[Nerds & Geeks] Jovens Titãs: Origens e novidades


Os Jovens Titãs são mais conhecidos aqui no Brasil pelo desenho animado que foi ao ar de 2004 a 2008. Mas na verdade, eles surgiram no ano de 1980, com o lançamento do número 26 de de DC Comics Presents, em que Robin vai buscar ajuda para o Batman nos Laboratórios S.T.A.R (Laboratórios Avançados de Pesquisas Científicas e Tecnológicas) se depara com um novo grupo de super-heróis, os Jovens Titãs, assim denominados por serem adolescentes. Alguns rostos como a Moça-Maravilha e Mutano (Beast Boy) ele já conhece mas havia alguns inéditos, como Ciborgue, Ravena e Estelar.  Eles juntam forças e conseguem derrotar os vilões.

As histórias de Marv Wolfman e George Pérez se tornaram populares entre os leitores da DC e em 1984, a DC começou a publicar a segunda série dos Jovens Titãs. Essa nova série se passou cronologicamente seis meses depois da série spin-off lançada simultaneamente Contos dos Novos Titãs. Quando o número 60 dos Contos foi lançado, as histórias havia alcançado os eventos do título oficial dos Jovens Titãs. O resto das séries continuaram sendo publicadas até serem canceladas no número 91 no ano de 1988.

Um perfil de cada um dos membros dos Jovens Titãs:

- Robin ou Asa Noturna (Nightwing): o fundador da liga, Dick Grayson,também é lider do grupo. Apesar de não ter nenhum poder, ele possui um vasto conhecimento de artes marciais, disfarce e é considerado o maior acrobata do universo DC. Tendo sido criado em um circo e vindo de uma família de atletas, Dick é o único ser humano capaz de executar um salto mortal quádruplo. Para manter sua força e sua resistência em dia, todo dia ele pratica um treino intensivo. E por ter sido criado por Bruce Wayne. ele é poliglota e mestre em esgrima, a arte de escapar e furto.

- Moça-Maravilha (Wonder-Girl): A princípio era conhecida apenas pela alcunha de Mulher-Maravilha mas depois foi revelado que seu nome era Donna Troy. Pouco se sabia sobre sua origem, a maioria dos fãs supunha que ela era uma versão mais nova da própria Mulher-Maravilha mas no número 22 dos Jovens Titãs foi esclarecido que ela era uma órfã humana e não amazona chamada Donna Troy que fora resgatada por Diana de um incêndio. A Mulher-Maravilha a levou para Themyscira onde o Raio Roxo (um instrumento de cura, inventado por Diana e responsável pela cura dos ferimentos de Steve Trevor quando chegou na Ilha-Paraíso concedeu os poderes de uma amazona a ela e adotou a identidade Donna Troy. Por causa disso, os poderes dela são iguais aos de Diana, voar, super-força, super-velocidade, resistência e o laço da verdade.

- Ravena (Raven): De longe, a figura mais misteriosa dos Jovens Titãs, a poderosa Ravena é filha de uma humana nascida em Gotham, Angela Roth, que se envolveu com uma seita satânica e foi oferecida como noiva para o coisa-ruim. Um ser de beleza angelical apareceu e se envolveu com Angela mas depois ela descobriu se tratar de um poderoso demônio chamado Trigon. Desesperada, ela tentou se suicidar com uma overdose de remédios mas seres de uma dimensão paralela chamada Azarath não a deixaram morrer e levaram sua filha recém-nascida para sua dimensão. Foi decidido que elas deveriam ser criadas separadas para evitar a criação de laços emocionais, o que poderia despertar o lado maligno dela mais facilmente. O deus desse mundo, Azar, ensinou a menina a controlar suas emoções, com receio de que o poder do pai dentro dela pudesse ser libertado. Logo antes de seu aniversário de 18 anos, Ravena soube que seu pai, Trigon, estava planejando invadir sua dimensão e pediu ajuda à Liga da Justiça mas eles recusaram sua ajuda após Zatanna perceber o parentesco dela. Ravena recorreu aos Jovens Titás, que a acolheram e lutaram contra Trigon. A partir daí, ela se tornou um membro da equipe. Os poderes de Ravena são controle de energia mística, telepatia, telecinese, hipnose, magia do caos, projeção de energia, voar, teletransporte, empatia e distorção da realidade.

