[News] Fabíola Bueno relata em livro como o 11 de Setembro transformou sua trajetória de Wall Street à mobilidade global

 

Coautora de "Protagonistas Volume 2", obra coordenada pela jornalista Christiane Pelajo, executiva compartilha como a experiência de viver os atentados em Nova York redefiniu sua carreira, sua visão de propósito e seu trabalho com famílias em processo de internacionalização

A executiva, advogada e especialista em investimentos internacionais Fabíola Bueno está entre as coautoras de Protagonistas Volume 2, livro coordenado pela jornalista Christiane Pelajo em parceria com Carol Dostal, Fernanda Amorim, Liliane Rocha e Maíra Donnici. A obra reúne relatos de mais de 80 mulheres sobre desafios, escolhas, recomeços e construção de legado.

No capítulo que assina na publicação, Fabíola compartilha uma história que começa nos corredores de Wall Street e passa por um dos episódios mais marcantes da história contemporânea: os atentados de 11 de setembro de 2001. Na época, vivia em Nova York e atuava no mercado financeiro internacional, dedicando praticamente todo o seu tempo à carreira. 
 
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Fabíola construiu uma trajetória em instituições como Banco Garantia, Credit Suisse First Boston (CSFB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao longo dos anos participou de operações ligadas ao mercado de capitais, fusões e aquisições e investimentos estruturados, incluindo a oferta secundária da Amazon e projetos que contribuíram para a formação do mercado de mortgage-backed securities no Brasil.

Embora estivesse vivenciando um período de crescimento profissional, os acontecimentos de 11 de setembro provocaram uma mudança profunda em sua forma de enxergar carreira e propósito. Presente em Nova York durante os ataques às Torres Gêmeas, Fabíola relata que a experiência a levou a refletir sobre o significado do trabalho e o impacto que desejava gerar na vida das pessoas.

"O 11 de Setembro me fez questionar o que realmente significava sucesso. Eu estava no auge da minha carreira, mas percebi que queria gerar impacto direto na vida das pessoas. Foi uma mudança de perspectiva que redefiniu os rumos da minha trajetória profissional e pessoal", afirma.

A decisão de mudar de rota não foi imediata, mas desencadeou um processo que a levou a deixar Nova York e buscar uma nova formação acadêmica. Fabíola ingressou no mestrado em Direito na University of Texas School of Law, em Austin, aprofundando estudos relacionados a políticas econômicas e desenvolvimento. Posteriormente mudou-se para Miami, onde vive atualmente com o marido, Gabriel, e os filhos, Victor e Carolina.

Foi nessa nova fase que sua atuação passou a se concentrar na análise de investimentos internacionais, mobilidade global e planejamento estratégico para famílias e empresários interessados em construir projetos de vida fora de seus países de origem.

Hoje, à frente da The Group Research, em Miami, Fabíola atua na avaliação de investimentos alternativos associados a processos de imigração e internacionalização patrimonial, especialmente nos Estados Unidos.

"Hoje, atuo na análise de investimentos alternativos alinhados à mobilidade global. Não para operar como uma fábrica de investimentos e green cards, mas comprometida com sonhos e trajetórias de sucesso", diz. A executiva afirma que a própria experiência como imigrante influenciou diretamente a maneira como conduz seu trabalho.

"Ao longo dessa década, acompanhei mais de 300 famílias e empresas a navegarem o complexo sistema de investimentos alternativos e imigração dos Estados Unidos, com destaque para o processo EB-5. Conheço, na própria pele, o que é ser imigrante. Não importa quantos mestrados você tenha, nem quantas vezes entrou na USP, recomeçar em outro país exige uma humildade que dói no osso", afirma.

Mais do que narrar uma trajetória profissional construída em alguns dos principais centros financeiros do mundo, o capítulo de Fabíola em Protagonistas Volume 2 aborda temas como adaptação cultural, propósito, tomada de decisões, formação de família, construção de patrimônio e legado. O relato mostra como uma experiência pessoal marcante levou a executiva a redefinir prioridades e direcionar sua atuação para apoiar famílias em momentos de transformação.

Para Fabíola, participar da obra coordenada por Christiane Pelajo representa a oportunidade de compartilhar aprendizados acumulados ao longo de uma jornada que atravessou Wall Street, organismos multilaterais, empreendedorismo e mobilidade internacional. Sua história integra uma coletânea que busca ampliar a visibilidade de trajetórias femininas e estimular reflexões sobre liderança, escolhas e impacto social.

Serviço

Livro: Protagonistas Volume 2
Participação: Fabíola Bueno (coautora)
Coordenação: Christiane Pelajo, Carol Dostal, Fernanda Amorim, Liliane Rocha e Maíra Donnici
Lançamento: 9 de setembro de 2026, às 19h
Local: Galeria Magalu, Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo

Nenhum comentário