[News] Performance une arte e tecnologia sobre xamanismo e rituais de magia ancestral no Oi Futuro



Acontece nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, às 15h, no Labsonica – Oi Futuro Flamengo, a apresentação do processo criativo da obra multimídia MACHĬNA DE CONTATOS EKSTATIKÓS, experiência artística performática onde o público, conduzido por seis performers, é testemunha ativa de um ritual ancestral futurista tecnoxamânico. O público-alvo do evento "Machina In Process" são pessoas que têm interesse em arte, tecnologia, performance, instalação, atuação, pesquisa, processos criativos, misticismo, xamanismo, rituais de magia ancestral, experimentação, reciclagem, sustentabilidade e criatividade em geral. Para participar basta mandar o nome completo e número de um documento com foto para o e-mail contato@artsonica.com.br. A entrada é gratuita e a duração do evento é de 60 minutos.

Realizado pelo Koletivo Machina o evento faz parte do processo criativo do ArtSonica Residencia Artística. Durante a apresentação do andamento da construção da obra de arte multimíia que ficará em exposição a partir do segundo semestre deste ano, o público terá acesso a um ritual que experimenta na intersecção entre tecnologias orgânicas (máscaras ritualísticas; imobilidade física; gestos conscientes; sonoridades corpóreas; visualização criativa) e inorgânicas (receptores para captação de ondas eletromagnéticas cerebrais; video mapping; captura e manipulação, digital e analógica, de efeitos sonoros). 
A performance ocorrerá dentro de uma bolha de nylon branco, tecido que propicia receber projeções de luz e imagens. Em seu interior há uma compilação de objetos simbólicos advindos dos dois mundos: orgânico e inorgânico. Terra, plantas de poder, cristais, penas e ossadas de animais, mas também placas de circuito, fios, monitores quebrados, plástico. Esse domo é uma pequena representação do nosso mundo, um microcosmo da nossa condição planetária na qual esses elementos criados pelo homem já estão inevitavelmente imiscuídos no ambiente natural.
O processo criativo da residência utiliza os recursos técnicos e o espaço físico oferecidos pelo Labsonica. A performance é baseada em uma técnica de trabalho de Jerzy Grotowski, durante sua fase parateatral, e desenvolvida durante 30 anos por Antero Alli nos EUA - a Paratheatrical Research. Tudo isso dará vida a um universo multimídia chamado MACHINA DE CONTATOS EKSTATIKÓS. Durante a performance as emissões de cada identidade cyborg criarão paisagens sonoras singulares, que influenciarão o estado de presença do performer central, que por sua vez influencia a iluminação captadas pelo receptor em sua indumentária. A ideia é a criação de um espaço que alicerça ao sagrado sem dogmas. Uma ação prática que busca acessar transes ancestrais de conexão com os mundos anímicos da natureza utilizando e ressignificando a tecnologia contemporânea como mais uma ferramenta, fetiche ou ornamento possível em seu repertório.

O ArtSonica - Residência Artística é um projeto idealizado e dirigido pela Zucca Produções e tem patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio do Oi Futuro e do LabSonica. O objetivo é avançar sobre a missão do Oi Futuro, que é fomentar a inovação, promover experiências criativas de todas as áreas e estimular conexões para potencializar o desenvolvimento coletivo e pessoal.
Saiba mais no evento: https://bit.ly/2RtAwPj.

Serviço
Labsonica – Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 107, 5º andar – Flamengo. Data: 17 de janeiro (Sexta). Horário: 15h. Grátis. Classificação: Livre. Para vir assistir ao In Process, basta enviar um e-mail com seu nome completo e CPF para: contato@artsonica.com.br. Saiba mais no evento: https://bit.ly/2RtAwPj.

Acompanhe o ArtSonica nas redes sociais



Nenhum comentário