[News] De 15 a 21 de Maio CCBB Rio tem programação especial para 15ª Semana de Museus



Para comemorar o Dia internacional de Museus, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB) participará da 15ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM, com programação criada especialmente para o evento. 

A partir do tema “Museus e histórias controversas, dizer o indizível em museus”, o CCBB traz mesas redondas, oficina, e ações educativas com especialistas, acadêmicos, técnicos e gestores para discutir sobre novas práticas, e desafios para os museus na atualidade.


15/05/2017 - 17h30min às 20h
Mesa de abertura: Superintendente Regional RJ do IBRAM, Secretária Municipal de Cultura e CCBB.
Mesa-redonda: Quando o silêncio vira museu

Percebe-se a exclusão durante a narrativa expográfica na realidade de muitos museus brasileiros. O silêncio gerado é observado significativamente nos recortes relacionados às reflexões das versões dos oprimidos e marginalizados da sociedade. São por diversas vezes consideradas a não missão das instituições tradicionais debater tais assuntos. Por essa necessidade de voz, de visibilizar sua existência e buscar sua representatividade, surge a Museologia Social e, consigo, surgem esses novos museus conscientes da sua relação orgânica com o seu próprio contexto social. São museus que entendem seus acervos sob uma perspectiva além da matéria.

Resumo: "Quando o silêncio vira museu", visa refletir sobre museus que buscam dar voz a sua representatividade oprimida e marginalizada em seu próprio contexto social.
Facilitador: Professor Doutor Mário Chagas l Escola de Museologia – UNIRIO

Palestrantes confirmados: Museu das Remoções, Museu da Maré, Museu da Favela/Projeto Memória LGBT e Instituto Pretos Novos.

17/05/2017 e 18/05/2017 - 17h às 20h
Oficina: Reflexões sobre Museografia e Expografia

Os museus se apresentam sob variadas tipologias, cada um com uma forma particular. Entretanto, montar uma exposição nesses mais diferentes espaços com diversos acervos requer conhecimento técnico, organização e articulação entre objetos e o discurso institucional.
A presente oficina tem como objetivo central discutir suportes, técnicas, condições físicas e ambientais e cuidados que devem ser considerados ao planejar uma exposição, além de refletir o conteúdo teórico aprendido nas exposições do Museu do Banco do Brasil e Galeria de Valores.

Facilitadora: Professora Doutora Julia Nolasco l Escola de Museologia – UNIRIO
18/05/2017 - 14h às 16h
Mesa-redonda: Diálogo entre acervos e seus arredores

Apresentação de atividades educativas de instituições museológicas que buscam fortalecer a relação entre seus acervos e o território no qual está inserido.

Facilitadora: Fernanda Castro l Educadora Museal
Palestrantes confirmados: Museu Nacional, Museu Chácara do Céu, MAR e MAM.
15/05/2017 a 21/05/2017

Ação educativa - A partir dos relatos dos grupos minoritários, o laboratório "Narrativas Resistentes" convida o público a interferir, recontar e criar histórias do que é estar e se relacionar com o espaço do museu.

Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil

3 comentários:

  1. Oi Mayara
    Amo museus, quando fui a SP conheci vários, quem sabe um dia não conheço os do RJ!
    Evento super bacana para quem adora esses locais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui em um Museu , infelizmente!
    E tenho muita vontade de conhecer.
    Quem sabe um dia eu consiga participar desses eventos?!

    ResponderExcluir