[News] Longa-metragem “A Rebelião dos Jangadeiros” abre no dia 14/nov o 1º Novembro Negro da UFC

 Longa-metragem “A Rebelião dos Jangadeiros” abre no dia 14/nov o 1º Novembro Negro da UFC


Ainda em novembro, haverá exibições na Sala Seu Vavá (Cineteatro São Luiz) e no Cinema do Dragão.


image.jpeg

Atriz Marta Aurélia como guardiã. Foto: Divulgação/Gavulino Filmes


O longa-metragem “A Rebelião dos Jangadeiros”, dos diretores Demitri Túlio e Cinthia Medeiros, será exibido na abertura oficial do 1º Novembro Negro da UFC. Será no dia 14 de novembro, às 18h30, no auditório da Reitoria da UFC. O evento, realizado pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), é aberto ao público. 


A sessão especial será seguida de debate com Demitri Túlio, acompanhado pelos pesquisadores Arilson Gomes e Vera Rodrigues, da Unilab, e Hilário Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC (PGHIS). A mediação será da professora Rosalina Tavares, da Unilab.


Após sua pré-estreia em outubro na Mostra Siará Cinema, no Cinema do Dragão, a obra chega às universidades, reafirmando sua força histórica, política e cultural. O filme “A Rebelião dos Jangadeiros” (2025 | Brasil | 90 min), com produção executiva de Íris Sodré (Gavulino Filmes), continua sua trajetória de exibições em novembro, Mês da Consciência Negra.


Mais sessões 


No dia 21, às 9h30, haverá uma sessão especial na Sala Seu Vavá, do Cineteatro São Luiz, voltada para os alunos da Unilab. A exibição será seguida por um debate com convidados, promovendo uma reflexão sobre os temas abordados na obra. Além das sessões na UFC e no Cineteatro São Luiz, o longa também será exibido no Cinema do Dragão nos dias 28, às 19h e no dia 29, às 14h.


Sobre o filme


O longa documental “A Rebelião dos Jangadeiros” resgata a Greve dos Jangadeiros, episódio que impulsionou a abolição da escravatura no Ceará. Em 1881, jangadeiros se rebelaram na então Praia do Peixe (atual Praia de Iracema), recusando-se a transportar pessoas escravizadas para navios que as levariam a novos “patrões” no sul e sudeste do país.


Com uma abordagem sensível e política, o filme combina depoimentos de historiadores, antropólogos, ativistas e pesquisadores, como Jones Manoel, Arilson Gomes, Antônia de Araújo, Vera Rodrigues, André Costa, Hilário Ferreira e a saudosa Lúcia Simão, pioneira do movimento negro cearense, falecida recentemente e homenageada na obra.


Na dimensão ficcional, o enredo é guiado pelas personagens Nina (Sâmylla Costa) e sua avó (Adna Oliveira), que dialogam sobre ancestralidade, resistência e identidade negra à beira-mar. A atriz Marta Aurélia representa Preta Simoa, liderança da rebelião e símbolo da luta abolicionista no Ceará, em um papel que atua como guardiã da memória coletiva.


Mais que um resgate histórico, “A Rebelião dos Jangadeiros” propõe uma reflexão sobre como o racismo estrutural mantém vivas as desigualdades herdadas da escravidão, conectando passado e presente na “Terra da Luz”.


Ficha Técnica

A Rebelião dos Jangadeiros

2025 | Brasil | 90 min.

Direção e Roteiro: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio

Produção Executiva: Íris Sodré | Gavulino Filmes

Elenco: Adna Oliveira, Marta Aurélia e Sâmylla Costa

Link para a ficha técnica completa: Ficha técnica 


Serviço


Exibições “A Rebelião dos Jangadeiros”


Abertura do 1º Novembro Negro da UFC - Dia 14/11, às 18h30, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC (Av. da Universidade, 2853 - Benfica). Sessão seguida de debate. Aberta ao público. 


Sessão Especial Unilab - Dia 21/11, às 9h30, na Sala Seu Vavá, do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro. Sessão exclusiva para alunos da Unilab.


Sessões no Cinema do Dragão - Dia 28/11, às 19h, e dia 29/11 às 14h. Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Acesso gratuito.


Assessoria de Imprensa

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Ana Faely Nobre

85-3252-5401 / 99989-5876 / 98902-6992

degage@degage.com.br  / www.degage.com.br

Instagram e facebook: @degagecomunicacao


11.11.2025

Nenhum comentário