Novidades

[News]Super Semana Hacka Kids traz programação gratuita recheada de games, cinema e tecnologia

Super Semana Hacka Kids traz programação gratuita recheada de games, cinema e tecnologia

 


Oficina de RPG e palestra sobre Tik Tok estão entre as atividades

 

Entre os dias 21 e 26 de maio, o Cinema Nosso realizará a Super Semana Hacka Kids, um evento virtual e multiplataforma, que motivará crianças e adolescentes, responsáveis e professores a ampliar o universo cibercultural envolvendo temas relacionados à educação, tecnologia, cibercultura e games. Totalmente gratuito e com vagas limitadas, o evento marcará o início das ações do projeto Super Hacka Kids, com inscrições a partir do dia 08 de maio para cursos e oficinas.

 

O projeto propõe que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo a prática de prototipação pela tecnologia através de temas relacionados a problemas reais da sociedade. Investigar, descobrir, criar e refletir são a base metodológica deste projeto, que através da aprendizagem criativa proposta pelos educadores, crianças e adolescentes, com seus olhares para o entorno, integram de forma inovadora a reflexão sobre afeto, novas narrativas e cultura. 

 

Ao longo de 2021, serão realizadas diferentes ações, como a promoção de eventos incríveis, palestras, oficinas, batalhas de games, formações em audiovisual e novas tecnologias. O Super Hacka Kids será realizado pelo Cinema Nosso, patrocinado pela RioCard através da lei de incentivo à cultura - ISS e recebe o apoio do Criança Esperança. 

 

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, há 20 anos, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5000 jovens formados em seus cursos, metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012  e o prêmio Rio Sociocultural, 2010. Em 2020, foi uma das organizações contempladas pelo edital Criança Esperança em parceria com a UNESCO.

 

Serviço:

 

Super Semana Hacka Kids

Período: de 21 a 26 de maio.

Carga horária total: 40h.

Formato: Virtual / Multiplataforma.

Evento gratuito e com inscrições prévias. 

Inscreva-se através do link https://forms.gle/mtwZrJJKrR6ZpFEB6

*As oficinas possuem número de vagas limitado; 

*Professores da rede pública municipal de ensino do RJ terão preferência, caso as inscrições excedam o número de vagas disponíveis. 

 

Programação Super Semana Hacka Kids:

 

21 de maio (sexta) - 15h - Mesa de abertura

O Cinema Nosso apresentará as principais ações do projeto Super Hacka Kids e as atividades realizadas durante a Super Semana, que contará com a participação dos parceiros do projeto em 2021. Também será realizada uma live sobre educação e tecnologia, além de sorteios de brindes. 

 

22 de maio (sábado) - Atividades para todos os públicos

 

10h - Superconectados: como fazer seu jogo em casa?

A proposta da atividade é reunir toda a família e desenvolver um jogo incrível a partir dos materiais disponíveis em casa. Classificação etária: 10 anos.

10h - Maratoninha

Exibição de filmes infantis e dicas de atividades que podem ser realizadas a partir da linguagem audiovisual. A sessão acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins. 

11h - Contação de histórias

Contação de histórias com expressão corporal e muita música! A atividade acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins. 

15h - Batalha de Games com jogos colaborativos

Desenvolvedores de jogos e gamers batem um papo sobre desenvolvimento de jogos brasileiros independentes e streaming. Classificação etária: 12 anos.

 

23 de maio (domingo) - Atividades para todos os públicos

 

10h - Oficina RPG, família e afeto

A proposta é estreitar os laços afetivos através do Role-Playing Game, um jogo que estimula a cooperatividade entre os participantes. Classificação etária: 10 anos.

15h - Superconectados - Oficina Maker

Uma atividade surpresa com os materiais que temos em casa! Topa esse desafio? Classificação etária: 10 anos.

17h - Crie seu avatar 

Criação de personagens digitais que podem ser usados de forma divertida em diferentes redes sociais. Classificação etária: 12 anos.

 

24 de maio (segunda-feira) - Painel: A internet é a rua de hoje!

Público-alvo: pais e responsáveis.

 

14h - Mesa: Navegação responsável e os perigos da superexposição

Um bate-papo sobre a superexposição nas redes sociais e dicas de como mediar os conteúdos acessados por crianças e adolescentes.  

15h - Mesa: Jogos digitais e as profissões do futuro

Um bate-papo sobre os impactos dos jogos digitais nas profissões do futuro.

14h - Oficina de Filtros para Instagram: Introdução à realidade aumentada

Público-alvo: crianças e adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, estudantes da E.M. Villas Boas.

16h - Mesa: Meu filho está com sotaque de Youtube!

Infância e comportamento - A internet pode mudar o jeito de falar das crianças e adolescentes? 

18h - Mesa: E agora, nossa casa virou escola?!

Um diálogo sobre pandemia, homeschooling e as novas formas de ensino.

 

25 de maio (terça-feira)

16h - Mesa: Como utilizar o Tik Tok para aplicar conteúdos educacionais

Métodos para utilizar a rede social como ferramenta de práticas educativas.

18h - Oficina Sonorizar em casa (Encontro 1)

Técnicas de como melhorar o som das mídias utilizadas pelos professores nas aulas virtuais. A atividade acontecerá em dois encontros de 2h. 

20h - Oficina Tecnologias Digitais: como produzir materiais pedagógicos para o ambiente virtual.


26 de maio (quarta-feira) - Atividades para todos os públicos

10h - Maratoninha 

Exibição de filmes infantis e dicas de atividades que podem ser realizadas a partir da linguagem audiovisual. A sessão acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins. 

11h - Contação de história

Contação de histórias com expressão corporal e muita música! A atividade acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins. 

15h - Batalha de Games com jogos colaborativos

Desenvolvedores de jogos e gamers batem um papo sobre desenvolvimento de jogos brasileiros independentes e streaming.

16h - Oficina de Cinema e Animação

Público-alvo: crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos, estudantes da E.M. Villas Boas. Através da atividade, os alunos serão introduzidos a técnicas de produção cinematográfica e animação. 

18h - Oficina Sonorizar em casa (Encontro 2)

Técnicas de como melhorar o som das mídias utilizadas pelos professores nas aulas virtuais. A atividade acontecerá em dois encontros de 2h. 

19h - Lançamento do jogo Nia “A jornada de uma jovem negra”

Evento de lançamento e venda do jogo desenvolvido pelas alunas da turma de jogos, através do projeto Empoderamento e Cinema - Jovens Negras no Audiovisual. 

PR/Rosa

Nenhum comentário