- Mutano (Beast Boy): Garfield Mark Logan era filho de geneticistas, Marie e Mark Logan, que viajavam o mundo todo pesquisando espécies de animais. Eles moravam na África e estavam trabalhando num projeto para desenvolver evolução reversa, para trazer de volta criaturas extintas. Um dia, o garoto foi mordido por um macaco e contraiu uma rara doença chamada Sakutia, cujo único animal imune a ela era o Macaco Oriental Verde. Para salvar a vida do filho, Mark Logan resolveu arriscar sua única chance: aplicar um soro que ainda estava em fase de testes, para transformar o menino em um Macaco Oriental Verde por 24 horas, para que seu organismo matasse o vírus. Após esse tempo, o vírus morre, atingindo seu efeito desejado mas com um efeito colateral: a pele, os olhos e o cabelo de Garfield ficam permanentemente verdes. E ele ganhou a habilidade de se transformar em qualquer animal, desde que já o tivesse visto, seja pessoalmente ou apenas uma foto. Após a morte de seus pais, em um acidente de barco, ele se junta aos Novos Titãs ao se mudar para a cidade de Jump City, onde fica localizado o quartel-general dos Jovens Titãs. Ele é o palhaço da turma, sempre com uma piada a postos.

- Ciborgue (Cyborg): Victor Stone era um atleta adolescente com um talento promissor para o decatlo antes do acidente que mudaria sua vida para sempre: seus pais eram cientistas que trabalhavam no S.T.A.R Laboratories e um dia o garoto foi lá visitá-los. Quando Victor chegou lá, ele presenciou uma cena chocante: durante uma experiência envolvendo viagem dimensional, uma criatura gelatinosa atravessa o portal e mata a mãe de Victor, depois se virou para ele e o atacou, mutilando o garoto gravemente antes que o pai pudesse forçar o monstro a retornar à sua dimensão. O jeito para salvar a vida do garoto foi transplantar próteses metálicas desenvolvidas pelas Indústrias Dayton, para seu corpo. Ele sofreu preconceito e rejeição de seus amigos e fugiu, envergonhado de sua condição.

Um dia, ao vagar pelas ruas, ele encontrou Robin e Mutano lutando contra os captores uma garota alienígena violenta. Ravena chegou logo depois.A garota era Estelar. Os cinco conseguiram derrotar os captores e fundaram a formação original dos Jovens Titãs. Ciborgue construiu as Torres Titãs e seus sistemas a partir de uma nave Gordiana (uma raça alienígena) e a partir daí, se tornou o engenheiro do time, construindo seu veículos, como o T-Carro e o T-Navio.

Os poderes do Ciborgue são resistência a fortes impactos, super-força, um vasto conhecimento de tecnologia e habilidade de controlar quase qualquer tipo de máquina, um canhão no peito que dispara raios sônicos e vários outros aparatos em seu corpo.

- Estelar (Starfire): uma princesa alienígena vinda do distante planeta Tamaran. Ela chegou na Terra como uma princesa chamada Koriand´r, uma princesa tamareana escortada pelos Gordianos em exílio como uma escrava até a Citadela. Usando sua força e sua agilidade prodigiosa, Estelar se livrou de sua prisão e foi parar em Jump City. Enquanto tentava se livrar das algemas que prendiam suas mãos, ela acabou destruindo alguns prédios e carros e encontrou os outros quatro adolescentes com quem ela combateria o crime.

Os poderes de Estelar vem de sua raça;os tamareanos são criaturas emocionais que veem sentimentos e sensações como a força que aumenta seus poderes.Suas habilidades de voar, projetar raios ultravioletas se intensificam quando ela sente as emoções de outras pessoas. 

No início desse mês, a atriz australiana de apenas 13 anos, Teagan Croft, foi escolhida para interpretar a Ravena na série live-action que vai começar a ser filmada nesse outono.

A série está sendo produzida por Geoff Johns, Greg Berlanti e Akiva Goldsman-o mesmo timo responsável pelo universo DC na CW. Será o primeiro projeto da DC a ser lançado no serviço de streaming direto ao cliente e portanto, muito aguardado!

A sinopse da série: "Os Jovens Titãs seguem um grupo de futuros super-heróis recrutados de todos os cantos do Universo DC. Na série recheada de ação, Dick Grayson, emerge das sombras para se tornar o líder de um bando de novos super-heróis destemidos como Ravena, Estelar e outros".

Que venha 2018!

Alguns dos novos integrantes


Nenhum comentário