[Resenha] A vida e a lenda de Obi-Wan Kenobi

Sábio e Poderoso. General e Jedi. A vida e a lenda. Subestimado como Padawan, Obi-Wan Kenobi se tornaria um dos mais respeitados Mestres Jedi e, embora tenha jurado servir à República Galáctica e à Ordem Jedi, seu próprio aprendiz trouxe destruição a essas instituições milenares. Incapaz, porém, de resgatar Darth Vader da influência do Lado Sombrio, tornou-se responsável por treinar a única pessoa que poderia fazê-lo: Luke Skywalker. Esta é a história extraordinária do mestre Obi-Wan Kenobi, narrada desde seu primeiro encontro com Anakin Skywalker até o duelo final com Darth Vader – e além.
O que eu achei?

Os livros do universo expandido de Star Wars são uma ótima maneira de aprofundar os conhecimentos sobre a saga. Esse conta a história de Obi-Wan, um dos mais célebres mestres Jedi e treinador de Luke desde seu treinamento como Padawan (aspirante a Jedi) com Qui-Gon Jinn até seu duelo com Anakin ao se transformar em Darth Vader. Ele reconta as histórias dos seis episódios sob o ponto de vista de Kenobi e introduz alguns conceitos novos do universo expandido, como, por exemplo, novas máquinas e aeronaves.

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que significa cada termo: universo expandido são as histórias originais de SW que não aparecem nos filmes e podem se passar antes, durante ou após um episódio, novo cânone são as histórias dos desenhos, filmes e HQs oficializados depois que a Disney comprou a franquia. Todas as histórias que não tenham o selo Legends são consideradas cânones. E as histórias do selo Legends foram lançadas antes da Disney comprar os direitos. Isso significa que ela não tem a obrigação de seguir a cronologia dos filmes em seus próximos lançamentos e fica a critério de cada fan considerar as histórias desse selo verídicas ou não.
O que mais me tocou na história foi conhecer a triste história de Obi-Wan. Sempre o vemos nos filmes como um exemplo de líder, visto por Luke quase como uma figura patriarcal mas apenas pelos filmes de Guerra nas Estrelas não conhecemos seu trágico passado. Para começar, ele foi arrancado de sua família cedo para começar o treinamento Jedi, sua mãe era uma humana que morreu quando era pequeno (há uma cena no livro em que Anakin pergunta se Obi-Wan se recorda dela e a resposta é que só lembra vagamente do cheiro do perfume dela) e até os 12 anos, ninguém o tinha escolhido como aprendiz de Jedi, até que um dia Qui-Gonn Jinn visitou o Templo Jedi e presenciou seu duelo com Bruck Chun. Obi-Wan lutou até a exaustão e no final, ele derrotou Chun de maneira tão violenta que Jinn o achou perigoso demais para virar Padawan. Kenobi foi enviado para a mina Bandomeer para trabalhar como lavrador para uma empresa agrícola. Por uma feliz coincidência, Jinn também foi enviado numa missão para esse mesmo planeta.Ele e Obi-Wan tiveram que trabalhar juntos para fugir da missão, que era uma armadilha tramada por Xanatos, um ex-Padawan de Qui-Gonn.Só depois de Obi-Wan ter lutado a seu lado e provado seu valor, foi aceito como aprendiz. Os anos seguintes.o aprendizado de Anakin, a traição, até seu exílio em Tatooine também não foram fáceis.
Espalhados ao longo da narrativa, há alguns interlúdios de Luke Skywalker olhando as anotações de seu mestre e aprendendo sobre o passado dele.
A origem e a lenda de Obi-Wan Kenobi apresenta uma leitura fácil, apesar de ser um livro de ficção científica, alguns termos técnicos são explicados em notas de rodapé e a escrita flui rápido. Uma obra imperdível para qualquer fan de Star Wars.

Um comentário:

  1. Oi Clara
    Sou super fã da produção cinematográfica porém nunca li os livros a respeito. Acho interessante pois realmente é uma forma de nos aprofundarmos neste universo.
    beijos

    ResponderExcluir