[News] Parada LGBTQIAP+ Periférica do Grajaú promove cultura, diversidade e resistência no Dia Internacional contra a LGBTfobia
Parada LGBTQIAP+ Periférica do Grajaú promove cultura, diversidade e resistência no Dia Internacional contra a LGBTfobia
Celebrado mundialmente em 17 de maio, o Dia Internacional contra a LGBTfobia será marcado por música, representatividade e ocupação cultural na zona sul de São Paulo. A 5ª edição da Parada LGBTQIAP+ Periférica do Grajaú acontece no Centro Cultural do Grajaú e reúne artistas do funk, da cultura ballroom e da cena LGBTQIAP+ periférica em uma programação gratuita aberta ao público.
A periferia do extremo sul paulistano será palco de mais uma edição da Parada LGBTQIAP+ Periférica do Grajaú, projeto que une cultura, inclusão e fortalecimento da comunidade LGBTQIAP+ por meio da arte. O evento acontece no próximo dia 17 de maio, mesma data em que é celebrado o Dia Internacional contra a LGBTfobia, reforçando o debate sobre respeito, diversidade e combate à discriminação.
Com organização da ZS Records e realização da Prefeitura de São Paulo, a programação reúne mais de 20 artistas convidados, entre nomes reconhecidos e talentos independentes da região. Entre os destaques estão MC Mari e o produtor e DJ DEEJAY RR, criador do projeto e uma das principais vozes do funk periférico LGBTQIAP+ da zona sul.
Criada em 2022 por Rodrigo Rodrigues, a Parada do Grajaú nasceu com o propósito de ampliar espaços de visibilidade para artistas LGBTQIAP+ das periferias e estimular o acesso à cultura em territórios historicamente marginalizados. Desde então, o projeto vem crescendo e consolidando o Centro Cultural do Grajaú como um importante ponto de encontro da produção artística periférica.
“O objetivo da Parada Periférica do Grajaú é valorizar os artistas da periferia, fortalecer a cultura LGBTQIAP+ como expressão cultural legítima e abrir caminhos para sua inserção nas políticas públicas”, afirma Rodrigo Rodrigues. “Damos oportunidade a artistas iniciantes, DJs, MCs, drags e moradores da região que ainda não têm visibilidade. O projeto mostra que a cultura LGBTQIAP+ também é cultura e merece ocupar todos os espaços.”
O idealizador também destaca a emoção de acompanhar o crescimento do evento ao longo dos últimos anos.
“É muito gratificante ver um projeto que iniciei há quatro anos hoje completando sua quinta edição no território do Grajaú, podendo fomentar a cultura LGBTQIAP+ no nosso território e dando visibilidade para diversos artistas LGBT+ como eu. É cansativo, estressante, mas ver toda aquela estrutura montada, diversos artistas se apresentando e o público ao delírio não tem preço”, declarou.
Além de comandar a organização do festival, Rodrigo sobe ao palco como DEEJAY RR, levando ao público sets de funk pop e mandelão com músicas que marcaram as pistas e os bailes periféricos, incluindo sucessos como “Favela Chegou”, de Ludmilla e Anitta, e “Mega Rave Sem Chão”, do DJ GBR.
A programação começa às 13h e segue durante todo o dia com apresentações musicais e performances que celebram a potência artística da comunidade LGBTQIAP+ periférica.
Line-up
13h DJ Xenon
14h DJ Gago
15h Família Stronger
17h As Rainhas da Pisadinha
19h Lorran Ciriaco
20h MC Mari
21h DEEJAY RR
Serviço
Parada LGBTQIAP+ Periférica do Grajaú
17 de maio, a partir das 13h
Centro Cultural do Grajaú
Entrada gratuita
Nenhum comentário