22 novembro 2018

[News] Dezembro no CCBB

O mês de dezembro fecha a programação de 2018 do CCBB RJ com as exposições Jean-Michel Basquiat e 100 Anos de Athos Bulcão, além dos espetáculos Contos Partidos de AmorA Última Aventura é a Morte de No Pirex. No cinema, tem a Mostra deCinema Norueguês e O Realismo Social de Mike Leigh.

EXPOSIÇÃO
JEAN-MICHEL BASQUIAT
1º andar e térreo
Até 07/01
Retrospectiva, inédita no país, com mais de 80 quadros, desenhos e gravuras de Basquiat, que desenvolveu um estilo novo e expressivo e tornou-se um dos destaques da retomada da pintura figurativa na década de 1980. A obra personifica o caráter de Nova Iorque nos anos 1970/80, quando a mistura de empolgação e decadência criou um espaço importante de criatividade. As figuras poderosas que dominam a cena na obra do artista levam os críticos a classificá-lo como um neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está imerso na cultura pop.
Curadoria: Pieter Tjabbes
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca






100 ANOS DE ATHOS BULCÃO
2º andar e térreo
Até 28/01
A exposição celebra o centenário do carioca Athos Bulcão, conhecido pela diversidade e inegável importância histórica e cultural de sua produção, apresentando mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari até a criação
de sua obra de integração de arte à arquitetura em suas duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima.
Curadoria: Marília Panitz e André Severo
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: livre

Entrada Franca

TEATRO

CONTOS PARTIDOS DE AMOR
Teatro II – Sábados, às 16h e 19h, e domingos, às 16h
Até 16/12
Quatro pessoinhas amorosas e ciumentas revelam ao público suas verdades sobre as relações humanas. Por meio de diálogos bem humorados, dança e música, a peça infantojuvenil apresenta canções e contos originais livremente inspirados na obra de Machado de Assis.
Direção: Duda Maia. Dramaturgia: Eduardo Rios. Direção musical: Ricco Viana. Elenco: Diego de Abreu, Isadora Medella, Luciana Balby e Tiago Herz.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre







A ÚLTIMA AVENTURA É A MORTE

Teatro III - 19h30 – quarta a domingo

Até 16/12

Inspirada em um poema inédito do dramaturgo alemão Heiner Müller, a PeQuod coloca lado a lado atores, bonecos e projeções, em uma encenação que alinha teatro, artes visuais e performance, trazendo para o seu universo uma discussão política e contemporânea.

Direção: Miguel Vellinho. Elenco: Diego Diener, Liliane Xavier, Maksin Oliveira, Mariana Fausto, Miguel Araújo e Paulo de Melo.

O formato do espetáculo não prevê poltronas para os espectadores.

Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

NO PIREX – Mostra Armatrux Eidi Ferreira
Teatro I - 19h – sexta a segunda

Até 17/12

A peça dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos, o espetáculo é uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e manipulação de objetos cotidianos. Em foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte, obra aberta a múltiplas interpretações do público.

Dramaturgia: Eid Ribeiro e Grupo Armatrux. Direção: Eid Ribeiro. Elenco: Tina Dias, Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras e Fabio Furtado.

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

MÚSICA

MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Não haverá concerto no dia 26/12.

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre


CINEMA
MOSTRA DE CINEMA NORUEGUÊS
Cinema II – Quinta a segunda
Até 10/12
Realizado em conjunto com a Embaixada da Noruega em Brasília e o Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, a mostra traz para as telas do CCBB a produção cinematográfica norueguesa da atualidade.

A programação apresenta títulos voltados para os públicos jovem e adulto, entre dramas, comédias, documentários e filmes de aventura. O destaque fica por conta da exibição inédita no Brasil de episódio da terceira temporada da websérie Skam, aclamada internacionalmente.

Curadoria: Embaixada Real da Noruega em Brasília.

Programação no fôlder da mostra e em culturabancodobrasil.com.br

Classificação indicativa de acordo com o filme.

O REALISMO SOCIAL NO CINEMA DE MIKE LEIGH
Cinema I – Quarta a segunda
05 a 17/12
Retrospectiva da obra do roteirista e diretor britânico Mike Leigh, vencedor da Palma de Ouro e do Prêmio de Direção em Cannes, do Leão de Ouro em Veneza, do Leopardo de Ouro em Locarno e indicado sete vezes ao Oscar, entre diversos outros prêmios.

A mostra traz filmes que realizou em quase 50 anos de atividade, como Segredos e mentiras O segredo de Vera Drake, além de outros, inéditos nas salas comerciais brasileiras. A programação inclui trabalhos prévios feitos para televisão, sobretudo para os canais BBC e Channel 4, mesas de debate e uma aula magna.

Curadoria: Hans Spelzon e Tunico Amancio.

Programação no fôlder da mostra e em culturabancodobrasil.com.br

Classificação indicativa de acordo com o filme.

GALERIA DE VALORES
Quarta a segunda - 09 às 21h
Museu Banco do Brasil
Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!
Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Quarta a segunda - 09 às 21h
Museu Banco do Brasil
Exposição de longa duração que apresenta a história do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas, recentemente reabertas, com nova cenografia, mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio

ARQUIVO HISTÓRICO
Segunda e quarta a sexta - 10h às 19h
6º andar
Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-2353.

CCBB EDUCATIVO
Quarta a segunda – 09h às 21h
1º andar
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão para todos os públicos, garantindo acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência:
Mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com.
Programação completa e inscrições em: ccbbeducativo.com.

Serviços
Confeitaria Colombo - Casa de chá
2° andar
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária. 

Restaurante e Cafeteria Verso
Térreo
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.

Livraria da Travessa
Térreo
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário

Postar um comentário