[Eventos] Lançamento do livro Primeira Página: Conflito na Baiana

No último domingo (23) aconteceu o lançamento do livro ´´Primeira Págija-Conflito na Baiana´´, do autor carioca JM Costa, com direito a um bate-papo pré-lançamento, onde nós fomos convidados a participar. O evento ocorreu em Botafogo, no Birreria Escondido, na Rua Voluntários da Pátria, 53.

Primeiramente, falemos da escolha do local. Quem imaginaria um lançamento de um livro num bar/restaurante, ao som do melhor do rock? A ideia deixou todo o evento com um clima muito mais descontraído, aproximando muito mais o escritor de seus (futuros) leitores.
Em segundo lugar, falemos sobre o autor. José Maurício Costa é jornalista formado pela FACHA e escritor, com Pós-Graduação em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais pelo SENAC-RIO e já escreveu para veículos como GloboEsporte, Jornal Extra e Revista Tatame.Ele está fazendo sua estreia na literatura aos 44 anos com ´´Primeira página-um conflito na baiana.´´

O livro foi publicado de forma independente e o autor teve que criar um crowdfunding-sistema de financiamento coletivo- no site Kickante para arrecadar fundos para lançar sua obra. Contribuições podem ser feitas a partir de 39 reais e o doador recebe um exemplar autografado. A princípio, Primeira Página não será vendido em livrarias, apenas pelo site de crowdfunding e divulgado em eventos pelo próprio autor. ´´Não tenho mais tempo para bajular editoras.Meu objetivo é conquistar leitores.´´

Às 17:00 começou o bate papo, onde o autor e nós – os convidados – conversamos sobre a obra e a vida dele. Nos dando uma visão ampla de todo o trajeto até o livro final, JM Costa nos contou desde seu trabalho como jornalista e redator e como isso influenciou sua escrita e a criação do livro. “Um telefonema veio a minha mente”, comentou o autor, “e daí toda história veio pra mim”. Ainda sobre o processo de escrita, o autor comentou que “é caótico. Não sigo nenhum roteiro. Eu escrevo e vou descobrindo a história junto com a personagem.”

O livro nos traz Clara Gabo, uma repórter em início de carreira, que recebe a ligação, um pedido de ajuda, de uma menina de 9 anosque é a principal testemunha de um crime, que se desdobrará em uma reportagem que colocará em jogo sua vida e seu trabalho. Sobre a personagem, o autor disse que se inspirou em “todo jornalista iniciante, que tem aquele sonho de mudar o mundo com a sua notícia”. Disse também que fez o livro “para incomodar, para fazer pensar. Não só para entretenimento”.


  Irlan Silva e Clara Monnerat com o autor José Maurício Costa

Um comentário:

  1. Oi Clara!
    QUe evento legal! sempre quis ir em um lançamento. adorei a escolha do local e a "trilha sonora"
    beijos

    ResponderExcluir