[News] Cia Luarnoar promove curso de formação “Acolher com Histórias – Direito, Palavra e Escuta” na Biblioteca Raul Bopp

 Cia Luarnoar promove curso de formação “Acolher com Histórias – Direito, Palavra e Escuta” na Biblioteca Raul Bopp

 

Na foto Adreísa Cangussú, Fernanda Ocanto, Lineth Hiordana Ugarte Bustamante, Nani Paiva, Heloisa Pires Lima e Perry-Andy Poulard


Em outubro, a Cia Luarnoar realiza a primeira edição do Curso de Formação para Bibliotecários, Educadores e Agentes de Leitura – “Acolher com Histórias: Direito, Palavra e Escuta”, que acontece em três encontros presenciais, sempre aos sábados, das 10h às 13h, na Biblioteca Raul Bopp, localizada no Parque da Aclimação (Rua Muniz de Souza, 1155 – São Paulo/SP).

A iniciativa propõe encontros formativos que dialogam com a literatura, a diversidade e os direitos humanos, reunindo artistas, escritores, educadores e profissionais de diferentes áreas para refletir sobre práticas de escuta e acolhimento em espaços de leitura, escolas e comunidades.

Programação

11 de outubro

·         Heloísa Pires de Lima – Literatura como caminho para um novo olhar

Heloisa Pires Lima (Porto Alegre, 1955) é escritora, educadora e antropóloga. Doutora em Antropologia Social pela USP, tem trajetória marcada pela reflexão sobre representações culturais e pelo compromisso com a valorização de personagens negros na literatura. Autora de obras premiadas, como Histórias da Preta (Companhia das Letrinhas, 1998), Heloisa também coordenou coleções de literatura infantojuvenil e participou de projetos editoriais que aproximam culturas afro-brasileiras e africanas. Sua produção, amplamente adotada em escolas, consolidou-se como referência na construção de narrativas que promovem diversidade, identidade e inclusão.

·         Fernanda Ocanto (artista plástica venezuelana e ativista dos direitos LGBTQIAPN+) – Diversidade de gênero, sexual e cultural em sala de aula

Fernanda Ocanto é ativista pelos direitos LGBTQIAPN+, contra a xenofobia, contra o racismo, machismo, misoginia e pelos direitos dos povos originários e os direitos humanos. Formada como Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG em 2009, onde se especializou em Pintura/ Escultura/ Serigrafía xilogravura e Cerámica e com Pós-graduação em Arte na Educação: teoria e prática pela ECA/USP (2018). Desde 2020 participa do curso promovido pelo SESC SP para educadores REFÚGIOS HUMANOS com a temática a Diversidade em sala de aula.

18 de outubro

·         Nani Paiva (escritora PCD premiada) – Conversando sobre PCDs

Nani Paiva é autora premiada, formada em Tradução e pós-graduada em Língua Inglesa, que escreve para públicos infantil e adulto. Sofreu atropelamento ainda bebê com sequelas que marcaram  sua trajetória e influenciaram sua visão de mundo. Começou a escrever aos oito anos. Foi vencedora do Prêmio Carolina Maria de Jesus (2023) e do Concurso Poloprinter (2024), consolidando-se na literatura brasileira.

·         Adreísa Cangussu (atriz e arte-educadora no Instituto Dorina Nowill) – Ministrando aulas de teatro para pessoas cegas: inclusão e caminhos

Adreísa Cangussú é atriz, contadora de histórias, arte-educadora e produtora. Cofundadora da Companhia Bisclof que desde 2015 integra diversas programações culturais. Atuou como Artista Educadora do PIÁ - Programa de Iniciação Artista/SMC, Educadora Cultural da Fábrica de Cultura Vl Curuçá, oficineira em Centros Dias para o Idoso e Diretora Cênica. Desde 2022 é Arte-educadora na Fundação Dorina Nowill para Cegos, ministrando aulas de artes integradas e de teatro para crianças, jovens e adultos. Atriz, contadora de histórias, arte-educadora e produtora. Desde 2022 é Arte-educadora na Fundação Dorina Nowill para Cegos, ministrando aulas de artes integradas e de teatro para crianças, jovens e adultos. 

25 de outubro

·         Lineth Hiordana (migrante boliviana de origem quéchua, psicóloga, assistente social e ativista pelos direitos humanos) – Caminhos para a interculturalidade

Migrante boliviana de origem quéchua, Lineth Hiordana Ugarte Bustamante é Psicóloga, Assistente Social e Ativista pelos direitos humanos. Com trajetória marcada pelo compromisso com a população migrante, combina produção acadêmica relevante com atuação direta em ações sociais e comunitárias. Sua atuação na UNIFESP tem contribuído significativamente para o entendimento do sofrimento psíquico de migrantes e para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e acessíveis.

·         Perry Andy (médico psiquiatra, de origem haitiana, em processo migratório desde 2005) – Ser criança: respeito às diferenças

Perry-Andy Poulard -  de origem haitiana, em processo migratório desde 2005, formado em medicina pela Universidad Católica Madre y Maestra (PUCMM), na República Dominicana (2005-2014), em psiquiatria (2019-2022) pelo Instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPQ HC FMUSP) e formando em psicanálise winnicottiana pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW), São Paulo. Atua no curso REFÚGIOS HUMANOS promovido pelo SESC SP para educadores da rede pública em SP.

O curso busca oferecer ferramentas para que bibliotecários, professores e agentes culturais possam valorizar a escuta, promover a inclusão e fortalecer a literatura como direito de todos.

Serviço

Curso de Formação “Acolher com Histórias – Direito, Palavra e Escuta”
Realização: Cia Luarnoar
Datas: 11, 18 e 25 de outubro de 2025
Horário: 10h às 13h
Local: Biblioteca Raul Bopp – Parque da Aclimação (Rua Muniz de Souza, 1155 – São Paulo/SP)
Atividade Presencial e gratuita com Certificado (necessário 70% de presença) - Limite de 50 vagas
Inscrições: https://forms.gle/ojZ9WMr1UuKZtBg39

Informações à imprensa – Canal Aberto

Nenhum comentário