[Agenda] Marco Frossard abre mostra fotográfica "Soy como soy" no Rio Sul

MARCO FROSSARD ABRE MOSTRA FOTOGRÁFICA "SOY COMO SOY"
NO LOUNGE RIOSUL COM CURADORIA DA HOMEGROWN
Exposição exibida no Arte Core e na Galeria Homegrown Ipanema abre nova edição no shopping carioca
 
A partir do dia 20 de abril, o Lounge RIOSUL recebe a exposição Soy Como Soy, de Marco Frossard, com curadoria da Homegrown. O fotógrafo, que desde jovem se interessa por grupos de contracultura, apresenta histórias das ruas de São Paulo e Los Angeles em seu novo projeto pessoal. A mostra, exibida no Arte Core no ano passado e na Homegrown Ipanema este ano, é fruto de quinze anos de dedicação. Nela, o artista retrata personagens que cultuam o universo dos carros lowrider no Brasil e nos Estados Unidos.

"A ideia de fazer parte de um grupo que você escolhe e para o qual também é escolhido sempre fez sentido para mim. Em 2000, comprei um carro antigo que veio com várias revistas, dentre elas uma Lowrider Magazine. Decidi reformar e transformar o carro em um lowrider. Para isso, entrei em contato com pessoas de São Paulo. Foi difícil, já que era um universo fechado. Aprendi que lowrider era uma cultura", explica o fotógrafo.

Frossard começou fotografando amigos em São Paulo, até que em 2005 foi pela primeira vez para Los Angeles, o berço da cultura lowrider. Nos Estados Unidos, aos poucos conseguiu penetrar no mundo fechado das gangues e passou a retratá-las também em suas fotos. Seu trabalho rendeu frutos. O primeiro foi a exposição no Arte Core, em 2016, festival de arte urbana no MAM Rio, com curadoria da Homegrown. Depois, ganhou também as paredes da Galeria Homegrown Ipanema, em fevereiro deste ano. As fotografias são uma amostra do que o artista pretende transformar em livro.

“Esse projeto tem uma estética bastante peculiar e é interessante levá-lo para ambientes e públicos diversos ao assunto, como ao Arte Core, evento carioca mais genuíno dedicado à cultura de rua, na Galeria Homegrown Ipanema e agora no RIOSUL. O que sempre busco retratar nas minhas fotos, nos planos abertos ou fechados, é a intimidade de cada indivíduo, família, o dia a dia deles. Com o lowrider, busco mostrar a paixão dessas pessoas pelos seus carros”, analisa.

Soy Como Soy fica em cartaz até dia 14 de maio e contará com cerca de 35 fotografias. As imagens possuem proporção marcada entre chão e céu e a simetria é uma grande preocupação de Frossard. Uma das principais características das fotografias é retratar o universo monocromático dos retratos em contraponto ao lúdico das cores dos carros e de seu entorno. 

Serviço:
Soy Como Soy
Abertura: Quinta-feira, 20 de abril, das 17h às 22h.
Período de exposição: De 20 de abril até 14 de maio.
Horário de visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo e feriados, das 12h às 21h
Endereço: Shopping RIOSUL - Lounge no 2º piso - Rua Lauro Müller, 116 - Botafogo
Telefone: 2543-0080
Entrada Gratuita/ Classificação livre


3 comentários:

  1. Para quem gosta de fotografias e todo o trabalho artístico por trás desse trabalho,essa exposição é uma ótima dica!

    Uma pena que em minha cidade,não tenha quase nada.

    ResponderExcluir
  2. Maisa!
    Fotografias bem feitas são sempre lindas de serem apreciadas.
    Não conheço o fotógrafo, mas gostaria de ver sua amostra.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maisa
    Com certeza eu iria.
    Amo mostras fotográficas. Na universidade sempre tinha próxima a biblioteca. Eu sempre parava para ficar admirando.
    Beijos

    ResponderExcluir