[Programação cultural RJ] Férias criativas: CCBB Educativo - Lugar de Encontro apresenta programação gratuita para todas as idades com contação de histórias, música e circo
Durante as férias escolares, o CCBB Educativo – Lugar de Encontros apresenta, entre os dias 15 e 26 de julho, uma programação gratuita que transforma o tempo livre em uma oportunidade de descoberta, criação e convivência. A agenda reúne contações de histórias, oficinas, laboratórios de arte, atividades musicais e visitas mediadas às exposições "Vik Muniz – A Olho Nu", "Do Sal ao Digital: o Dinheiro na Coleção Banco do Brasil" e ao prédio histórico do CCBB RJ. A programação também contempla atividades acessíveis e propostas voltadas às primeiras infâncias, para crianças de 2 a 3 anos e de 3 a 6 anos.
Um dos destaques acontece no sábado, 18 de julho, às 14h, na Rotunda, com o espetáculo "Circo Literário Show", apresentado pelos Irmãos Brothers. A montagem reúne circo, música e literatura em uma experiência lúdica que estimula o prazer pela leitura e a imaginação.
Outro destaque é a Maratona de Histórias CCBB Educativo, realizada às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, sempre às 11h. As sessões combinam música, palhaçaria, teatro de sombras e bonecos para aproximar o público do universo da literatura. Já os laboratórios propõem experiências práticas de criação artística, com oficinas de gravura, técnicas de revelação, modelagem em argila e teatro de sombras.
— Os programas educativos entram em cena com o intuito de provocar olhares diversos, partindo das exposições em cartaz para criar diálogos, relações e aproximações — afirma a coordenadora do projeto, Daniela Chindler. Segundo ela, mais do que oferecer explicações prontas, o CCBB Educativo – Lugar de Encontros busca despertar a curiosidade e revelar a poesia presente nas experiências, nos encontros e nas obras.
ATIVIDADES PERMANENTES
VISITAS AGENDADAS
Segunda e Sexta: 9h30, 10h, 15h e 18h
Quarta: 9h30, 10h e 18h
Quinta: 09h30,10,14h,15h e 18h
Sábado e Domingo: 9h30
e-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
VISITA COGNITIVA Domingo: 8h (através de agendamento)
VISITAS MEDIADAS
Ingressos disponíveis na bilheteria física e no site do CCBB: bb.com.br/cultura
Visita mediada à exposição “Vik Muniz - A olho nu”
Até 07/09/2026
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta: 11h 16h e 18h
Sábado e Domingo: 10h
Visitas Mediadas com intérprete em Libras
Quarta: 11h
Sábado: 11h e 14h
Visita mediada Caminhos da Memória
Segunda e Quinta: 17h
Sábado e Domingo: 12h
Circo Literário Show apresentado pelos Irmãos Brothers
Entrada gratuita
Local: Rotunda
Sábado: 14h
Classificação: livre
O Circo Literário Show une circo, música e literatura para despertar o interesse das crianças pela leitura de forma lúdica e divertida. Com humor, números circenses e personagens inspirados na literatura infantil, o espetáculo estimula a imaginação, promove o hábito da leitura e celebra a trajetória de três gerações dos Irmãos Brothers.
LABORATÓRIO DE ARTES
Entrada gratuita por ordem de chegada
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar
Segunda: 12h
Quarta e Sexta: 12h e 17h
Sábados,Domingos e Feriados: 15h e 17h
Domingos: 11h, 15h e 17h
Será oferecida uma dentre as atividades abaixo por horário.
ANTES DE SER OBJETO – LABORATÓRIO COM ARGILA
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
A inspiração deste laboratório vem da série “Relicários”, de Vik Muniz. Objetos do nosso dia a dia são ressignificados para criar ilusões e humor, como um sarcófago feito de vasilhas de Tupperware e luvas de seis dedos. Como é comum em outras criações de Vik Muniz, a série testa a forma como olhamos e damos valor aos objetos ao nosso redor. Na atividade os participantes vão se fazer a pergunta: O que faz um objeto virar arte? Então com argila nas mãos, vão criar esculturas que brincam com a lógica, reinventam o passado e dão forma a ideias impossíveis, descobrindo juntos como o valor artístico está menos no material e mais no contexto e nas histórias que contamos.
IMPRIMINDO PERSONAGENS - LABORATÓRIO DE GRAVURA
Classificação indicativa: 7 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
Laboratório de gravura com técnica que influenciou importantes artistas do impressionismo europeu. Durante a experiência, os participantes criam personagens a partir de matrizes.
O QUE A LUZ MOSTRA - LABORATÓRIO DE CIANOTIPIA
Classificação indicativa: 7 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
Em diálogo com a exposição "Vik Muniz - A olho nu", o Laboratório de cianotipia, técnica fotográfica que utiliza a luz para criar imagens, convida o público à experimentação. A atividade parte da investigação presente na obra do artista, que propõe novas formas de construção da imagem, a partir de materiais e processos não convencionais, oferecendo uma experiência sensível de observação e descoberta.
LUMINANDO HISTÓRIAS
Classificação indicativa: a partir de 6 anos
Entrada gratuita por ordem de chegada
Laboratório que oferece ao público uma experiência de criação no teatro de sombras.
HORA DO CONTO
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar.
Programação de férias Maratona de Histórias
Segunda, quarta, quinta e sexta: 11h e 16h
Sábados, domingos e feriados: 14h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: livre
Como mediar o conteúdo de uma exposição com histórias? Ao incluir histórias na programação, é sugerido ao visitante um novo olhar sobre as obras expostas. Para que a história se desenrole usa-se o faz de conta. Quando o visitante se transporta para o papel de ouvinte, ele está compactuando com a ficção. Existe melhor forma de viver experiências?
A Lenda da Noite
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Histórias do nosso imenso Brasil
Essa é uma história da tradição amazônica que nos transporta para o tempo em que a noite ainda não existia. Dois jovens partem em busca de um mistério guardado nas águas e encontram os “encantados”: seres que habitam rios, florestas e o imaginário dos povos do Norte. Inspirada na oralidade e nos saberes ancestrais da região, a narrativa convida o público a mergulhar em um universo onde natureza e memória se entrelaçam, revelando a força das histórias que formam o patrimônio cultural brasileiro.
Peixe Vivo
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Histórias do nosso imenso Brasil
Dois pescadores são os protagonistas destas histórias do mar. Navegam os personagens e os espectadores na delicadeza de um relato que utiliza recursos do teatro de sombras e doces cantigas.
Histórias para ver o invisível
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Exposição "Vik Muniz - A olho nu"
“Histórias Invisíveis” reúne narrativas tradicionais de diferentes culturas que desafiam a lógica e despertam a imaginação. Entre elas estão as divertidas histórias de Nasrudin, sábio do Oriente Médio, e o clássico “A Roupa Nova do Rei”, de Hans Christian Andersen. Com humor e fantasia, a contação convida o público a refletir sobre o comportamento humano e a enxergar além das aparências.
Hermes, o menino que tinha asas nos pés
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Primeiro de Março,66 – um prédio e sua arquitetura
Pensada para diferentes formas de percepção e mobilidade, a atividade utiliza recursos táteis e visuais para narrar a história do deus Hermes. Ao longo do percurso, o público explora cenários inspirados na arquitetura do CCBB, acompanha as aventuras do mensageiro dos deuses e participa de uma experiência sensorial, coletiva e inclusiva.
Histórias da minha Terra
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: 5 anos
Repertório: Histórias do nosso imenso Brasil
Inspirada no livro “Histórias da Minha Terra”, a contação narra uma história real sobre a chegada das primeiras famílias migrantes à região que mais tarde se tornaria Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. Em meio às aulas da professora Aparecida, um boi enfurecido invade a sala, dando início a uma divertida aventura conduzida pelo ator Antônio Valladares, com cenário criado pela educadora Marianne Chamarelli.
Uma jornada além do tempo
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Histórias orais do mundo
Um jogo de escolhas, transforma espectadores de todas as idades em participantes ativos da história. Aqui, o destino do personagem está nas mãos do público. A contação narra a trajetória de um jovem bondoso o qual vive uma experiência extraordinária, mas repleta de desafios. O protagonista conhece um reino mágico no fundo do mar, onde tudo parece perfeito e o tempo não segue as mesmas regras do mundo real. Aos poucos, a história revela que toda escolha carrega consequências e, junto com Tarō, o público é convidado a descobrir cada uma delas.
O Boi de Milagres
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Histórias do nosso imenso Brasil
Entre humor, encantamento e acontecimentos inesperados, a narrativa mostra como um antigo conto atravessou gerações até se transformar em brincadeira, dança e festa presente em diferentes regiões do Brasil.
O ancião que faz florescer e seu fiel amigo
Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: livre
Repertório: Histórias orais do mundo
A narrativa acompanha a história de um bondoso ancião que encontram uma fortuna inesperada. No mesmo vilarejo, vive um senhor ganancioso que faz de tudo para conseguir esse tesouro para si. Inspirada na tradição japonesa, a contação convida o público a mergulhar no mundo fantástico e encantado das cerejeiras.
PEQUENOS EXPLORADORES
Local: Biblioteca Banco do Brasil, 5° andar
Sábados e feriados: 11h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: 3 a 6 anos
Crianças e acompanhantes vão conhecer o prédio e a história do CCBB de forma divertida. A atividade propõe uma caça aos segredos, em que pistas, mapas, bilhetes e baús conduzem os participantes por diferentes espaços do centro cultural, transformando a visita em uma aventura de descobertas.
PEQUENAS MÃOS
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar
Sábados e feriados: 13h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: 3 a 7 anos
Duração: 30-40 minutos
O Quarto de Luiza
Agora é noite / E você deve estar dormindo de barriga para baixo / Com seu pijama de bolinhas / E nem desconfia / Que eu encontrei / Dentro do seu nome, as palavras Luz e Lua (...) Inspirada na poesia “Pequena Luiza”, de Daniela Chindler, as crianças pequenas vão manipular objetos e brincar com luz e sombra.
PEQUENÍSSIMAS MÃOS
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar
Domingos: 13h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: 2 a 3 anos
Duração: 25 minutos
Entre Notas e Bichos
Projeção de imagens, música, contação de histórias e máscaras nesta atividade que apresenta, para as crianças pequeninas, os animais da fauna brasileira, que estão desenhados nas nossas notas de dinheiro.
LIVRO VIVO
Local: Sala do CCBB Educativo, 1° andar.
Sábados, domingos e feriados: 16h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Classificação indicativa: livre
Livro Vivo é uma atividade de mediação de leitura que busca compartilhar a experiência de ler um livro, incentivando o interesse de novos leitores. Inspirado nas exposições em cartaz e ações de patrimônio.
Sobre o CCBB Educativo – Lugar de Encontros
O CCBB Educativo – Lugar de Encontros parte da ideia de que o conhecimento é construído coletivamente, por meio da convivência, da escuta, do diálogo e da troca de experiências. Mais do que apresentar conteúdos, o programa busca criar espaços de encontros entre pessoas, saberes e diferentes formas de expressão, utilizando a arte e a cultura como ferramentas de reflexão e sensibilização. Voltado para públicos diversos, promove o acesso estético, artístico e cultural à programação do CCBB, estimulando a participação ativa, o pensamento crítico e a produção compartilhada de conhecimento, sempre pautados pelos valores da democracia, da pluralidade de ideias, da inclusão e do respeito às diferenças.
“CCBB Educativo - Lugar de Encontros” é realizado pela Davar Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e apresentações em datas comemorativas. As atividades são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil.
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
SERVIÇO
CCBB Educativo – Lugar de Encontros
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site bb.com.br/cultura



Nenhum comentário