[Crítica] Especial Oscar 2017- Um limite entre nós

Anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.
O que eu achei?
Gostei muito desse filme, já no início tem ótimos diálogos entre Troy e seu melhor amigo Jim Bono (Stephen Henderson) e tem seu trunfo em fazer o espectador pensar no início que o desencorajamento do pai em relação à carreira do filho seja apenas para evitar que Cory enfrente a mesma frustração que seu pai mas conforme vamos descobrindo mais do passado de Troy, descobrimos que ele é aquele tipo de pai autoritário, que acreditava no modelo do pai soberano da casa, a qual todos deviam obediência. Mas é um belo retrato da sociedade americana da época. Vale a pena ver. Nota 8
Mas acho que podia ter ganhado Melhor Roteiro Adaptado.

Curiosidade: Além de atuar, Denzel também dirigiu.
Na sua adolescência, Troy saiu de casa porque tinha um pai abusivo e se tornou um ladrão para se sustentar.Depois de matar um homem durante um assalto, ele foi para a cadeia, ele conheceu Bono, se tornaram grandes amigos e se revelaram ótimos jogadores de baseball. Ele jogou na liga dos jogadores negros, a Negro Leagues mas nunca conseguiu entrar na Major Baseball League, a principal liga de baseball americana, que só começou a aceitar jogadores negros depois de 1947.
 Quando Bono diz que Troy nasceu prematuro, Troy diz que ele está errado e diz que ele foi rejeitado por causa da cor da sua pele.Ainda na juventude, ele sobreviveu uma crise de pneumonia e diz que derrotou a Morte em uma briga e ela jurou vingança um dia.
Cory tem uma discussão com seus pais sobre entrar no time de baseball da escola mas Troy não abre mão de sua posição e manda o filho para seu quarto.
 Mais tarde, Rose descobre que Troy proibiu o técnico da equipe de baseball de colocar Cory no time. Mais tarde, ele e o pai brigam e o resultado é Cory expulso de casa.
Trailer:



6 comentários:

  1. Oi Clara
    Só digo uma coisa: Viola é diva! <3
    Já quero assistir só pela atuação dela.
    Parece um filme muito bonito cheio de dramas da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores filmes de 2016, interpretação fantástica da Viola Davis, sou fã daquela grande actriz. O melhor do filme são as grandes performances do elenco e o roteiro, muito bem adaptado da peça de teatro :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir
  3. Oi Aichha,
    Eu digo que Viola é tão diva que no dicionário ilustrado, debaixo da definição da palavra diva, deveria ter uma foto dela ou da Meryl.Altamente recomendado. Depois me fale o que achou.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!
      Adorei sua definição kkk
      super concordo ;)

      Excluir
  4. Pelo que li aqui,já Vale assistir o filme pela interpretação dos atores.
    A Viola é demais. Mas o Denzel Washington também!
    Assim que der vou assistir. ;)

    ResponderExcluir
  5. Clara!
    Adoro Denzel Washigton e confesso que torcia para que ele ganhasse o Oscar de melhor ator, pelo menos a Viola Davis ganhou o que já me deixou alentada.
    Quero poder acompanhar a história desse pai rígido.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir