[News] Ricardo Bacelar homenageia Belchior com o single ¨Vício Elegante¨


Ouça a faixa aqui:

O pianista, compositor e arranjador Ricardo Bacelar lança agora a regravação da “Vício Elegante”, a última canção do cantor e compositor Belchior, que completaria 72 anos no último dia 26 de outubro, feita em parceria pelos dois.
O single está disponível nas plataformas digitais, e o vídeo, registrado em estúdio com direção de Nando Chagas, pode ser acessado no YouTube. Assista aqui: https://youtu.be/mM6-C-Hpq5c .
O ano é de 1996. Belchior entra em estúdio para gravar o penúltimo disco de sua carreira. Para a direção musical e arranjos, a gravadora GPA convoca Ricardo Bacelar, sob a produção de Guti Carvalho. A ideia era fazer um disco explorando o lado intérprete de Belchior. Ele e Bacelar estão à vontade: os dois são cearenses e já dividiram o palco algumas vezes. No repertório do álbum, Roberto Carlos, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Chico Buarque.
Para completar o repertório, Belchior propõe a Ricardo Bacelar que componham uma canção e, no estúdio, os dois trabalham incessantemente até criarem “Vício Elegante”, a última letra inédita gravada por Belchior, e que também acaba dando nome ao disco.
Vinte e dois anos depois daquela gravação, e um ano e meio após a morte de Belchior, Ricardo Bacelar homenageia o parceiro e amigo regravando esta canção que reúne muitos dos atributos do letrista Belchior, como o lirismo refinado e antenado com os anos 1990.
Para efetuar o registro, Bacelar convidou Delia Fischer para escrever o arranjo de cordas e produzir a gravação. Realizada no estúdio da Biscoito Fino, Delia reuniu uma orquestra com oito violinos, duas violas, dois violoncelos, um contrabaixo, juntamente com o piano e voz de Ricardo. Felipe Abreu fez a preparação vocal. O resultado é suave, poético e inspirador.

Bacelar guarda com carinho uma fita que registra o momento em que os dois trabalham na melodia. A amizade dos dois se iniciou em 1988, quando tocaram juntos pela primeira vez. Segue o registro de Paralelas (https://youtu.be/8SAe6Sa1kfg). Bacelar trabalhou em alguns discos da gravadora de Belchior (Camerati). Belchior participou de uma faixa no primeiro disco solo de Ricardo Bacelar: “Tempos de Liberdade” (Ricardo Bacelar/Jorge Hélio Chaves), do álbum “in natura” (2001).

Ricardo Bacelar, que integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi, lançou em 2018 o terceiro trabalho solo de sua carreira: “Sebastiana”. Com uma vertente jazzística, o disco foi gravado e mixado em 2017 em Miami, nos Estados Unidos, nos lendários estúdios Hit Factory (Criteria) e Rebel 11. Lançado em março de 2018 na América Latina, Japão, Europa e Estados Unidos, o álbum entrou na lista dos 50 discos mais tocados nas rádios de jazz norte-americanas em abril e durante 16 semanas ficou entre os 100 mais tocados. “Sebastiana” gravita em torno de uma releitura latino-americana de uma porção do repertório da música brasileira.

VICIO ELEGANTE
Belchior / Ricardo Bacelar
(Fortaleza/GPA)

“Se uma estrela cai do céu

Vai para o Japão

E entra em meu quarto de hotel

Como a gueixa de plantão

Todo zen fumando espero

Essa deusa vem me ver

Mas sensual que um bolero

Em calma luxo e prazer

Versos perversos

das flores do mal

E nesse romance

fantasia oriental

Cenas obscenas não

Apenas de amor

Estou navegando

numa tela multicor

”Ligo o radio contra o tédio

Vicio elegante

E gozo em paz seu assedio

Numa onda de amante

O viver é de improviso

Faz a própria lei

Mas navegar é preciso

Vou mandar-te um lay lay lay

Tão pós-moderna

A eterna paixão

Nesse programa

Guia de navegação

Vi seu poema

em meu computador

Estou navegando

numa tela multicor”



Nenhum comentário