[Filmes] Retrato Filmes tem a curadoria de qualidade e a diversidade como pilares na distribuição de filmes brasileiros e internacionais
Fundada em 2024 por Daniel Pech e Felipe Lopes, a Retrato Filmes vem se consolidando como uma das distribuidoras mais promissoras do mercado brasileiro, com curadoria minuciosa, apostando em longas de projeção internacional e com potencial de diálogo com diferentes públicos. Em pouco mais de um ano, a empresa já levou às telas longas premiados em festivais de prestígio, ampliando seu alcance e impacto.
Este ano, a Retrato trará longas de renome para dois dos maiores festivais de cinema do Brasil. O Festival do Rio, entre 2 e 12 de outubro, exibirá os brasileiros “Ruas da Glória”, de Felipe Sholl, e “Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos”, de Juarez Precioso; além de “Dois Procuradores”, de Sergei Loznitsa, “Surda”, de Eva Libertad, e a versão restaurada de “Amores Brutos”, de Alejandro G. Iñárritu. Em parceria com a MUBI, o longa mexicano também será relançado nos cinemas a partir de 9 de outubro. Já a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo trará “Sirât” como longa de abertura do evento, no dia 15 de outubro. O filme de Oliver Laxe foi vencedor do prêmio do júri em Cannes e é o escolhido pela Espanha como seu representante no Oscar.
Em sua história, a Retrato Filmes foi responsável pelo lançamento de “Alma do Deserto”, vencedor do Queer Lion no Festival de Veneza, e “Salão de Baile: This is Ballroom”, premiado no Festival do Rio, ambos em 2024, reforçando o interesse em obras de relevância artística e representatividade. No ano seguinte, a Retrato expandiu sua atuação também para o cinema internacional, trazendo títulos como “Maré Alta”, estrelado por Marco Pigossi e Marisa Tomei, e relançando em 4K “Cidade dos Sonhos”, obra-prima de David Lynch, que teve uma trajetória de sucesso nos cinemas, com 24 semanas em cartaz.
Esse movimento ganhou ainda mais força através de uma parceria com a MUV Capital, ecossistema de investimentos voltados para o mercado de realização criativa, que possibilitou a captação de investimentos privados para a distribuição. Com isso, a Retrato trouxe ao país produções de grande repercussão mundial, como “Surda”, vencedor do prêmio do público da Mostra Panorama em Berlim, e “Mãe e Filho”, que foi destaque em Cannes.
“É incrível ver o crescimento da Retrato em pouco mais de um ano e como estamos nos consolidando como uma distribuidora importante no mercado brasileiro. Ter filmes como “Ruas da Glória” na competição do Festival do Rio este ano, e “Sirât” como a grande abertura da Mostra de São Paulo expressa um compromisso nosso em buscar um cinema de qualidade, forte e que se destaque nas salas pelo Brasil”, destaca Daniel Pech. Sobre os planos para o futuro, Felipe Lopes complementa, dizendo: “Queremos crescer ainda mais, ampliar as nossas aquisições para a América Latina e levar nossos filmes também para as diferentes telas e mídias, conquistando cada vez mais público”. Para os próximos lançamentos, a Retrato seguirá investindo em filmes brasileiros de projeção internacional, como “Salomé” e “Ruas da Glória”.



Nenhum comentário