17 maio 2017

[News] Lançamentos de Maio de parceiros: Editora Chiado


A aventura culinária, de Eva Gonçalves: Eva Gonçalves é uma auto-didata, apaixonada por cozinha desde criança, Autora do blog ´´A Aventura Culinária´´. Em 2015, aos 35 anos, foi finalista do programa televisivo Masterchef Portugal. Nesse mesmo ano, decidiu abraçar, finalmente, no mundo da gastronomia, tornando-se Chef no restaurante Naturalliving Chiado.





25+ A vida é uma escola, de André Fernandes: Sempre vivi a vida, profissionalmente e pessoalmente, como uma escola constante. O que estou aqui para ensinar\ O que estou aqui para aprender\ 
O que posso ensinar depois de aprender\ O que posso aprender depois de ensinar\ É com estas perguntas que André Fernandes nos lança na leitura de seu segundo livro.25+ a vida é uma escola é o conjunto de principais aprendizagens feitas pelo autor, neste seu primeiro quarto de vida.Dividido em três grandes áreas- Poder, Espiritualidade e Amor- o livro promete refletir e fazer refletir diferentes tópicos da vida. 25+ porque nenhuma vida se encerra nestes 25 anos de ensinamentos.Haverá sempre mais. Na nossa, na dos outros.Na de todos.

    
Caixas de vida-Love Box, de Espaço Exibicionista Ricardo Passos: No meu trabalho, enquanto artista plástico há um fio condutor entre cada série temática que vou desenvolvendo. Assim, e por numa fase anterior ter trabalhado em assuntos que de alguma forma tocavam na nossa identidade, cheguei aos corações de Viana, que acabaram por se fundir com as expressões idiomáticas em que se utiliza o termo ´´Coração´´, como, por exemplo ´´guardo-te no coração´´ ou ´´coração de pedra´´. E assim passei aos corações que sentem, aos estados de espírito, aos batimentos cardíacos, às taquicárdias.,,enfim AOS CORAÇÕES no seu sentido mais amplo.E assim nasce o projeto LOVE BOX.A primeira fase do projeto é composta por uma série de pintura e escultura, onde o coração é protagonista, são abordadas as emoções, os estados de almas, os amores, os desamores, a raiva, a melancolia, a alegria...o trabalho é apresentado ao público em maio de 2017, no Espaço Exibicionista, em Lisboa, e é também com esta galeria, que no mesmo dia acontece o lançamento do livro Lovebox-Caixas com vida, sob a chancela da Chiado Editora, reunindo imagens das obras criadas e expostas e textos de cerca de 60 personalidades da nossa sociedade, sob a mesma temática, estando entre elas, e a título de exemplo,Manuela Ramalho Eanes, Valter Hugo Mãe, Vânia Beliz, Benvindo Fonseca, José Gabriel Quaresma, Carlos do Carmo,António-Pedro Vasconcelos, Nuno Cardim, Valentim Quaresma e Ruy de Carvalho.


Bes,Os dias do fim revelados de Alexandra Almeida Ferreira:
Passaram dezoito meses desde o desaparecimento do Banco Espírito Santo, no dia 3 de Agosto de 2014. Na casa da Pedra da Nau, Ricardo Salgado ouviu decretado o fim do banco de família pelo Governador do Banco de Portugal. Ao seu lado estava a mulher, Maria João. O dia foi talvez o pior das suas vidas. 
O Banco de Portugal e o Governo de então, liderado por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas justificaram a decisão de acabar com o banco como a única que não teria custos para os portugueses. Um argumento politicamente astuto mas que hoje se sabe que irrealista. 
Entre Julho e Outubro de 2015, Ricardo Salgado esteve impedido de sair de casa. Durante esses meses que viveu com resiliência assinalável, durante muitas horas de conversa, contou os dias do fim do banco que liderou mais de vinte anos. A história está longe de ser financeira. É politica, é familiar, é de pessoas que cometem erros. Não é um livro dobre culpas e responsabilidades. É o enredo de uma história com muitos protagonistas. Desengane-se quem pensa que só existe um. 
Alguns excertos:
“... a influência da gestão no Estado leva a que a gestão seja alterada por influência política. Jobs for te boys. Numa empresa familiar, a gestão é influenciada pela família. Jobs for the family”
“Era preciso agir. Foi o seu advogado, Daniel Proença de Carvalho que organizou o encontro com José Eduardo dos Santos. ‘Quando o Dr. Ricardo Salgado se apercebeu eu aconselhei-o, dada a dimensão do problema, a esclarecer junto do próprio Presidente o que estava a acontecer no BESA. Até porque os accionistas angolanos já lhe tinham feito chegar essa informação’”.
“As relações com Lisboa tinham mudado de rumo no último ano e as conversas com Ricardo Salgado tinham-se tornado progressivamente mais ásperas. Álvaro Sobrinho estava isolado no banco, à excepção dos membros da Comissão Executiva que se tinham encantado com a nova vida que o banco lhes tinha proporcionado”




3 comentários

  1. Oi Clara!
    A Chiado sempre traz autores diferentes, adorei os lançamentos. o que mais me chamou a atenção foi: Caixas de vida - Love Box
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha! Verdade, ela é uma editora diferenciada, gosto desse estilo alternativo. Também me interessei por esse mas tenho vários para ler na frente! Se vc ler antes, me conte sua opinião. Bjos

      Excluir
  2. Olá, o livro que mais me interessou foi o Caixas de vida-Love Box. Achei legal a ideia do autor em ligar tudo ao coração... ❤

    ResponderExcluir