[Evento] Bienal por Clara Monnerat


Olá, pessoal!

Voltei da Bienal do Livro exausta mas cheia de novidades e, lógico, leituras novas. Aposto que todos vocês estão doidos para saber o que fiz, quem conheci, quais autógrafos peguei e quais livros comprei. Vou contar como foi, dia por dia:


31 - No primeiro dia aproveitei que o estoque do estande de 10 reais estava intacto e comprei 3 que estava procurando há um tempo: Os caçadores de sonhos, segundo da série Os garotos corvos, da Maggie Stiefvater, O livro de Henrique de Hilary Mantel, uma autora inglesa que escreve romances de época e Moriarty de Anthony Horowitz, autor da série Alex Rider, sobre o inimigo de Sherlock Holmes.Nesse dia, só aproveite para conhecer um pouco de cada pavilhão, o Laranja, dedicado mais à literatura infantil e editoras de pequeno porte e religiosas, o Azul onde estavam as editoras de grande e médio porte, a sala de imprensa, o Café Literário, um café onde tinham bate-papos com escritores e pessoas do meio editorial e o Pavilhão Verde, onde ficavam localizados a Arena Sem Filtro e o Auditório Madureira, onde tinham bate-papos com autores, a Arena Copacabana, onde tinham as sessões de autógrafos, a Geek & Quadrinhos,onde todo dia tinham eventos como duelos entre personagens da cultura pop. Nesse dia assisti lá um bate-papo com ninguém menos do que Luis Schwarcz, dono da Companhia da Letras, Ana Cristina Zahar, editora da Zahar e Alberto Martins, editor da 34. Cada um falou um pouco sobre suas respectivas empresas, os sucessos de cada uma e do perfil editorial. 


1- No estande da editora Valentina, havia uma promoção em que se você comprava 5 livros, eles saíam com 50% de desconto. Comprei Dumpling, de Julie Murphy, A história da ciência para quem tem pressa, de Meredith McArdle e Nicola Chalton, Passarinho de Kathryn Erskine, Sorrisos Quebrados de Sofia Silva (a propósito, aguardem a entrevista dela aqui) e Alma, o primeiro da série Protetorado da Sombrinha, de Gail Carriger. Nesse dia fui no evento do Pipoca & Nanquim no estande da Amazon. Para quem não conhece, o Pipoca & Nanquim é um canal no YouTube composto por Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes que falam principalmente sobre quadrinhos, embora abordem ocasionalmente filmes e séries. Eles lançaram uma editora e o terceiro título deles, Moby Dick, foi lançado em agosto. Eles contaram sobre seu trabalho de editor de HQs.


2- Esse dia foi tão corrido que nem comprei nada, apenas fiquei na fila para autografar os que já tinha comprado antes: a trilogia Para todos os garotos que já amei, da Jenny Han, Em águas sombrias, da Paula Hawkins e quatro da Leisa Rayven: Meu Romeu, Minha Julieta, Coração perverso e o lançamento, Mr. Romance. Esse dia foi apenas fila para autógrafo e bate-papo, foi uma correria conseguir de 3 autores internacionais mas consegui! 


3- Nesse dia eu apenas fui no bate-papo da Abbi Glines, autora da série Rosemary Beach. Ela era a única autora de quem eu nunca tinha ouvido falar e nem tinha livro dela para autografar. Nesse dia, conheci a Josy Stoque, autora de Puro Êxtase, FML Pepper, autora de 13 e Vivi Maurey, autora de #Fui. Tirei foto e peguei autógrafo de todas. 


4- Comprei três HQs na Comix por 9,90: uma edição de ´´Criaturas da Noite´´ dois contos do Neil Gaiman ilustrados no formato graphic novel e os dois primeiros volumes de ´´Coração do Império´´, uma história em quadrinhos de mundo distópico em que o Império Britânico ainda está no auge, de Bryan Talbot. Fui no evento ´´O nazismo e o suspense na literatura´´ na editora Única, em que nossos colegas Karina e Michel do blog No meu mundo, falaram sobre o lançamento de Jane Hawking (autora de A teoria de tudo), A pequena pianista.Ganhei uma ecobag no sorteio. Depois, fui na Harper Collins em uma bate-papo sobre poesia com Suzana Vargas do Estação das Letras. 


5- Na Amazon teve uma oficina de escrita criativa com Helena Lima e conheci a Lago de Histórias, que é uma editora e um centro para divulgar a leitura e a escrita. Ganhei um livro infantil no sorteio, ´´Vicky´´, sobre uma vampira. Fui na Sci-Fight, no espaço Geek & Quadrinhos, em que Affonso Solano, Gaveta e Gordirro se revezavam para debater duelos de personagens da ficção. Ex: James Bond X Alien, etc. Nesse dia,comprei ´´Os portões do inferno´´ do André Gordirro, para autografar amanhã. 

6- Fui no evento de ´´A lenda do herói´´ com os irmão Castro sobre o videogame homônimo criado por eles. Conversei com Thiago Romariz do Omelete e Felipe Sali, escritor do Wattpad. Peguei os autógrafos do Gordirro e do Solano em Os portões do inferno e O espadachim de carvão, respectivamente. 


7- Teve um bate-papo na Harper Collins sobre ´´Uma dobra no tempo´´, obra de Madeleine L´Engle que ganhará novas edições (serão 5 no total) brasileiras e foram exibidas a capa do livro e o trailer da adaptação que a Disney lançará em março.Fui pro bate-papo e autógrafo da Gayle Forman, ela autografou meu exemplar de Quando eu parti, o lançamento dela. E na Arena sem filtro, teve um dos eventos que eu estava mais ansiosa: o evento do Potterish de Harry Potter! Foi tão emocionante que teve até pedido de casamento. Discussões sobre os livros e filmes, sorteio e quiz com os maiores especialistas em HP: Caco Cardassi, Thiego Novais, Leonardo Santi, Renie Santos e Pedro Martins. Não ganhei nada no sorteio mas consegui uma foto com eles!


8- O primeiro evento do dia foi co-apresentado por mim, juntamente com minha amiga Brunna Cassales, no estande da The Gift Box sobre Anne with an E, a série da Netflix baseada nos livros de L.M. Montgomery. A Editora Pedra Azul já relançou os dois primeiros livros e irá relançar os outros em breve. Falamos sobre a adaptação e sobre os livros, que estavam à venda no estande da The Gift Box. Fui pro bate-papo de Charles Duhigg, autor de O poder do hábito e peguei o autógrafo dele depois. 


9- Bate-papo com Karin Slaughter, autora de Flores Partidas e Esposa Perfeita e peguei o autógrafo dela depois. No estande da editora Autêntica teve sessão de autógrafos com as quatro autoras do livro ´´Uma viagem inesperada´´: Pam Gonçalves, Babi Dewet, Carol Christo e Melina Souza.Cada uma escreveu uma história de um personagem da Turma da Mônica em uma viagem. Comprei ´´Perdida em um livro´´ na Universo dos livros e ´´Anne of the island´´ na Saraiva.


10- Fui no bate-papo e peguei o autógrafo da autora que eu mais esperava: Victoria Schwab, autora de A guardiã de histórias, A melodia feroz, Um tom mais escuro de magia e Um encontro de sombras. O único dela que não tenho é A bruxa de Near pois estava esgotado. No estande da editora Draco comprei a coletânea Medieval e aproveitei que os organizadores estavam lá e autografaram para mim. Comprei um exemplar de ´´Os paradigmas de Amy´´ da minha amiga Alexia Road na editora Pandorga e ela autografou para mim. Nesse dia, foi a queima de estoque mas só comprei esses dois pois meu $ já estava no fim. Mas já tinha conseguido tudo o que queria. Ah e nesse dia, fui abordada por uns repórteres da Globo que ficaram intrigados com a mala cheia e me entrevistaram. Apareci no Bom Dia Rio afirmando ser uma bookaholic. 


A Bienal é isso: uma oportunidade para encontrar seus autores preferidos e conhecer novos autores, descobrir mais leituras, conhecer mais do mercado editorial e se divertir! 





O saldo total da Bienal: 55 comprados e 31 autografados. 





Esses são apenas os autografados. 


  


 Eu e Jenny Han, autora da trilogia Para todos os garotos que já amei. 


Eu e Sofia Silva, autora de Sorrisos Quebrados


Eu e Melina Souza, autora de Uma viagem inesperada


                 Eu e Pâmela Gonçalves, booktuber e autora de Uma viagem inesperada

  

                    Eu e Carol Christo, autora de Uma viagem inesperada

  

                 Eu e Babi Dewet, autora de Uma viagem inesperada, Sonata Punk Rock e K-Pop-Manual de sobrevivência. Ela tem um conto no livro Um ano inesquecível.



 Eu e Felipe Sali, da revista Mundo Estranho, autor de Mais leve que o ar



    Com André Gordirro, do podcast Zona Neutra,autor de Os portões do inferno



     Com Vivi Maurey, autora de Fui


   Com Josy Stoque, autora da trilogia Puro Extâse


  Com a autora que eu estava mais ansiosa para conhecer:Victoria Schwab. Se você não conhece os livros dela, leia A melodia feroz, A guardiã de história, A bruxa de Near, Um tom mais escuro de magia e Um encontro de sombras, que foi lançado agora.

Para ver mais fotos do evento, me siga no Instagram: @claramonnerat2


   

Nenhum comentário