreendedorismo




Evento gratuito ocupa a Zona Leste de São Paulo com programação voltada à diversidade, à economia criativa e à população LGBT periférica

O Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, recebe no dia 18 de outubro a 8ª Parada LGBT do Itaim Paulistahttps://www.instagram.com/paradalgbtitaimpaulista/, que neste ano amplia sua proposta ao reunir cultura, diversidade, empreendedorismo e mobilização social em um mesmo espaço. A programação acontece das 12h às 21h, em frente à Casa de Cultura, em Vila Silva Teles, com entrada gratuita.

A edição de 2026 chega com o conceito de “Parada 2.0”, adotado pela organização para marcar uma nova fase do evento. Em vez de concentrar a experiência apenas na celebração, a iniciativa passa a abrir ainda mais espaço para artistas, pequenos negócios, produtores e moradores da própria região.

No palco, estão confirmados Vih Banks, Douglas, Leona, Pandora, Kenia, Bonzão, Ariel, Zumbicore e Kalef. A programação musical divide espaço com uma feira de empreendedorismo, que reunirá iniciativas de artesanato, alimentação, bebidas e serviços.

A presença dos empreendedores é um dos pontos centrais da proposta. Ao incorporar negócios locais à programação, a Parada busca fortalecer a circulação de renda no território e ampliar a visibilidade de quem produz e trabalha dentro da periferia.

Além da agenda cultural e econômica, a edição mantém um forte caráter de conscientização. O tema escolhido para este ano é “Enquanto houver ódio, vai haver luta: contra a LGBTfobia e o feminicídio, pela vida das mulheres trans e cis”.

A mensagem conecta a celebração da diversidade a debates que fazem parte da realidade de muitas pessoas LGBT, especialmente nas regiões periféricas, onde o acesso a espaços de visibilidade, cultura e acolhimento ainda é desigual.

Realizada no Itaim Paulista, a Parada também reforça a importância de levar grandes ações culturais para além das áreas centrais da cidade. A proposta é fazer do evento um ponto de encontro entre entretenimento, identidade, geração de renda e ocupação cultural do território.

A iniciativa foi contemplada pelo Edital Favela Mais Orgulho e é realizada pela OSC Identidade Periférica e pela DiverCidade Periférica, com coorganização da Família Stronger. O evento conta com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo e apoio da Casa de Cultura.

Serviço

Evento: 8ª Parada LGBT do Itaim Paulista
Quando: 18 de outubro de 2026
Horário: das 12h às 21h
Onde: Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles, Itaim Paulista, São Paulo
Referência: em frente à Casa de Cultura
Entrada: gratuita

Nenhum comentário