[News]Claudia Castelo Branco lança seu primeiro álbum solo

 Claudia Castelo Branco lança seu primeiro álbum solo

 


 

Ouça aqui “Cantada carioca”:

https://tratore.ffm.to/cantadacarioca

 

 


Claudia Castelo Branco está lançando o álbum “Cantada carioca”. As onze faixas foram gravadas durante o isolamento social da pandemia do COVID em agosto de 2020. Com a exceção da mixagem e masterização, tudo foi feito em casa, pela artista, inclusive a foto da capa. Esse projeto foi aprovado pelo Edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura do RJ.

 

Esse é o primeiro disco solo da artista, que já lançou 5 álbuns com o Duo Gisbranco (parceria com Bianca Gismonti) e um em parceria com Marcos Campello em 2016. Todo o projeto é bastante minimalista, refletindo as possibilidades de gravação em casa durante o momento de isolamento social extremo da pandemia. O projeto de gravar compositoras também foi motivado pela divulgação dos dados que comprovaram uma sobrecarga de trabalho muito maior para as mulheres e uma alta taxa de violência doméstica durante a pandemia.

 

Em cada faixa, Claudia interpreta uma canção de uma compositora carioca da MPB contemporânea. Nomes como Ilessi, Elisa Fernandes, Bianca Gismonti, Gabi Buarque e Suely Mesquita ganham versões inéditas em piano e voz.

 

Claudia Castelo Branco

Compositora, pianista e cantora, Claudia Castelo Branco (RJ) completou 20 anos de carreira esse ano. Com o Duo Gisbranco, ao lado de Bianca Gismonti, ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Arranjadora, lançou cinco álbuns e se apresentou em diversos países como França, Portugal, Espanha, Turquia, Canadá, Holanda e Irlanda. Os últimos trabalhos do dueto foram o CD “Pássaros”, de composições autorais em parceria com Chico Cesar e “Bruta flor”, com Júlia Vargas.

 

Lançou em 2016 o CD também autoral “Você na Nuvem” em parceria com Marcos Campello. Faz parte do coletivo de cantautores Selva Lírica, ao lado de Ilessi, Demarca e Thiago Thiago de Mello. Também atuou como compositora e diretora musical dos espetáculos “SAIA” e “Um palco para Narcisa”, dirigidos por Joana Lebreiro.

 

Integra os espetáculos “Você corta um verso, eu escrevo outro” e “O som da Palavra”, ambos com o grupo MPB4, com quem lançou dois singles em 2020: Gota D’Água e Maria Maria. É Bacharel em Piano (UFRJ) e Mestre em Composição (UNIRIO).

 

Ficha Técnica Completa

 

Produção Musical, arranjos, piano e voz – Claudia Castelo Branco

Gravação e Mixagem – Gustavo Krebs

Masterização – Florencia Akamine

Produção Executiva: Luisa de Castro

Assessoria de Imprensa: Ana Romeiro

 

Músicas:       1) Céu de Gêmeos (Belliza Luar)

                        2) Brejeira Flor (Ilessi/ Simone Guimarães)

                        3) Ledo Engano (Elisa Fernandes)

4) Miragem de Inaê (Anna Paes/ Iara Ferreira)

5) O Adeus (Marcela Velon/ Aluízio Elias)

6) Tem Dor (Bianca Gismonti/ Claudia Castelo Branco)

                        7) Concha (Gabi Buarque/ Angelica Duarte)

                        8) Eta (Maíra Freitas/ Edu Krieger)

9) Breve (Aline Gonçalves/ Vovô Bebê)

10) Nau dos Meninos (Carla Capalbo/Tuca Zamagna)

11) Pra Acordar (Paulo Monarco/ Suely Mesquita)

Nenhum comentário