[News] Cinema do Dragão apresenta duas estreias e sessão especial da Mostra Territórios de Liberdade
Cinema do Dragão apresenta duas estreias e sessão especial da Mostra Territórios de Liberdade
Filmes premiados tensionam memória, violência de Estado e disputas por liberdade em diferentes territórios
Entre arquivos da memória, conflitos ainda em curso e histórias marcadas pela resistência, o Cinema do Dragão, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – preparada uma semana de encontros com narrativas que atravessam a política, o afeto e os direitos humanos. A programação entre os dias 5 e 11 de fevereiro reúne produções internacionais premiadas e uma sessão especial dedicada às lutas por liberdade, convidando o público a olhar para o cinema como espaço de reflexão sobre os mecanismos de opressão e as formas de sobrevivência e emancipação que emergem em distintos contextos históricos e geográficos.
O mês de fevereiro também reúne narrativas que atravessam intimidade e embates políticos em diferentes contextos. Em destaque, “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, indicado ao Oscar 2026, que chega à 13ª semana em exibição, revisitando o Brasil de 1977 por meio de um thriller atravessado por tensões históricas, vigilância e deslocamento. Completam a seleção obras como “Foi Apenas um Acidente”, dirigido por Jafar Panahi, “Valor Sentimental”, do diretor Joachim Trier, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, com direção de Chloé Zhao, além de retratos sensíveis sobre maternidade, luto e trauma em “Jovens Mães”, “Sorry, Baby” e “Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”.
Estreia
Na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, na sala 2, estreia “Dois Procuradores” (2026), filme dirigido pelo ucraniano Sergei Loznitsa, exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro. A trama, que marca o retorno do diretor ao gênero da ficção, é contextualizada em 1937, durante o regime totalitário de Stalin. O jovem promotor Alexander Kornyev, interpretado por Aleksandr Kuznetsov, tenta abrir uma investigação contra um centro de detenção soviético ao descobrir os métodos de tortura direcionados a um antigo promotor do Partido Comunista. O filme foi inspirado no romance homônimo de Georgy Demidov, físico que passou 14 anos de sua vida preso em campos de concentração soviéticos. “Dois Procuradores” também foi exibido em importantes festivais de cinema em Toronto (TIFF), Nova York (NYFF), Sydney, Hamburgo, entre outros.
Já na sala 01, também na quinta-feira, entra em cartaz o aguardado “A voz de Hind Rajab” (2026), um filme comovente dirigido pela cineasta e roteirista tunisiana Kaouther Ben Hania, indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional. Em uma noite de terror em Gaza, o que começa como uma chamada de emergência para o departamento humanitário se transforma em uma luta desesperada pela vida de uma criança palestina de apenas 6 anos. “A voz de Hind Rajab” (2026) acompanha a agonizante tentativa dos voluntários da Cruz Vermelha de resgatar Hind Rajab, presa sob fogo cruzado dentro de um carro. Em permanente contato telefônico com a menina, cuja voz no filme é real, eles enfrentam o desafio de coordenar uma operação de resgate em um ambiente de violência implacável. Em 2025, “A voz de Hind Rajab” (2026) venceu o Leão de Prata, Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza.
Mostra Territórios de Liberdade
O Cinema do Dragão realiza sessão especial da Mostra Territórios de Liberdade, programa de filmes irmanado à exposição "Quilombolas: tecendo territórios de liberdade", do Museu da Cultura Cearense. A exposição, com curadoria de Cícera Barbosa, Joseli Cordeiro e João do Cumbe, conta com um acervo de mais de 150 itens, entre objetos, fotografias, sons e frases que se entrelaçam como fios de “Transfluências”.
Na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, “Alegria do Amor” (2025) retorna em sessão especial na Sala 1, às 17h. O filme se passa num quilombo no sertão do Ceará, onde Dulce é testemunha ocular do assassinato do seu companheiro, Davi, executado por jagunços a mando de uma empresa mineradora estrangeira. Ameaçada, Dulce vai para São Paulo, onde dá voz ao crime ocorrido e denuncia o envolvimento da multinacional, com o apoio de ONGs e advogados. Abandonada quando bebê, ela descobre ainda que tinha um irmão gêmeo, hoje a irmã Marisa, dona de um karaokê com espírito de “refúgio” que reúne um público LGBTQIAP+, um universo absolutamente novo para Dulce. Dulce e Marisa cobram de Beatriz revelações sobre o pai desconhecido e partem agora juntas, de volta ao sertão, com duas missões: celebrar a vitória do território quilombola e encontrar o pai que jamais soube da existência das filhas. Filmado na comunidade do Quilombo Sítio Veiga, “Alegria do Amor” (2025) estreou no Festival Itinerante da Língua Portuguesa – Festin Lisboa 2024, participou do Festival Mix Brasil e do Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina.
Em 2025, a Mostra Territórios de Liberdade apresentou curtas e longas-metragens que colocam em cena as disputas por liberdade e libertação dentro de territórios, apresentando uma breve incursão em filmes que filmaram os quilombos e traços de suas formas de vida. Agora, em sessão gratuita, a mostra apresenta sessão especial do filme “Alegria do Amor”, dirigido por Márcia Paraíso. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema 1h antes da sessão.
Serviço:
Programação Cinema do Dragão
*sujeita a alterações
EXIBIÇÃO ESPECIAL
ALEGRIA DO AMOR (Brasil, 2025) - Sessão especial
Direção: Márcia Paraíso // 113 min. // 14 anos
Sinopse: Dulce testemunha o assassinato de seu companheiro, o quilombola Davi. Ameaçada, foge para São Paulo, onde conhece sua mãe.
