[Quotes] Extremamente Alto & Incrivelmente Perto

Nunca é possível reconhecer o último momento de felicidade que antecede uma tragédia. Seja ela o ataque às torres do World Trade Center, seja o cruel bombardeio aliado sobre Dresden, que arrasou a cidade e a população civil da histórica cidade alemã na Segunda Guerra Mundial. Portanto, dificilmente há tempo de verbalizar o amor que se sente pelas pessoas próximas que, por um golpe do destino, tornam-se distantes. Esta constatação e os dois acontecimentos históricos guiam 'Extremamente alto & incrivelmente perto'. O principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center, que estava no local da tragédia por um mero acaso - uma reunião no Windows of the World, o restaurante no último andar de uma das torres.
Quotes: mencionar (com o objetivo de enfatizar uma opinião); por entre aspas.

E sendo assim, separamos quotes que conseguem sintetizar um pouco da atmosfera e da carga emocional que carrega o livro Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer. Se você ainda não leu essa obra linda, eis aqui 25 razões para você correr e ler.

01. “[...] se a ignorância é uma benção eu não sei, mas é tão doloroso pensar, e me diga, de que me serviu o pensamento, a que grande lugar o pensamento me levou? Penso e penso e penso, pensar já me levou para longe da felicidade muitas vezes, mas nunca de encontro a dela.”

02. “O fim do sofrimento não justifica o sofrimento, portanto o sofrimento não tem fim [...]”

03. "”Quem disse que não existirão seres humanos dentro de cinquenta anos?” Perguntei a ela “Você é uma otimista ou uma pessimista?” Ela olhou para o relógio e disse “Sou otimista” “Então tenho péssimas notícias para você, porque os seres humanos vão se destruir assim que isso ser tornar fácil o bastante, o que acontecerá muito em breve.”"

04. “”Por que músicas bonitas te deixam triste?” “Porque não são verdadeiras.” “Nunca?” “Nada é bonito e verdadeiro.””

05. “Espero que você nunca ame algo tanto quanto amo você. Câmbio.”

06. “No fim, todo mundo perde todo mundo. Nenhuma invenção pode evitar isso, portanto me senti, naquela noite, como a tartaruga que tinha sobre si todo o resto do mundo...”

07. “Tenho certeza de que as pessoas vivem lhe dizendo isso, mas se alguém procurasse 'incrivelmente bonita' no dicionário encontraria uma foto sua”

08. “ “O ser humano é o único animal que enrubesce, ri, tem religião, declara guerra e beija com os lábios. Por isso, de certo modo, quanto mais usar os lábios para beijar, mais humano você é.” “E quanto mais declarar guerra?”

09. “[...] às vezes consigo escutar meus ossos se comprimindo sob o peso de todas as vidas que não estou vivendo.”

10. “[…] só consigo me agarrar às coisa que quero perder […]”

11. “[...] é uma pena que seja necessário viver, mas é uma tragédia que possamos viver apenas uma vida, porque se eu tivesse duas vidas teria passado uma ao lado dela.”

12. “O que, exatamente, fazia a vida valer a pena? O que há de tão horrível em permanecer morto para sempre, não sentindo nada nem mesmo sonhando? O que há de tão especial em sentir e sonhar?”

13. “Passei a vida aprendendo a sentir menos. Cada dia sentia menos. Isso é envelhecer? Ou é algo pior?”

14. “Não é possível proteger-se da tristeza sem antes proteger-se da felicidade.”

15. “É lamentável que se precise de uma vida inteira para aprender a viver, Oskar. Porque se eu pudesse viver minha vida novamente, faria tudo de maneira diferente.”

16. “É a tragédia de amar, nada pode ser amado com mais intensidade do que aquilo que nos faz falta.”

17. “A vida é mais assustadora que a morte.”

18. “ “Tenho tanto medo de perder algo que amo que me recuso a amar qualquer coisa.” “

19. “ “[...] Nada é capaz de convencer alguém que não quer ser convencido. Mas há numerosas pistas à disposição de quem deseja acreditar.” “

20. “Espero que jamais pense em alguma coisa tanto quanto eu penso em você.”

21. “Quando olhava pra você, minha vida fazia sentido. Até mesmo as coisas ruins faziam sentido. Elas eram necessária para tornar você possível.”

22. “o que resta quando o sofrimento é subtraído da alegria?”

23. “[...] quanto mais de perto se olha, menos se pode ver.”

24. “É melhor perder do que jamais ter.”

25. “Chorei mais um pouco. Queria contar para ela sobre todas as mentiras que havia lhe contado. E queria que depois ela me dissesse que não tinha problema, porque às vezes a gente precisa fazer uma coisa ruim para fazer uma coisa boa.”

26. "Todo livro é, para mim, o equilíbrio entre o SIM e o NÃO."


2 comentários: