[News] Cardiograma de Gente Viva, livro de Patricia Yamasaki, tem pré-estreia na Flip e chega a Curitiba em 22 de agosto
Crédito das fotos: Eduardo Pessoa
Autora participou de mesa na Casa Acaso, que faz parte do circuito paralelo oficial do evento; ilustrações são de Adriana Komura, que já ilustrou obra de Haruki Murakami.
Na Casa Acaso, que faz parte do circuito paralelo oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com curadoria de Julie Fank e Octavio Santiago, a mesa "Lost in translation: lá já é meia-noite e meia" terminou com o público fazendo perguntas sobre um dos conceitos que fazem parte de Cardiograma de Gente Viva (Arte & Letra, selo Esc.), livro de estreia de Patricia Yamasaki: o ma, palavra japonesa para o espaço entre as coisas, o intervalo, a pausa.
"Nas poesias, eu entendo que o livro tem esse espaço do vazio, e é sobre o que eu não digo também", disse a autora, em uma das passagens mais comentadas do encontro. No livro, o poema que empresta o nome ao conceito diz: “aprendi a amar as lacunas entre a roupa e a pele o caminho e o destino o pensar e o fazer sem hiato não há canção”.
Patricia é advogada e doutoranda em Direito Constitucional. Em Cardiograma de Gente Viva, ela troca a rigidez dos prazos do Direito pela arriscada arquitetura dos afetos. Em setenta poemas, acompanhados das ilustrações de Adriana Komura, a autora apresenta a "palavra-travessia" com foco na intensidade da vida, que passa pela herança nipo-brasileira, a solidão, o deslocamento, fantasia, maternidade e luto, com o sobe e desce da vida e a voltagem necessária para se manter consciente no intervalo entre um batimento e outro. Afinal, gente viva faz ruído.
As ilustrações são de Adriana Komura, que já ilustrou um de Haruki Murakami no Brasil. A parceria com Patricia nasceu da admiração da advogada pelo trabalho da ilustradora nos livros do autor japonês, hoje um dos nomes mais cotados ao Nobel de Literatura todos os anos e vencedor do Prêmio Princesa das Astúrias em 2023.
O livro foi escrito ao longo de dois anos em oficinas da Esc. Escola de Escrita, sob orientação de Julie Fank. O próximo compromisso de Patricia com o livro é “em casa”: o lançamento em Curitiba acontece no dia 22 de agosto, na Esc. Escola de Escrita, a mesma escola onde os poemas de Cardiograma de Gente Viva começaram a tomar forma.
Sobre a autora
Patricia Yamasaki nasceu em São Paulo em 1979 e vive em Curitiba. É advogada, doutoranda em Direito Constitucional, e Cardiograma de Gente Viva é seu primeiro livro.
Instagram da autora: @patricia.yamasaki
Sobre a ilustradora
Adriana Komura é artista visual e designer gráfica. Ilustrou “Abandonar um Gato” (Alfaguara, 2022), de Haruki Murakami.
Serviço:
Lançamento do livro de poesias Cardiograma de Gente Viva, de Patrícia Yamasaki
Data: 22 de agosto de 2026
Horário: 11h
Local: Esc. Escola de Escrita - Praça Gen. Osório, 379 - Sl 901 - Centro, Curitiba - PR, 80020-010


Nenhum comentário