Sala 1 - Sessão:
Sexta (06/02) - 17h
ESTREIAS
DOIS PROCURADORES (França/Alemanha/Países Baixos/Letônia/Romênia/
Direção: Sergei Loznitsa // 118 min. // 16 anos // Retrato Filmes
Sinopse: União Soviética, 1937. Milhares de cartas de detentos falsamente acusados pelo regime são queimadas em uma cela de prisão. Contra todas as probabilidades, uma delas chega a um recém-nomeado promotor local, Alexander Kornyev. Em busca de justiça, o jovem promotor se mobiliza para denunciar os métodos arbitrários de repressão praticados por agentes da polícia secreta, a NKVD.
Sala 2 - Sessões:
Quinta (05/02) - 19h20
Sexta (06/02) - 19h20
Sábado (07/02) - 19h20
Domingo (08/02) - 19h20
Terça (10/02) - 19h20
Quarta (11/02) - 19h20
A VOZ DE HIND RAJAB (Tunísia/França/Estados Unidos, 2025) - Estreia
Direção: Kaouther Bem Hania // 89 min. // 14 anos // Synapse
Sinopse: A história real de Hind Rajab, uma menina de seis anos encurralada em um carro sob o fogo das forças israelenses em Gaza. Pelo telefone, ela consegue pedir ajuda e a equipe de resgate trava uma tensa luta contra o tempo para encontrar um meio de salvá-la.
Sala 1 - Sessões:
Quinta (05/02) - 19h50
Sexta (06/02) - 20h
Sábado (07/02) - 20h10
Domingo (08/02) - 20h10
Terça (10/02) - 19h50
Quarta (11/02) - 19h50
EM CARTAZ
SE EU TIVESSE PERNAS, EU TE CHUTARIA (EUA, 2025) - 4ª Semana
Direção: Mary Bronstein // 113 min. // 16 anos // Synapse
Sinopse: À beira de um colapso, Linda (Rose Byrne) precisa lidar com a doença grave da filha, o marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma relação cada vez mais absurda com seu terapeuta (Conan O'Brian).
Sala 1 - Sessões:
Quinta (05/02) - 17h40
Terça (10/02) - 17h40
Quarta (11/02) - 17h40
JOVENS MÃES (França, 2025) - 3ª Semana
Direção: Jean-Pierre e Luc Dardenne // 106 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Cinco jovens mulheres — Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma — vivem juntas em um abrigo para grávidas e mães adolescentes na região de Liège, Bélgica. Cada uma enfrenta, à sua maneira, as consequências de uma maternidade precoce, tentando cuidar de seus filhos enquanto encaram o peso de suas próprias ausências e feridas. Jovens Mães é um retrato delicado e contundente da maternidade como território de vulnerabilidade e resistência, marcado por dilemas éticos, sociais e afetivos.
Sala 1 - Sessões:
Terça (10/02) - 13h40
Quarta (11/02) - 13h40
HAMNET: A VIDA ANTES DE HAMLET (Reino Unido, 2025) - 4ª Semana
Direção: Chloé Zhao // 125 min. // 16 anos // Universal
Sinopse: Um dos mais importantes escritores do cânone ocidental, William Shakespeare vive uma tragédia ao lado de sua esposa Agnes quando o casal perde o filho de 11 anos para uma das várias pragas que assolaram o século XVI. Hamnet era o nome do menino. Explorando os temas da perda e da morte, o filme acompanha a rotina e o dia a dia de uma família, as alegrias e as tristezas de viver numa pequena vila na Inglaterra do passado e a história de amor poderosa que inspirou a criação da peça Hamlet.
Sala 2 - Sessões:
Quinta (05/02) - 17h
Sexta (06/02) - 17h
Sábado (07/02) - 14h
Domingo (08/02) - 14h
Terça (10/02) - 17h
Quarta (11/02) - 17h
VALOR SENTIMENTAL (Noruega/Alemanha/Dinamarca/
Direção: Joachim Trier // 133 min. // 16 anos // Retrato Filmes
Sinopse: As irmãs Nora e Agnes reencontram seu pai distante, o carismático Gustav, diretor outrora renomado que oferece a Nora um papel naquele que espera ser seu filme de retorno. Quando Nora recusa a proposta, descobre que ele deu o papel a uma jovem estrela de Hollywood, ambiciosa e entusiasmada. De repente, as duas irmãs precisam lidar com a complicada relação com o pai e com a presença inesperada de uma atriz americana inserida bem no meio das complexas dinâmicas familiares.
Sala 1 - Sessões:
Sexta (06/02) - 14h20
Sábado (07/02) - 17h40
Domingo (08/02) - 17h40
SORRY, BABY (EUA/Espanha/França, 2025) - 7ª Semana
Direção: Eva Victor // 103 min. // 12 anos // Mares Filmes
Sinopse: Depois de um evento trágico, Agnes se vê sozinha enquanto todos continuam suas vidas como se nada tivesse acontecido.
Sala 2 - Sessões:
Quinta (05/02) - 13h40
Sábado (07/02) - 13h40
Domingo (08/02) - 13h40
FOI APENAS UM ACIDENTE (Irã/França/Luxemburgo, 2025) - 8ª Semana
Direção: Jafar Panahi // 106 min. // 14 anos // Imovision
Sinopse: Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética. Vahid então recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação, e o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
Sala 1 - Sessões:
Quinta (05/02) - 15h40
Sábado (07/02) - 15h40
Domingo (08/02) - 15h40
Terça (10/02) - 15h40
Quarta (11/02) - 15h40
O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Sala 2 - Sessões:
Quinta (05/02) - 14h
Sexta (06/02) - 14h
Sábado (07/02) - 16h30
Domingo (08/02) - 16h30
Terça (10/02) - 14h
Quarta (11/02) - 14h
|

Nenhum comentário