[News] Fonte Elo Ibirapuera apresenta espetáculo em homenagem à cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo comemora 465 anos em 2019 e a Fonte Elo Ibirapuera terá mais uma vez o espetáculo em homenagem à data. O show das águas acontece de 25 de janeiro a 03 de fevereiro, em duas sessões, às 20h30 e 21h, e é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela Elo – bandeira 100% brasileira que tem Banco do Brasil, Bradesco e CAIXA como acionistas.
Assim como nas apresentações de Natal, nesta edição, além dos acessos para pessoas com deficiência física, o espetáculo oferecerá acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. A transmissão será feita em parceria com as ONG Mais Diferenças e Ktalise Tecnologias e terá audiodescrição, legenda e libras. As pessoas com deficiência poderão baixar um aplicativo para acompanharem o conteúdo das apresentações em seus celulares.
O espetáculo, que tem 20 minutos de duração, começa contando brevemente a história da cidade a partir de imagens do Pateo do Collegio e passa por momentos marcantes como a inauguração da Avenida Paulista, o Museu do Ipiranga, o Mercadão e muitos outros.
No écran da Fonte, o público poderá ver também muitas referências sobre os bairros tão característicos da cidade como Liberdade, Bixiga e Vila Madalena. As imagens mostrarão a diversidade de cada região, exaltando a cultura cultivada em cada um deles.
O terceiro bloco da apresentação é dedicado à diversidade de etnias que São Paulo reúne. Para isso, serão mostrados diferentes rostos, gênero e estilos. O espetáculo vai dedicar também um momento para falar dos espaços de cultura e lazer que a cidade oferece, mostrando parques, centros culturais, teatros e baladas.
Para finalizar, será através do grafite, já que a arte de rua é tão marcante em São Paulo, que o ‘parabéns’ para a cidade será feito.
O espetáculo tem curadoria do músico Ney Marques. Entre as canções que fazem parte do repertório do espetáculo – produzido pela Divina Comédia, realizado pela Elfus Eventos e com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania –, estão alguns chorinhos, samba e hip hop. Entre as músicas escolhidas, estão “O Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, interpretada por Demônios da Garoa, além de temas clássicos de Pietro Mascagni e Giuseppe Verdi.
Sobre a Fonte Elo Ibirapuera
Essa será a segunda apresentação em homenagem a São Paulo, depois que a Fonte foi totalmente revitalizada pela bandeira de cartões Elo, com o apoio do Ministério da Cidadania, Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Fonte Elo Ibirapuera é uma instalação flutuante com 110 metros de comprimento que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto, a cada coreografia. Cada torre de água da fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até quinze metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens.
Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago. Seus bicos, motores hidráulicos, equipamentos eletrônicos, suas cores foram totalmente renovados pela Elo, que também investiu na produção de novos espetáculos.
Além do efeito artístico, a Fonte é extremamente importante para melhorar a oxigenação da água dos lagos, melhorando as condições da vida da sua fauna e flora aquáticas.
Sobre a Elo
Lançada em 2011 por três dos maiores bancos do País (Banco do Brasil, Bradesco e CAIXA), a Elo é a primeira bandeira 100% brasileira. Com o objetivo de ser uma marca robusta e abrangente, a Elo oferece uma ampla variedade de produtos e serviços destinados a todos os públicos. Aceita em 7,5 milhões de estabelecimentos em todo o território nacional, a Elo também é a primeira bandeira nacional com aceitação internacional. Por meio de parceria com a rede Discover, os cartões podem ser usados para compras em 190 países e territórios. A Elo possui aproximadamente 120 milhões de cartões emitidos.
SERVIÇOFonte Elo Ibirapuera – Programação Especial de Aniversário de São PauloDatas: Estreia dia 25 de janeiro. Até 03 de fevereiro.
Horários: Duas apresentações: às 20h30 e 21h
Local: Parque Ibirapuera | Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
GRATUITO
Modo Ornamental: A fonte funciona em modo ornamental todos os dias. De 2ª a 6ª, das 9h às 12h, das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário