[NEWS] Inauguração da exposição Objeto Vital do grupo Los Carpinteros

No dia 2 de maio de 2017, os membros da imprensa tiveram uma amostra em primeira mão da nova exibição do coletivo de arte Los Carpinteros. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura com o Banco do Brasil, a exposição inclui mais de 70 obras entre desenhos, aquarelas, esculturas, instalações de vídeo e obras de site específico.
O coletivo é formado pelos artistas cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez, a dupla ganhou esse nome por causa da identificação com o material trabalhado e com o ofício que foi resgatado como estratégia estética. Os itens expostos incluem obras desde o início dos anos 90 até peças feitas especialmente para a exposição aqui no Brasil.
As peças expostas variam desde quadros que criticam certas atitudes do ser humano como a poluição (por exemplo, o cano despejando dejetos do esgoto no mar) a peças com cunho histórico (seria uma alusão à mitologia ou à religião),como a embarcação com duas cabeças de aspecto felino, passando por alusões à música, como a instalação de violões na parede e os tambores manchados de tinta no chão (meus favoritos, juntamente com a piscina de luzes estroboscópicas)
Todas as obras foram concebidas com a intenção de despertar o senso crítico do espectador, questionar a função de cada objeto do nosso cotidiano, a ânsia com os jovens digerem as informações de seus arredores, sem nem ao menos parar para se perguntar o porquê das coisas serem como são.
Objeto Vital entra em cartaz dia 3 de maio e fica no CCBB do Rio até dia 2 de agosto, quando segue para São Paulo.



Um comentário: