[Resenha] O livro da gratidão

Gratidão é uma qualidade que todos possuímos - quem nunca se sentiu grato a alguém ou por alguma coisa que recebeu? Mas, na verdade, agradecer é um desafio diário. Afinal, é tão fácil se deixar levar pela enormidade de problemas e obstáculos que surgem todos os dias… Sabemos que quem é grato é mais feliz. Então, como fazer para superar a mania de reclamar a cada nova dificuldade? Este livro nos lembra, através de lindas frases e exercícios, de todos os motivos pelos quais podemos ser gratos e nos ensina a praticar aquilo que nascemos para fazer.
O que eu achei?
Quem me conhece sabe que tenho probleminhas com livros de autoajuda, mas certamente este livro não é um simples faça isso e melhore.

O livro da gratidão é escrito por uma jornalista que o transformou em algo muito maior do que o simples fato de faça você mesmo. Gratidão, afinal o que quer dizer esta palavra? O que grandes filósofos ou personalidades pensam sobre gratidão?

Carolina Chagas nos apresenta um personagem e em seguida o que cada um deles pensa sobre gratidão. A ideia principal não é ensinar o leitor a buscar gratidão, mas seguir o caminho de seus benefícios para uma vida plena. Ser grato de fato é um feito raro, poucas pessoas agradecem o fato de terem emprego, estarem vivos... pois preferem reclamar a agradecer.

Depois é proposto algumas práticas de gratidão, alguns exercícios diários para que o leitor alcance os benefícios de ser grato, seja por meio de mantras, meditações ou outra técnica qualquer. A ideia é que de fato você possa lentamente adquirir o hábito de AGRADECER.

Por fim, o livro é super curtinho, bem dividido sem estereótipos  de capítulos enormes, pelo contrário são Heloísa Cintra assina as ilustrações do livro, lindas e simples como a vida deve ser. O livro é super fácil de ler, tem uma fluidez, uma leveza e merece ser lido e relido toda vez que precisarem lembrar-se de serem gratos.

3 comentários:

  1. Não me dou bem com livros assim. Eu choro. Mas estou disposta a encarar pelo tem: Gratidão.

    Rita Flôres
    paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro ser grata, ao longo da minha vida aprendi que temos muito mais a gradecer, do que murmurar. Livro que certamente na primeira oportunidade vou ler.


    http://www.desconexaoleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Maisa!
    Também não sou fã de livros de auto ajuda. Confesso que só li sua resenha por conta do título do livro. Me surpreendeu a forma como ele foi escrito. Quem sabe dou uma chance de ver os livros de auto ajuda sob outros olhares.
    Bjus
    Monique
    htts://alfarrabiosliterarios.blogspot.cim

    ResponderExcluir