[Divulgação] ‘A menina popular’ é o segundo livro de Gabriela Riccobene no qual desvenda os mistérios na mente de uma criança

Seguindo a trajetória do pai, Gabriela Riccobene Rodrigues de 9 anos de idade, filha do filósofo, poeta, jornalista e escritor Fabiano de Abreu, lançou o seu segundo livro com o nome ‘A menina popular’. 

O primeiro livro da pequena escritora, editado quando tinha 8 anos, foi intitulado pela própria como: ‘Uma História Criada Por Gabriela’. O livro é um conto infantil  que narra a história de uma princesinha chamada Isabela. Uma personagem que adorava estudar o tempo todo, mesmo nas férias e contava os dias para voltar às aulas.       

Já o segundo livro ‘A menina popular’ que, assim com o primeiro, explorou o lado artístico da autora já que além da escrita ela é a responsável pelas ilustrações; Gabriela conta a história de uma menina chamada Maria que tinha uma vida normal mas era vista como popular na escola. 

"A Gabriela é muito fechada, mas é na escrita que consigo desvendá-la. Ela gosta de desenhar e de escrever e é neste momento que consigo entender seu pensamento. Neste livro, ela conta a história de uma menina popular mas fala dos animais de estimação, dos avós e a frequência que os vê assim como fala da importância de ser uma boa aluna. Um livro de 13 páginas e através dele ela transparece o que está em sua mente assim como explora seu dom artístico nas palavras e nas pinturas." Disse seu pai. 

Quando pronto, após ler o livro e observar as pinturas, Fabiano questionou, de forma branda, o motivo que fez Gabriela criar um personagem de uma menina popular mas que tinha todos os atributos necessários para ser uma boa menina. 

“Foi o que veio em minha cabeça, Maria é popular e tem dois amigos, todos gostam muito dela e ela é uma ótima aluna em matemática.” Foi o que disse Gabriela ao seu pai que, através desta observação, ele que é um estudioso em comportamentos humanos, chegou a uma conclusão baseado nas seguintes vertentes: 

“A Gabriela é muito tímida e muito observadora. Ela sabe que o pai dela trabalha com artistas e já viu vídeos do pai. Ela tem um conflito entre a timidez e achar que ser popular faz com que seja vista pelo pai também. Ela busca maneiras de chamar a minha atenção pois sou separado da mãe dela e por mais que eu dê muita atenção todo tempo que estou com ela, para ela, ainda não é o suficiente. Ela se preocupa muito em estudar para passar de ano e ter mais tempo comigo nas férias. Daí a necessidade de boas notas e, a matemática é a matéria que ela mais gosta, por isso, sempre tira notas boas. Sempre que estou com ela, seja nas férias, finais de semana ou feriados, procuro trabalhar o mínimo possível e dedicar meu tempo como um pai e amigo ao mesmo tempo. 

Sobre o desenho, ela sabe que desenha bem e por isso, é nos desenhos que mais desvendo a cabecinha desta minha filha que tenta sempre manter-se em silêncio.” Conclui o filósofo

“Usar a escrita ou os desenhos de uma criança é uma boa maneira de desvendá-las.” 



Nenhum comentário