[News] Álbum “Saudade do Paulo” reúne os músicos Carlos Malta e Cliff Korman, em torno da obra de Paulo Moura
Álbum “Saudade do Paulo” reúne os músicos Carlos Malta e Cliff Korman, em torno da obra de Paulo Moura
Projeto chega às plataformas dia 6 de fevereiro
Ouça o álbum: https://orcd.co/
Assista ao videoclipe: https://www.
Chega às plataformas nesta sexta, dia 6 de fevereiro, o álbum “Saudade do Paulo”, projeto que reúne os músicos Carlos Malta e Cliff Korman em torno da obra do instrumentista, compositor, arranjador e saxofonista Paulo Moura (1932-2010).
Para celebrar a trajetória do paulista que se mudou para o Rio de Janeiro na década de 1950, Carlos e Cliff, profundos conhecedores da obra de Paulo Moura, assumem o desafio de reinterpretar, a partir de uma pesquisa artística profunda e sensível, parte do repertório autoral do mestre.
Com arranjos para sax soprano e piano, registrados ao vivo no estúdio da Biscoito Fino, “Saudade de Paulo” é o primeiro disco de músicas compostas por Paulo Moura. Além de obras autorais, o álbum traz ainda o tema que dá nome ao projeto, composto por Cliff Korman, gravado em duo com opróprio Paulo Moura no álbum “Mood Ingênuo”, e também pelo trio de Cliff no álbum “Urban Tracks”, da discografia do pianista.
“Carlos e eu temos uma relação muito parecida com a que eu tive com o Paulo Moura, um ícone da música brasileira. Uma pequena parte da história do compositor Paulo Moura está neste álbum, envelopado num ambiente tanto jazzístico, quanto camerístico”, pontua o pianista norte-americano Cliff Korman.
Carlos Malta e Cliff Korman conviveram com Paulo Moura por anos. A relação de Korman com o saxofonista começou em 1981, como aluno, durante um curso de verão no Creative Music Studio, em Nova Iorque, ministrado por Paulo Moura. Anos depois, já no Brasil (é cidadão norte-americano e brasileiro), Cliff tornou-se a
A presença magnética de Paulo Moura em cena, empunhando o saxofone soprano dourado, sempre inovando nas instrumentações, arrebatou o jovem Carlos Malta e o incentivou a tornar-se aluno do mestre no Instituto Villa Lobos, em 1976. Para Malta, tão interessante quanto as aulas era a convivência fora da sala de aula, em bate-papos sobre música regados a chopp. “A memória mais forte que eu tenho do Paulo é de uns eventos que aconteciam no Teatro Opinião, às segundas-feiras, um samba desencapadoque rolava lá. Eu devia ter uns 15, 16 anos, estava começando a tocar flauta. O Paulo chegou todo de branco, parecia que estava numa nuvem, sempre. Bateu uma identificação musical, na hora: viramos amigos e depois parceiros”, conta Carlos Malta.
A importância do projeto de Carlos Malta e Cliff Korman interpretando a obra de Paulo Moura está na valorização, experimentação e difusão deste que é um dos legados mais relevantes da música brasileira, conduzido por dois grandes músicos e educadores.
Sobre Carlos Malta
Nascido no Rio de Janeiro em 1960, Carlos Malta é multi-instrumentista de sopros, arranjador, compositor e educador. Conhecido como “Escultor do Vento”, celebra 50 anos de carreira como referência no universo dos sopros no Brasil e mundo afora, dominando toda a família de saxofones e flautas. Em atividade desde 1977, em distintos projetos e formações, do solo ao som orquestral, Malta vem traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil. Por 12 anos fez parte do Hermeto Pascoal e Grupo (1981 a 1993), lançou 30 álbuns próprios e colaborou em centenas de projetos, de nomes como Edu Lobo, Gilberto Gil, Ivan Lins, Gal Costa, Dave Matthews Band, Chucho Valdés, Bobby McFerrin e Caetano Veloso, construindo uma carreira pautada pela originalidade e pela brasilidade. Em 1994 criou os inovadores grupos de música instrumental brasileira: o Coreto Urbano (de metais e percussão) e o Pife Muderno (de flautas e percussão), que segue em plena atividade há três décadas.
Sobre Cliff Korman
Pianista, compositor, arranjador e pesquisador norte-americano, Cliff Korman. estudou e se formou em Nova Iorque, sua cidade natal, com os mestres do jazz como Roland Hanna, Ron Carter, Kenny Barron e David Liebman. Em seus 50 anos de carreira, já se apresentou em inúmeros Festivais e Clubes de Jazz internacionais, bem como ao lado de nomes como Toninho Horta, Milton Nascimento, Leny Andrade, Astrud Gilberto, Carlos Malta, Henrique Cazes, Nelson Faria, Ricardo Silveira e Maurício Einhorn, além de performances à quatro mãos com os pianistas Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta e Cristovão Bastos. Dentre a gravações autorais estão “MoodIngênuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington” e “Gafieira Dance Brasil”, com Paulo Moura, parceiro de muitos anos; “Migrations” (inspirado pela fotografia de Sebastião Salgado); “Trains of Thought” (série deimprovisações para piano solo); “Brasilified, Bossas and Ballads”; “Cliff Korman Piano Solo”, e “Urban Tracks”. Com doutorad
SAUDADE DO PAULO - Texto da Halina Grynberg (viúva do músico)
Quinze anos depois do mês de julho em que você se encantou para fazer bailar o som das estrelas... Ali estávamos Cliff Korman, e o toque refinado de seu piano cosmopolita além-fronteiras, revisitando teus arranjos em língua própria. Carlos Malta buscando a tempestade no sax soprano, movendo-se para dentro e para além de você. E eu abraçada ao silêncio tão teu, fundamento desta recriação em ato de saudade. Um ritual de transmissão musical transgeracional. Pungente, intenso, audacioso. Éramos quatro - com tua ausência preenchendo o silêncio de onde o som surgia. E você nos envolveu em teu olhar azulado de quem sempre pisava em nuvens, distraído. E hoje não houve lástimas nem melancolias. Apenas gratidão e júbilo. Lembrávamos e ríamos juntos diante de teu sorriso menino agora eterno.
Paulo, meu bem, precisava te contar isto ao pé do ouvido, entre suspiros. ‘Nunca vi nada igual’, diria você.
Repertório:
1-GUADALOUPE (Paulo Moura)
2-TARDE DE CHUVA (Paulo Moura)
3-FIBRA (Eloir Moraes e Paulo Moura)
4-TEMPOS FELIZES (Paulo Moura)
5-LAVADEIRA'S BLUES (Paulo Moura)
6-LINDA (Paulo Moura)
7-SAUDADE DO PAULO (Cliff Korman)
8-MULATAS ETC E TAL (Paulo Moura)
Gravado no Estúdio Biscoito Fino
Mixagem e masterização: Diego do Valle

Nenhum comentário