[News] A série “RECONSTRUÇÕES” no Canal Futura traz No terceiro episódio a história do Edifício União, em São Paulo, que se transformou no primeiro caso de usucapião coletivo no Brasil

A série Reconstruções traz no seu terceiro episódio a história do Edifício União, uma construção abandonada, no centro de São Paulo, que foi ocupada e se tornou um cortiço superlotado, com risco de desabar, nas décadas de 80 e 90.

O prédio foi descoberto pela socióloga, urbanista e professora Maria Ruth Sampaio, que mobilizou os moradores para mudar essa história. Com a orientação de um engenheiro, os próprios moradores reformaram as estruturas do edifício, tiraram o lixo e entulho, e se organizaram em uma associação, que quitou todas as dívidas do imóvel. 

Em 2012, eles venceram o prêmio Deutsche Bank Urban Age Award, e, em 2015, o prédio se tornou o primeiro caso de usucapião coletivo de um imóvel no Brasil. 

Nos 13 episódios de 15 minutos cada, a série vai mostrar a realidade da habitação precária e as alternativas que já estão sendo postas em prática no Brasil, por meio de ações coletivas que podem gerar significativas transformações. No segundo episódio, em Recife, foi mostrada a história das famílias de Irani e D. Cosma que por meio de um projeto de melhorias habitacionais, um grupo de mulheres veio dos Estados Unidos veio para reformar as suas casas. Já o primeiro episódio, foi gravado Riacho das Almas, em Pernambuco, e mostrou a história da família de Isabela,  e a construção de uma cisterna de placas, uma criação brasileira engenhosa e de baixo custo, que permite a captação de água da chuva e seu armazenamento para os meses de estiagem.

SERVIÇO
RECONSTRUÇÕES  Canal Futura  http://www.futuraplay.org/

A série mostra a realidade da habitação precária e possíveis soluções. Em 13 episódios, apresenta ações coletivas que promovem significativas transformações.

Terceiro episódio: 19 de novembro (terça-feira), às 22h15

Exibição: Terça-feira, 22h15

Sábado, 10:00hs

2ª feira, 17:15hs

3ª feira: 11:15hs


Sobre o Futura
O Futura realiza a distribuição multiplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo on demand em plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, os jogos eletrônicos e os chatbots.

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI - DN e SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).

 Sobre a Produtora Raiz de Oito
A Produtora Raiz de Oito tem seu primeiro projeto para TV autoral com a série documental Reconstruções, que será exibida as 3ª feiras no Canal Futura, de 5 de novembro até dia 18 de dezembro, retornando com mais seis episódios em março. Na web, produz a série semanal Fale Conosco, com Júlia Rabello e convidados, para o canal GNT. Também está em fase de finalização o projeto Entrevistando a Memória Viva, feito em parceria com o Museu do Índio, que documenta as vivências dos povos indígenas Arara do Rio Branco e Cinta-Larga.

A produtora também realizou os projetos internacionais Hypland [comercial para a Copa da Rússia], e Monsterlands [série para o Travel Channel ] em parceria com empresas da Califórnia. Bia Goldenberg e Matheus Ramalho são os sócios da Raiz de Oito, que tem como norteador a excelência profissional aliada ao bom humor, gentileza e transparência.

FICHA TÉCNICA

Direção: Matheus Ramalho

Produção: Bia Goldenberg

Direção de Fotografia:  Pedro Faerstein e Miguel Lindenberg

Som Direto: Yuri Ribeiro

Roteiro: Clarissa Moebus Ramalho

Edição de som e mixagem: Final Mix

Trilha sonora original: Leandro Donner

Correção de Cor: Glauco Guigon / Yellow Bunker

Parceria: Habitat para a Humanidade Brasil



Nenhum comentário