[News] Em 5ª temporada, Podcast Pagode Por Elas recebe Maria Marighella, India Smith e PCD Perigosa

 Em 5ª temporada, Podcast Pagode Por Elas recebe Maria Marighella, India Smith e PCD Perigosa


Mercado da música, cultura baiana e diversidade. As anfitriãs Beatriz Almeida e Joyce Melo chegam na quinta temporada do Podcast Pagode Por Elas comandando seis episódios com convidadas que vão desde a Presidente da Funarte, Maria Marighella, até a primeira back dance da Bahia, India Smith e a influenciadora Amanda Soares, mais conhecida como PCD perigosa por compartilhar um estilo de vida considerado inapropriado para pessoas com deficiência. 


Em formato videocast, os episódios serão distribuídos semanalmente, a partir da estreia, na próxima quarta-feira (04/01), no canal oficial da Pagode Por Elas no YouTubehttps://www.youtube.com/c/PagodePorElas.


Foto: Lucas Rodriguez image.jpeg"Faz parte do podcast envolver agentes de diferentes áreas da cultura e da música baiana para constituir memória deste tempo nas produções artísticas femininas e criar possibilidades de conexão e elos entre a rede produtiva da música, cultura e outras linguagens na Bahia. Assim, os convidados trazem suas vivências, experiências, insights e caminhos para uma nova década da música, com mais mulheres em protagonismo, sejam como artistas ou nos bastidores da música", explica Beatriz Almeida, host e diretora de projetos da Pagode Por Elas.


Nesta edição foi realizada uma oficina de podcast gratuita exclusivamente para mulheres que desejam entrar no mercado da podosfera. As idealizadoras  consideram a frente de educação, desenvolvida pela Plataforma Som Por Elas, importante para transformar o mercado. Além da formação teórica, seis participantes foram selecionadas para desenvolver um novo podcast numa experiência de laboratório criativo. 


Uma das selecionadas, Luci Mara Santos, comentou sobre a experiência de dirigir o videocast "Resenha e Dendê", nome do podcast idealizado e produzido pelas participantes durante o laboratório: 


“Consegui atuar como diretora e contribuir em todas as etapas da criação do podcast a partir da oficina, foi uma construção que nos permitiu conhecer esse universo, e atuar em todas as áreas. A gente tem uma potência em Salvador formada por mulheres que conseguem direcionar e também engajar e tem todo desdobramento e impacto social na vida de outras mulheres, e esse foi o nosso caso com a Pagode Por Elas", disse Luci. 

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.


Sobre a Pagode Por Elas


É uma plataforma de conteúdo e projetos especializada nas mulheres do pagode baiano e tem o objetivo de construir uma nova década para o pagodão, dessa vez com representatividade, feito por elas. A atuação acontece por meio da frente de conteúdo, com podcast, reportagens e influência nas redes sociais; eventos, a exemplo do Festival Pagode Por Elas; e a frente de educação e selo musical, Som Por Elas. 


Iniciativa pioneira, a PPE realizou diversos feitos inéditos sobre o protagonismo das mulheres neste gênero musical: o primeiro artigo científico sobre o tema, "As transformações provocadas pela presença de mulheres vocalistas na cena musical do pagode baiano"; A primeira realização audiovisual, a minissérie "Pagodão: A cena por elas", lançada com patrocínio da Skol e em parceria com a Diver.SSA; O Podcast Pagode Por Elas; O primeiro festival com line 100% composta por pagodeiras; A primeira reportagem especial "As donas da zorra toda”, além de uma assessoria de imprensa que mudou o resultado das pesquisas no Google sobre "Mulheres no Pagode Baiano".



SERVIÇO:


Onde assistir: 

Canal do Youtube Pagode Por Elas e plataformas de streaming


Datas dos episódios e participantes:

04.fevereiro - Maria Marighella

11.fevereiro - Ivanna Soutto e Irá Carvalho

18.fevereiro - Priscila Constantini e Inah Irenam

25.fevereiro - Felina (Bloquinho Delas) e Nath BR

04.março - Índia Smith e Amanda Soares (PCD Perigosa)

11.março - Dayane Oliveira (As Minas Conteúdo Digital)

Nenhum comentário