[Crítica] Oscar 2017-Lion


Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfretou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.


O que eu achei? Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.
No ano de 1986, Saroo e seu irmão mais velho, Guddu, estão roubando carvão de um trem de carga e retornam para sua aldeia, Khandwa, para vendê-lo. Eles voltam para sua casa, onde moram com sua mãe, Kamla e sua irmã, Shekila.O pai abandonou a família. Uma noite, Guddu comenta que ele iria embarcar em um trem para Burhanpur. Saroo pergunta se poderia ir junto.Guddu concorda e no dia seguinte, Saroo acompanha Guddur e num momento de distração, ele se senta em um vagão e adormece. Quando Guddur volta, não encontra mais seu irmão lá. 
  Sem saber, Saroo havia embarcado em um trem com destino a Calcutá, a 1500 km de distância. Por não saber falar o dialeto local, Bengali, os oficiais da estação da trem não conseguem se comunicar com eles.Ele é enviado para um orfanato e uma foto sua é postada nos jornais locais, com esperança que sua família o localize (eles não se dão conta de que ele está bem longe de casa) mas ninguém vem procurar por ele então ele é posto para adoção e um casal australiano, os Brierley (interpretados por Nicole Kidman e David Wenham) o adota e o leva para viver na Tasmânia. 
 Saroo fica um pouco tímido no início mas logo se adapta à vida com os Brierley. Eles se tornam uma família feliz e dois anos depois, o casal adota outro menino indiano, chamado Mantosh, que é bem mais irritadiço e demora mais tempo a se adaptar. O filme avança 24 anos no futuro e o ano agora é 2010. Saroo vai estudar hotelaria e arranja uma namorada, Lucy.Ele começa a ter flashbacks de sua família biológica e começa sua busca por ela.
   
Depois de Estrelas além do tempo e A chegada, esse foi o que mais curti. Achei interessante ver o conceito de família de Saroo vai se modificando, o processo de adaptação aos diferentes ambientes e pessoas que ele julga serem seus parentes mais próximos. David Wenham e Nicole Kidman dão um show como o casal australiano que cria Saroo como se fosse filho biológico deles. No final, a cena do reencontro toca o coração. Daqueles filmes para se voltar de vez em quando para nos sentirmos gratos pelo que temos. Uma injustiça que não tenha ganhado nenhum prêmio.
   Vale a pena ver e refletir sobre os laços familiares. 



5 comentários:

  1. Oi Clara
    Assisti esse filme e amei! Saroo passou por várias dificuldades e teve uma história bem dramática na infância. O final então chorei horrores! Super recomendo pois é emocionante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha,
      É uma história comovente e por ser baseada numa história real, é ainda mais tocante. Fico feliz que tenha gostado.Se tiver alguma sugestão de filme para eu fazer a crítica, deixe aqui nos comentários. Bjs

      Excluir
    2. Já assisti mas gostaria de ver uma crítica de A Bela e a Fera <3

      Excluir
  2. Oi,não sabia que o filme era baseado em uma história real.
    E que triste jornada desse garotinho. Com apenas cinco anos se vê completamente sozinho.
    Um pesadelo!
    Fico aqui curiosa em saber o que a família biológica dele sentiu com o seu desaparecimento.
    E para descobrir,preciso assistir.

    Gostei muito da dica!

    ResponderExcluir
  3. Clara!
    Achei o enredo bem interessante e foi baseada em fatos reais, o que torna o filme ainda mais emocionante.
    Gostaria de assistir.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir