16 dezembro 2017

[News] Centenário de Arthur C. Clarke

  
O escritor britânico Sir Arthur Charles Clarke nasceu no dia 16 de novembro de 1917 e portanto, estando completando um século de vida hoje. Ele é considerado um dos maiores escritores de ficção científica não apenas do século XX mas de todos os tempos.
Entre suas maiores obras estão As fontes do paraíso (1979), O fim da infância (1953) e Encontro com Rama (1973) mas a mais famosa é 2001:Uma Odisséia no Espaço, levado para o cinema por Stanley Kubrick, mesmo diretor de Laranja Mecânica e De olhos bem fechados.
Nascido no condado inglês de Somerset, Arthur estudou no King´s College de Cambridge e se formou em Física e Matemática. Ele serviu durante a Segunda Guerra Mundial como um operador de radar, experiência que é relatada no romance semi-biográfico Glide Path (1963) a primeira de várias.
Ele era associado da British Interplanetary Society e presidiu a associação duas vezes. Entre as inúmeras contribuições de Arthur para a ciência está o satélite geoestácionário. Essa ideia apareceu pela primeira vez num conto de 1945 e depois foi defendida no artigo científico ´´Can rocket stations give worldwide radio coverage\ -Podem as estações de foguetes propocionar cobertura de rádio ao redor do planeta todo\ ) a utilização de mísseis para enviar objetos no espaço, um feito que a humanidade só alcançaria 25 anos depois, em 1970. O satélite em órbita permanece fixo para a um observador na superfície da Terra, numa altitude de mais de 30 mil km, onde as forças centrífugas e centrípetas se anulam. O que acontece é que o satélite realiza uma volta diária na mesma direção que nosso planeta, daí a ideia de estacionário. Essa tecnologia é amplamente utilizada em telecomunicações e a órbita geoestácionaria é conhecida como órbita Clarke. 
 Arthur escreveu mais de 50 livros e dezenas de artigos científicos. O próprio governo americano fez uma declaração reconhecendo que o escritor ´´forneceu o impulso intelectual que nos levou à Lua.´´A comunidade astronômica batizou um asteróide em sua homenagem, o 4923 e a paleontológica, um dinossauro herbívoro,o Serendiceratops arthurclarkei. 
 Haverá um evento para comemorar o centenário: a entrega do Prêmio Argos, um tradicional prêmio de literatura fantástica, entregue pelo Clube de Leitores de Ficção Científica e o Planetário do Rio de Janeiro. A entrega será no campus da Tijuca da UVA (Universidade Veiga de Almeida) localizada na Rua Ibituruna, 108, no auditório da sala A-206, a partir das 13h. Entrada franca. Depois da cerimônia, haverá uma sessão especial de vídeo que exibirá trabalhos dos alunos dos cursos de Design e Animação com temáticas de Ficção Científica, Fantasia e Terror. 
    Obrigada por tudo, Sir Arthur C. Clarke!




Obras do autor publicadas no Brasil pela editora Aleph


Nenhum comentário

Postar um comentário